Dicas para se posicionar corretamente na bicicleta

9 de abril de 2019
Para ficar bem posicionado na sua bicicleta, é essencial ter conforto e uma postura correta em todos os momentos; você deve regular cada parte dela para que assim você possa pedalar sem esforço.

Seja no ciclismo, spinning ou mountain bike, é fundamental se posicionar corretamente na bicicleta. Para isso, é necessário fazer ajustes que dependem da estrutura do nosso corpo. A seguir, vamos oferecer algumas técnicas para que possamos nos posicionar na bicicleta corretamente.

Como se posicionar corretamente na bicicleta

Vamos revisar os principais aspectos a ter em mente no momento de ajustar o selim e iniciar o treinamento, pois não fazer isso pode gerar uma lesão, bem como dores que nos impeçam de fazer exercício:

Altura do selim

É um aspecto fundamental para todos aqueles que andam de bicicleta. Assim, a altura do selim ou banco deve ser configurada de tal forma que permita uma extensão quase completa do joelho ao levar o pedal ao seu ponto mais baixo.

É um ponto central para conseguir se posicionar corretamente na bicicleta. Se você não ajustar o seu selim de acordo com as suas exigências corporais, isso poderia causar lesões de todos os tipos. Problemas nas costas, dor no pescoço ou sobrecarga muscular, por exemplo, são consequências muito frequentes desse erro.

Um truque simples para não se confundir com a altura do selim é ficar ao lado da bicicleta; então, levante o selim até que ele fique três ou quatro dedos abaixo do seu quadril. Finalmente, faça um teste, subindo na bicicleta para confirmar que tenha ficado tudo certo.

Passeando de bicicleta

Outro método prático: meça a distância entre sua perna e o chão estando em pé, firme e com os pés fechados – e então multiplique esse valor por 0,885. O resultado indicará a altura na qual o selim deveria estar.

Inclinação do selim

Você já notou que em algumas bicicletas você desliza para a frente enquanto está pedalando? Isso, além de ser extremamente desconfortável, também gera tensões extra nos braços e nas costas, podendo assim causar lesões desagradáveis.

A recomendação geral é a de que o selim permaneça completamente paralelo ao solo. Com a finalidade de alcançar a posição ideal, você pode usar aplicativos para celular que servem como um nivelador.

Uma inclinação para cima exerceria muita pressão sobre a área perineal, por isso é recomendável evitá-la. Inclusive, recentemente foram lançados selins antiprostáticos, com um bico para baixo na ponta. Desta forma, são evitados problemas na próstata devido à pressão, como mencionamos anteriormente.

Altura do guidão

É outra questão elementar quando se fala em posicionamento na bicicleta. É importante que o guidão esteja a uma altura que permita manter as costas retas, os braços e os ombros relaxados.

Estes três pontos são essenciais para evitar lesões devido a sobrecarga ou má postura. Em geral, a distância entre a ponta do selim e o centro do guidão é de cerca de 50 a 60 centímetros.

Considerações especiais segundo o tipo de bicicleta

Dependendo do tipo de bicicleta e do tipo de ciclismo praticado, os requisitos para uma boa postura podem variar.

Spinning

Em geral, as indicações para ficar bem posicionado na sua bicicleta de spinning são as mesmas detalhadas anteriormente. Lembre-se de sempre se olhar no espelho ou então pedir a um profissional que avalie sua posição ao pedalar.

Mountain bike

Nesta modalidade, além do que já foi mencionado, há um outro elemento muito importante: a mesa. É a parte responsável por unir o guidão ao quadro da bicicleta.

Mulher andando de bicicleta para o trabalho

Se você deixar a mesa alta, então seu corpo vai ficar mais erguido; ao contrário, uma mesa baixa permite fazer um uso mais agressivo e eficiente da bicicleta.

Nesse sentido, tanto a inclinação quanto o comprimento da mesa devem ser considerados. Ambos devem ser avaliados de acordo com a estrutura física e o estilo do atleta que a utiliza.

Finalmente, um último ponto é importante para os ciclistas mais altos: o comprimento da pedivela. As mais comuns são as de 170 e 175 centímetros. No entanto, aqueles com mais altura poderiam se ajustar às de 180 centímetros.

Ciclismo de estrada

Neste caso, como é um tipo de ciclismo de alta demanda física, algumas outras questões entram em jogo. Uma delas, por exemplo, é o tamanho do quadro da bicicleta. Ele deve ser escolhido de acordo com a medida da perna do atleta multiplicada por 0,66.

Além disso, todos os detalhes que possam ser personalizados vão servir para melhorar o desempenho dos ciclistas. Neste sentido, é necessário ficar atento às sapatilhas, à posição do selim e do guidão, assim como ao comprimento da pedivela.

Como você pode ver, para ficar bem posicionado na sua bicicleta você terá que fazer ajustes considerando muitos aspectos da sua compleição e também da bicicleta. Então siga estas dicas e melhore assim a sua experiência com este esporte, além de prevenir lesões que podem causar muitos problemas.