Dicas para não ficar com frio quando correr no inverno

21 de abril de 2019
O frio não precisa ser um empecilho se quisermos correr e treinar, e com alguns conselhos e precauções pode ser uma atividade tão ou mais satisfatória e produtiva do que nos meses de mais calor.

Os amantes da corrida não param sua atividade, mesmo que esteja frio, trovejando ou chovendo. No entanto, quando começa a fazer frio, qualquer um pensa duas vezes antes de sair de casa. Por isso hoje trazemos dicas para não ficar com frio quando correr no inverno, ou mesmo no outono quando já não está mais tão agradável correr na rua.

Na prática, tudo é possível com o equipamento certo. Não se trata apenas de nos proteger do frio: há muitos perigos que implica o inverno. O piso escorregadio e a neblina podem se tornar fatores de risco a serem considerados. Portanto, vamos dar algumas dicas abaixo para que nem a neve não nos pare.

Aquecer e alongar antes de sair

Um dos problemas do frio é que, quando saímos, a temperatura muda rapidamente. Para aclimatar antes de sair de casa, o correto é dedicar um bom tempo ao aquecimento prévio. Isso permitirá nos dirigirmos ao frio com uma sensação térmica favorável.

Homem e mulher correndo na neve

A roupa deve ser adequada…

É evidente que, quando saímos para correr no inverno, precisamos usar roupas quentes. O que alguns não sabem é que essas roupas também devem ficar apertadas no corpo. Para isso, os materiais sintéticos serão a melhor opção. Outra recomendação: que o traje seja preto, para capturar os raios do sol do dia.

…mas não use roupas demais

Uma coisa é se proteger e outra coisa é ter várias peças de roupa umas em cima das outras. Fazer isso só vai tirar a mobilidade e se as roupas não forem ajustadas sentiremos frio da mesma forma. Em todo caso, podemos usar duas blusas e tirar uma quando estivermos suando.

Proteger as extremidades é vital

Às vezes cometemos o erro de confiar na sensação térmica que sentimos durante o exercício. Pensamos que, quando suamos e estamos em movimento, não sentiremos o frio da mesma maneira que parado.

Na realidade, o vento pode ficar desconfortável e seu impacto é sentido mais nas extremidades e no rosto. Portanto, devemos tomar a precaução de colocar roupas com mangas compridas.

Planeje bem sua rota

Quando estamos correndo no inverno, é melhor evitar paradas ao ar livre. Lembre-se de que, sob esse clima, a sensação térmica é muitas vezes enganosa.

Para evitar uma diminuição no calor corporal, é aconselhável não parar até chegar a um local quente. Para isso, devemos conhecer a rota e controlar o tempo de exercício.

Evite correr durante a geada

O frio não deveria nos impedir, mas uma geada sim. Nestas condições o vento torna-se mais incontrolável, assim como o frio. Além disso, o risco de escorregar sempre será latente.

Aumente sua carga calórica

Os hábitos alimentares de um praticante de corrida mudam um pouco durante o inverno. Se vamos correr a baixas temperaturas, é necessário ter uma carga extra de calorias. Isso nos ajudará a manter o calor em nosso corpo e a enfrentar melhor o treino.

Corra no inverno é melhor nas horas mais quentes

Certamente no inverno é sempre frio, mas sempre há horas em que podemos sentir mais calor. Por exemplo, as horas do meio do dia são propensas a essa prática esportiva. Entre as 11:00 e as 16:00 é o período mais adequado. A melhor coisa a fazer é evitar as horas da noite e os dias com previsão de chuva.

Garota ouvindo música para correr

Proteja as mãos e os pés

No frio mais intenso, devemos garantir que todas as partes do corpo estejam cobertas. As solas feitas de poliuretano também ajudam a evitar que os pés fiquem muito frios. Quanto mais coberto estivermos, melhor.

Evite correr contra a corrente

Os ventos podem ser um grande problema durante a temporada de inverno. Portanto, é melhor traçar rotas de acordo com a direção do vento. Se formos contra a direção, sentiremos mais frio. Pelo contrário, se sentirmos as correntes por trás, elas nos refrescarão quando estivermos suando.

Se seguirmos todas essas dicas, poderemos continuar nos exercitando mesmo durante a época mais fria do ano. Correr no inverno nos permitirá ser mais resistentes, fortes e forjará nosso caráter.