Se você for fazer uma dieta, priorize alimentos orgânicos

· 20 de dezembro de 2018
Conheça os benefícios que os alimentos orgânicos nos trazem em comparação ao que costumamos comprar e consumir no supermercado. Além deles serem muito mais saudáveis, também têm um sabor incrível que não encontramos nos produtos tradicionais

Se você vai começar a fazer alguma dieta com a finalidade de alcançar seu peso ideal, você deve ter em mente quais são os alimentos que deve incluir e priorizar nela. Estamos falando dos alimentos orgânicos.

É muito comum prestar atenção somente nas quantidades do que comemos, mas os ingredientes são na verdade os verdadeiros protagonistas, e por isso devem ser cuidadosamente selecionados. Os alimentos certos devem estar presentes em seu dia a dia se você quiser alcançar seus objetivos.

Contamos a seguir todos os benefícios que uma dieta rica em alimentos orgânicos traz. Você ficará surpreso em saber tudo o que pode conseguir substituindo os alimentos comuns por alimentos orgânicos de forma habitual.

Alimentos orgânicos têm muito mais sabor

A primeira coisa que você vai notar quando começar a comer alimentos orgânicos é a variedade de sabores. Estamos geralmente acostumados a comer alimentos um pouco sem graça no que diz respeito ao paladar.

Ao priorizar os alimentos orgânicos você vai perceber como o doce da fruta é mais doce do que você achava quando comia alimentos com aditivos químicos.

Esse é um bom ganho da dieta, afinal regime não quer dizer ter que comer pratos sem graça e tediosos. O sabor estará mais presente que nunca, já que infelizmente estamos tão acostumados a comer opções cultivadas com agrotóxicos.

Mulher comendo um pote de frutas cortadas

Comer pratos mais saborosos te ajudará a seguir com a dieta e não desistir logo após poucos dias. É muito comum que com o passar das semanas os pratos sempre iguais e carentes de sabor provoquem uma falta de motivação e que acabemos assim comendo alimentos pouco saudáveis e abandonando a dieta.

Isso é mais difícil se nós comermos frutas, verduras e legumes orgânicos. Quanto menos agrotóxicos, melhor!

Livres de agentes químicos

A principal características dos alimentos orgânicos é que estão livres de agentes químicos. Isso se deve ao fato de que em seu processo de crescimento não é aplicado nenhum produto fitossanitário.

É por isso que os produtos orgânicos não são tão atraentes quanto os convencionais, mas é só à primeira vista. Seu aspecto é muito mais irregular e cada peça é diferente. Nosso conselho é que você não se deixe levar pela aparência, porque o importante é o que está escondido no interior.

Os produtos orgânicos, por estarem livres de agentes químicos, são muito mais benéficos para o organismo. E, além disso, são especialmente recomendados para aquelas pessoas que realizam dietas para perder peso.

Qual a melhor forma de cuidar de si e alcançar o peso ideal se não comendo os alimentos mais saudáveis disponíveis?

Possuem mais propriedades

Por não terem resíduos tóxicos, são alimentos com muito mais propriedades que os convencionais. Além disso, contêm uma maior proporção de vitaminas, proteínas em minerais.

Também temos que ter em mente que como são colhidos no seu ponto ótimo de maturação, o produto se encontra em melhor estado e com sua máxima quantidade de propriedades.

Na sociedade de hoje em dia é muito comum a aplicação de agentes químicos e fitossanitários para prevenir pragas e outras doenças que possam afetar os alimentos e reduzir sua produção.

Também é comum fazer a colheita quando ainda estão amadurecendo, para que possam chegar ao local de destino em bom estado. Tudo isso faz com que os nutrientes se percam e que o alimento não seja tão nutritivo quando finalmente vamos consumi-lo.

Mulher com uma sacola de compras com verduras, frutas e legumes

Ajuda a sociedade e o ecossistema

Além de todos os benefícios para o organismo, você deve ter em mente também que há outros motivos para consumir alimentos orgânicos. As mudanças climáticas, a contaminação e a pobreza são três grandes problemas que afetam o nosso planeta hoje.

Pois bem, consumindo alimentos orgânicos você faz a sua parte na luta contra esses problemas e contribui para a criação de um mundo melhor.

Isso porque os produtos orgânicos, em seu processo de crescimento sem nenhum tipo de pesticida, não contamina o meio ambiente como o cultivo tradicional.

Além disso, os orgânicos costumam proceder de um lugar relativamente próximo de nós, de modo que o transporte é muito mais curto e portanto contamina menos o ambiente com combustíveis fósseis.

Por último, devemos lembrar também que os produtos orgânicos costumam proceder de pequenas empresas ou agricultores independentes.

Isso significa que os preços para venda são muito mais elevados quando comparamos com os preços que os produtos convencionais recebem, como você já deve ter reparado.

Mas quer dizer também que estamos pagando diretamente para o agricultor, eliminando um monte de intermediários da cadeia tradicional.

Os alimentos orgânicos devem então ser o pilar fundamental da sua dieta. Consumindo esse tipo de alimento você cuidará da sua alimentação, terá mais energia e receberá mais nutrientes ao mesmo tempo que cuida do mundo e alcança seus objetivos.

Procure esses alimentos no seu mercado habitual, ou se informe de mercados e feiras orgânicas que existem na sua cidade. Sem nenhuma dúvida vale a pena gastar um pouco mais na sacola de compras para o bem da sua saúde e sua dieta.