Treinos de cardio rápidos sem a necessidade de equipamento
Esteiras e bicicletas ergométricas facilitam a queima de gordura. No entanto, o que acontece se não podemos ir à academia? Não tem problema, há treinos de cardio rápidos e que não requerem máquinas.
A ideia de um treino cardiovascular é trabalhar os músculos e o condicionamento. Isso, por sua vez, fará com que o corpo se volte para os bancos de gordura ao precisar de uma energia extra. A consequência é o que todos queremos: perder peso.
Certamente o equipamento da academia facilita o trabalho para nós, embora a maioria das máquinas no local seja orientada para ganhar massa muscular. Mas usar máquinas para exercícios cardiovasculares não é absolutamente necessário. Vamos ver o que podemos fazer se estivermos em um parque ou mesmo em casa.
Treinos de cardio rápidos e sem equipamento: exercícios básicos
Comece o dia com uma corrida
Tudo o que precisamos para correr são as nossas próprias pernas. Esse é o maior grupo muscular, e seu uso contribui para fortalecer a musculatura em um sentido amplo. Se não tivermos esteiras, podemos simplesmente correr pelas ruas.
O importante é trabalhar dentro dos limites da nossa frequência cardíaca máxima. Para isso, devemos manter uma velocidade moderadamente rápida e ficar em movimento por um certo tempo. Você tem que avançar pouco a pouco. Pode alternar corridas e caminhadas no começo, de acordo com sua condição física.
Faça remo com a ajuda de duas barras fixas
Correr não é a única maneira de trabalhar os músculos e perder gordura. Para exercitar os músculos superiores, podemos realizar sessões de remo estilo seco. Para isso, podemos ir a um parque onde há barras fixas.
Lá, vamos usar as bases, ou seja, as barras colocadas verticalmente. Você só tem que segurar com os dois braços e os pés fixos para a frente. A ideia é mover o corpo para frente e para trás apenas com as extremidades superiores e a força das costas.
Treinos de cardio rápidos: pular corda
Pular corda, como é chamado em muitos países, é uma das atividades cardiovasculares mais completas. Nela não só trabalhamos as pernas, mas também os glúteos, os braços e a postura corporal. O número de repetições por sessão que podemos fazer é impressionante.
Esse exercício é ideal para trabalhar a capacidade de resistência aeróbica. Ao fazer isso, melhoraremos também nosso desempenho ao executar ou fazer abdominais. É aconselhável trabalhar por períodos de 5 minutos, com intervalos de 60 segundos entre eles.
Tire o pó da sua bicicleta velha e pedale
As únicas diferenças entre uma bicicleta de spinning e uma normal é que a primeira é estática. No entanto, é muito mais divertido fazer um passeio de bicicleta ao ar livre. Além disso, podemos cobrir uma distância maior porque estaremos mais distraídos.
Se quisermos um pouco de resistência, podemos fazer um passeio em alguma colina ou estrada com inclinações. Os músculos das nossas pernas serão estimulados, assim como a resistência respiratória.
Não esqueça os abdominais
Por mais que tenhamos o hábito de ir para academia, o trabalho da área abdominal é feito principalmente sem máquinas. Embora existam equipamentos com peso para fortalecer essa área, o mais importante para marcar o abdômen é queimar gordura.
Há milhares de exercícios que podemos fazer no chão: torções russas, prancha, bicycle crunch, montanhista, etc. Com esse último, além do abdômen, fortalecemos os tríceps e as pernas. Como você pode ver, a lista de movimentos que podemos fazer é bastante ampla.
Natação: o rei dos treinos de cardio rápidos
Se quisermos misturar exercícios de cardio com exercícios de força sem usar pesos, a melhor opção é dar um mergulho. Poderíamos argumentar sem medo de errar que a natação é a prática esportiva mais completa. Realizar uma ou duas sessões semanais de 40 minutos será o melhor exercício aeróbico.
Apesar de não vermos ou sentirmos, na natação nós suamos e perdemos peso. Claro que, para ver os resultados, é necessário ter um instrutor e praticar as técnicas adequadas. Além disso, o movimento do braço deve ser constante.
Já sabemos que há várias maneiras de realizar treinos de cardio rápidos sem precisar de máquinas. Além disso, todas essas opções podem ser desenvolvidas facilmente e sem pagar nada, não importa onde estivermos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Heredia, J. R., Segarra, V., Martín, F., & Da Silva, M. E. (2013). Generalidades del “HIIT” Aplicado a esfuerzos cardiovasculares en los programas de salud y fitness. Revista EFDeportesE, (Septiembre), 9. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1155/2016/4895050
- López, V. (2013). Prescripción De Ejercicio Físico Para El Acondicionamiento Cardio-Respiratorio. Universidad de Murcia. Retrieved from http://ocw.um.es/gat/contenidos/palopez/contenidos/Resistencia_Cardio_Ferrer.pdf
- Coordinadora Nacional de Artritis. Ejercicios de capacidad cardiovascular. Recuperado de: http://www.conartritis.org/wp-content/uploads/2014/lograr_ejercicios_cardio.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.