As azeitonas são uma ótima opção para os atletas

26 de julho de 2019
Antes de terem os seus verdadeiros benefícios analisados, as azeitonas eram apontadas como um alimento que, em excesso, poderia ser prejudicial. Mas, na verdade, elas são um lanche saudável e talvez o seu maior perigo seja a quantidade de sal com que geralmente são temperadas.

Existem muitos alimentos especialmente recomendados para as pessoas que praticam algum tipo de esporte regularmente. Clara de ovo, arroz ou frango são alguns desses alimentos. Mas você sabia que as azeitonas são ideais para os atletas? 

Azeitonas são um alimento com muitas propriedades e benefícios que, além de tudo, também é umaopção muito fácil de incluir nos pratos.

Se você quiser saber tudo o que esse alimento tão típico da dieta mediterrânea esconde, continue lendo! Você com certeza vai incluí-la no seu plano alimentar a partir de agora.

Valor nutricional das azeitonas

A primeira coisa que temos que fazer para saber quais são as principais características de um alimento é analisar o seu valor nutricional. Esses dados podem ser encontrados nas embalagens, e geralmente estão relacionados com a quantidade diária recomendada de cada nutriente.

Valor nutricional das azeitonas

No caso das azeitonas, elas contêm 115 calorias por 100 gramas, o que é bastante baixo e, por isso, não há motivos para limitar o seu consumo. Além disso, elas têm 12% de gordura e 4,8 gramas de fibras. Também contêm proteínas e sódio, embora em uma proporção muito pequena.

É importante destacar que esses dados correspondem às azeitonas ao natural. Se forem recheadas ou temperadas, os valores são ligeiramente modificados. De qualquer forma, as azeitonas geralmente são um alimento muito saudável, mesmo quando são recheadas ou temperadas.

Benefícios das azeitonas para os atletas

Os atletas precisam consumir alimentos leves mas que, ao mesmo tempo, forneçam a energia que precisam para fazer o esforço necessário. Depois de terminar a sessão de exercícios, eles ficam desidratados e precisam se recuperar do esforço realizado.

As azeitonas contribuem para a hidratação do organismo adicionando um número muito baixo de calorias. Além disso, elas contêm fibras e aminoácidos essenciais. Esses dois nutrientes promovem a recuperação e maximizam os resultados.

Outro aspecto importante é que as azeitonas não contêm colesterol, por isso elas são muito benéficas para todas as pessoas. Alguns especialistas indicam que a quantidade diária recomendada é de 7 azeitonas.

Consumindo essa quantidade, nós nos beneficiaríamos ao máximo desse alimento sem adicionar um grande número de calorias ou de sal à dieta. É necessário considerar que elas geralmente não são consumidas ao natural e que as conservas contêm altos níveis de sal.

Além disso, as azeitonas contribuem para evitar o aparecimento das incômodas cãibras com as quais muitos atletas sofrem. Assim, se você tem tendência a sofrer com elas, recomendamos que você consuma várias azeitonas antes de começar a treinar.

Como incluir as azeitonas no seu dia a dia

Agora que ficou claro que as azeitonas são um alimento muito saudável, devemos fazer o possível para consumi-las com frequência. Porém, como não é um alimento cozido, mas sim consumido cru, às vezes é difícil adicioná-la aos pratos.

A seguir, mostraremos algumas propostas com as quais você pode consumir azeitonas de maneiras diferentes, combinadas com alimentos saudáveis. Certamente, assim que acabar de ler, você vai querer comer algumas.

Salada

É a maneira mais tradicional de consumir as azeitonas. Sejam elas verdes, pretas ou a salada de tomate ou de alface. Seja qual for a sua salada, algumas azeitonas combinam perfeitamente com ela e também dão um toque de sabor.

incluir as azeitonas no seu dia a dia

Espetinhos

Os espetinhos são uma ótima opção de petisco saudável. Você pode apreciá-los enquanto está tomando alguma coisa com os seus amigos ou familiares ou fazê-los você mesmo.

Ter espetinhos com azeitonas na geladeira vai evitar que você caia na tentação de comer petiscos pouco saudáveis quando der vontade de beliscar. Você pode intercalar as azeitonas com pedaços de queijo e tomate cereja para fazer espetinhos, por exemplo.

Patê de azeitonas

É um dos patês mais desconhecidos e não entendemos o porquê, já que o seu sabor é espetacular. Esse patê pode ser consumido com torradas ou adicionado ao seu sanduíche. Assim, é muito simples consumir azeitonas como um lanche ou jantar leve.

Essas são apenas algumas das maneiras de consumir azeitonas. Você também pode adicioná-las à salada de maionese – mesmo que a receita tradicional não as inclua – ou cozinhar o seu próprio pão com esse ingrediente no recheio.

Se você é um atleta, as azeitonas são interessantes para você. O seu consumo é recomendado para todas as pessoas, mas os atletas são os que mais podem se beneficiar de todas as suas propriedades. Além disso, como você pode ver, é muito fácil consumi-las de diferentes maneiras.