Logo image
Logo image

Resistência aeróbica: como aumentá-la com a corrida?

4 minutos
Se você é um amante da corrida, deve ter em mente que, por meio dessa prática, você pode aumentar a sua resistência aeróbica. Como? Venha descobrir!
Resistência aeróbica: como aumentá-la com a corrida?
Última atualização: 11 janeiro, 2021

Você se dedica a treinar por horas e consegue atingir seus objetivos, embora a sensação de esforço seja um pouco maior do que o normal. Se você não sabe por que isso acontece ou se não alcança suas metas, será útil aprender mais sobre a resistência aeróbica.

Você pode estar se perguntando o que é a resistência aeróbica, do que se trata e se é possível aumentá-la por meio dos seus treinos de corrida. O fato de não ter clareza sobre o assunto não significa que você não a utilize… muito pelo contrário. Esse tipo de resistência está presente em tudo o que você faz, ou em quase tudo.

O que é a resistência aeróbica?

A resistência aeróbica é a capacidade do corpo de realizar alguma atividade física prolongada com intensidade moderada ou alta. Em resumo, ter uma boa resistência aumenta a quantidade de tempo que você tem para praticar um esporte antes que a fadiga muscular apareça.

Essa resistência é denominada aeróbica porque está relacionada à capacidade do organismo de manter os níveis fisiológicos de oxigênio em um ponto adequado para o desenvolvimento da atividade. Nesse caso, vamos falar especificamente sobre a corrida.

Como aumentá-la com a corrida?

Assim como a maioria das capacidades físicas, a resistência aeróbica pode ser estimulada e aumentada. Com relação à corrida, você pode implementar diferentes recomendações para melhorá-la.

Como você pode trabalhar esse tipo de resistência? Para responder a esta e a outras dúvidas que possam surgir a esse respeito, a seguir, vamos comentar algumas diretrizes sobre o assunto.

Disciplina no treinamento

Correr pode ser a sua paixão e é por isso que você pode estar procurando melhorar a sua condição física através desse esporte. No entanto, o fato de ser a sua paixão nem sempre implica que você seja alguém constante e disciplinado.

Some figure

Lembre-se, não basta ser apaixonado por um esporte ou ter talento se você não for uma pessoa organizada, com metas e objetivos traçados.

Nesse sentido, uma das dicas mais importantes para aumentar a resistência aeróbica durante a corrida é ser disciplinado com os seus treinos. Ou seja, manter a regularidade, sempre dando o melhor de si e seguindo os exercícios assim como foram prescritos.

Aumentar progressivamente

O organismo se adapta a estímulos constantes. Esta é a função do treinamento, independentemente do seu enfoque. O mesmo acontece com a resistência aeróbica, e por isso é possível melhorá-la por meio da corrida.

Se os treinos sempre forem iguais, você não apenas cairá na horrível monotonia – desmotivação, preguiça, desculpas para não treinar – como também o corpo não sofrerá nenhuma mudança positiva.

Portanto, é necessário aumentar a duração das principais sessões de treinamento. Se você começou com 500 ou 1.000 metros, pode aumentar de acordo com os seus objetivos e habilidades, mas sempre de forma progressiva.

Mantenha bons hábitos

Ter uma rotina de treinos bem planejada não é o suficiente para aumentar a resistência aeróbica. Cuidar de você e do seu corpo em geral é fundamental para que ela possa ser melhorada de maneira adequada.

Manter hábitos alimentares que estejam de acordo com as suas necessidades, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, não só contribui para a saúde em geral, como também permite um melhor desenvolvimento cardiorrespiratório.

Lembre-se de que a melhora da resistência aeróbica anda de mãos dadas com a capacidade do sistema cardíaco de bombear o sangue oxigenado para o corpo todo. Além disso, também favorece a capacidade pulmonar, pois permite a entrada de uma maior quantidade de oxigênio durante a respiração.

Não perca o descanso de vista

Embora o aumento das distâncias e da intensidade faça parte das recomendações para melhorar a resistência aeróbica, o descanso também é um fator fundamental para alcançar melhores resultados.

Um corpo fatigado só leva a lesões e pensamentos negativos excessivos, que só vão se tornar fatores de dificuldade para um bom desempenho.

Portanto, dentro da sua rotina de treinos, você deve deixar espaço para algumas sessões de descanso. Embora você possa querer continuar treinando, este é um fator inegociável.

Foco na técnica

Você pode contar com absolutamente todas as dicas relacionadas à corrida para melhorar, mas, se a sua técnica de corrida for inadequada, você terá muitos problemas para atingir o desenvolvimento ideal.

Some figure

Portanto, mantenha o foco na técnica e nos gestos de cada segmento corporal. Isso não apenas vai te ajudar nas competições, como também vai permitir que você vá cada vez mais longe no seu treinamento.

A resistência aeróbica vai melhorar se você treinar bem

Em resumo, podemos concluir que a resistência aeróbica é algo que pode ser perfeitamente melhorado a partir de diversos tipos de treino, neste caso, através da corrida.

De fato, mesmo se você for um amadorvocê será capaz de notar o seu progresso a cada semana se mantiver um registro dos seus tempos e distâncias percorridas.

Além de todas as questões relacionadas à prática esportiva, lembre-se de que você precisa encontrar o equilíbrio nos seus hábitos para que o corpo esteja em condições de melhorar essa capacidade. Além disso, esta é uma ótima maneira de melhorar a saúde e prevenir diversas doenças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • RESPOSTA DOS TREINAMENTOS DE RESISTENCIA AERÓBICA E MUSCULAR NA FORÇA MÁXIMA EM SUJEITOS DESTREINADOS. (2009). Brazilian Journal of Biomotricity.
  • Boullosa Álvarez, D., & Tuimil López, J. (2010). Rendimiento y recuperación aguda en corredores de resistencia. European Journal of Human Movement.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.