Benefícios da banana para os atletas

4 de fevereiro de 2019
Conheça todos os benefícios da banana para um atleta; seu consumo vai nos ajudar nos esportes de resistência e a evitar cãibras após o esforço físico

A banana é uma das frutas mais consumidas por todos os tipos de atleta. Isto não acontece por acaso, mas sim porque esta fruta é muito benéfica e tem um grande número de propriedades muito interessantes em relação ao esforço físico. Por isso, continue lendo e descubra os benefícios da banana para os atletas.

Valor nutricional e benefícios da banana

Assim como já comentamos em mais de uma ocasião, quando procuramos informações sobre um determinado alimento, a primeira coisa a fazer é verificar o seu valor nutricional. Além das interpretações de benefícios e propriedades, os valores nutricionais nos fornecem dados concretos e objetivos que devemos conhecer.

Banana com água

No caso da banana, devido a todos os seus valores nutricionais ela é um alimento altamente recomendado para atletas. Como você vai poder ver, ela contém um grande número de nutrientes muito interessantes para esse tipo de pessoa.

Cada 100 gramas de banana contêm:

Calorias 90 calorias
Gordura 0.30 gramas
Carboidratos 21 gramas
Fibras 2 gramas
Proteína 1 grama
Cálcio 285 miligramas
Fósforo 22 miligramas

Na tabela temos os valores nutricionais mais importantes indicados. De qualquer forma, deve-se ter em mente que, embora em menor proporção, a banana também é rica em vitaminas dos grupos A, B, C e E. Além disso, ela também contém magnésio, ferro e zinco.

Fonte de energia

A banana é uma fruta rica em carboidratos. É necessário ter em mente que quase um quarto dela é composto por esse tipo de nutriente. Graças aos carboidratos, a banana é perfeita para ser consumida antes do treino. Ela é uma boa maneira de fornecer energia ao corpo e, assim, ter força suficiente para completar o treino normalmente.

Além disso, devido ao seu baixo teor calórico, você não vai ficar com a sensação de estômago pesado quando começar a se exercitar, ao contrário do que acontece com outros alimentos. Ou seja, por ter uma proporção muito alta de carboidratos e baixa em calorias, ela é perfeita para os atletas.

Outra opção é consumir a banana durante o treino. Isso é altamente recomendado quando se trata de exercícios de grande intensidade e por um tempo prolongado. Comer meia banana no intervalo de uma partida vai fazer com que tenhamos energia novamente para enfrentar a reta final dela.

Banana cortada

Alto teor de potássio

Outra razão pela qual esta fruta é especialmente recomendada para as pessoas que fazem atividades físicas é porque ela contém um alto nível de potássio. Este mineral tem um efeito favorável sobre a saúde do atleta porque proporciona os seguintes benefícios:

  • Gera impulsos nervosos. O potássio é um mineral fundamental no processo de contração muscular. Se houver uma deficiência dele no organismo, não vamos conseguir nos mover com a facilidade e agilidade necessárias e vamos nos sentir muito mais rígidos. Essa sensação geralmente aparece quando o exercício é de longa duração e já estamos nos exercitando há muito tempo.
  • Remédio contra cãibras. Talvez este seja um dos benefícios mais desconhecidos da banana em geral e do potássio em particular. Se você é uma daquelas pessoas que sentem esse desconforto depois de fazer uma atividade física, você deve saber que o motivo é a falta de potássio e, portanto, você deve consumir alimentos ricos nesse mineral, tais como a banana.

Diferentes maneiras de consumir banana

O mais comum é consumir a banana ao natural. Na verdade, esta é uma maneira muito confortável de fazer isso, pois essa é uma das frutas mais transportáveis e resistentes. A banana pode ser perfeitamente conservada na sua mochila ou bolsa esportiva em boas condições para quando você for consumi-la.

Além disso, você pode incluí-la no seu café da manhã com uma original geleia de banana caseira.

Diferentes maneiras de consumir banana

Em resumo, a banana é uma fruta recomendada para todos os tipos de pessoa e especialmente para os atletas. Consuma esta fruta e, assim, você vai ficar cheio de energia e também vai evitar as cãibras após o treino.

Além disso, recomendamos que você não consuma apenas a banana ao natural, mas também experimente algumas receitas diferentes no dia a dia.