As maratonas mais difíceis do mundo

26 de maio de 2020
As maratonas mais difíceis são aquelas que testam não apenas as habilidades físicas, mas também as mentais. Saiba quais são elas a seguir.

Ser maratonista é enfrentar situações extremas continuamente. Além das maratonas normais, existem ainda corridas que são apenas para pessoas experientes. No artigo, a seguir, falaremos sobre as maratonas mais difíceis do mundo. Você sabe quais são elas?

Quais são as maratonas mais difíceis do mundo?

Centenas de quilômetros, várias etapas, paisagens a muitos metros acima do nível do mar, subidas e descidas. As maratonas mais difíceis do mundo não são apenas um teste físico, mas também mental. Vamos falar sobre elas:

1. Ultra Trail de Mont Blanc

Esta ultramaratona no meio das montanhas acontece anualmente, no mês de agosto. A prova atravessa a Cordilheira dos Alpes em seus três países: Suíça, França e Itália. É considerada a mais prestigiada prova da Europa e tem uma rota de 166 quilômetros, a uma altura de 9.500 metros no total.

Embora o vencedor do Ultra Trail Mont Blanc normalmente complete a prova em menos de 24 horas, em média, os outros corredores completam a prova entre 30 e 45 horas.

2. Cruce Columbia

É uma maratona relativamente nova, já que começou em 2002, no coração da Patagônia Argentina e Chilena. A prova ocorre mais precisamente entre Puerto Fuy e San Martín de los Andes, em uma rota de 100 quilômetros, dividida em três etapas de 42, 28 e 30 quilômetros.

A prova El Cruce visa unir os dois países e é uma das provas mais difíceis que existe. A corrida é realizada em equipes — elas podem ser apenas masculinas, femininas ou mistas — que devem permanecer juntas durante todo o percurso.

3. Hardrock 100

O nome completo do evento é Hardrock Hundred Mile Endurance Run. É uma maratona de 160 quilômetros de extensão, dentro de um circuito rodoviário em círculo. A diferença de altitude é de 20.000 metros e há ainda outro detalhe: a rota não está marcada!

O cenário para essa maratona é nada menos que as Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, perto da cidade de Denver, no Colorado. A rota inclui travessias de gelo, condições climáticas adversas e etapas de subida. Somente para especialistas!

4. Tough Guy

É uma das maratonas mais exigentes do mundo, a ponto de um terço dos participantes não conseguirem terminá-la. É, sem dúvida, uma corrida que exige preparação física e ao mesmo tempo psicológica, com muitos obstáculos a serem superados.

A maratona Tough Guy é realizada na Inglaterra.
Imagem: toughguy.co.uk

A Tough Guy — em Wolverhampton, Inglaterra — tem apenas 15 quilômetros de extensão. Entretanto, nessa distância os atletas devem passar por túneis, choques elétricos e lagos de água com temperaturas muito baixas. Para participar, é necessário assinar um contrato conhecido como “sentença de morte”.

5. Rocky Racoon 100

É uma prova de corrida em trilha que ocorre todo mês de fevereiro no Texas, Estados Unidos. Essa prova tem um percurso de 160 quilômetros dentro do Parque Nacional Huntsville. Às seis da manhã, um tiro de pistola sinaliza o início da corrida, que termina após cinco voltas em um circuito de 32 quilômetros.

Sendo livre de irregularidades, é bastante rápida, mas isso não significa que seja fácil. Pontes de madeira e raízes de árvores podem gerar muitos problemas.

6. Maratona do Everest, uma das mais difíceis

É, obviamente, a corrida mais alta do mundo, mais precisamente a 5.000 metros acima do nível do mar. É tão exigente que os corredores devem primeiro passar por vários exames e análises médicas, especialmente devido à altitude e falta de oxigênio.

A Maratona Everest é uma das maratonas mais difíceis do planeta.
Imagem: welcomenepal.com

A Maratona do Everest é realizada todo mês de maio no distrito de Solukhumbu, no Nepal, nas proximidades da cordilheira mais alta do mundo.

7. Meia-maratona da noite polar

Acontece na Noruega, e o mais curioso é que ocorre no meio do inverno — fevereiro — época em que a região tem 20 horas de escuridão e apenas 4 horas de luz por dia.

A Noite Polar é uma das maratonas mais difíceis do mundo. Uma das maratonas mais difíceis do mundo.
Imagem: visittromso.no

Com apenas 21 quilômetros de extensão, a Meia Maratona da Noite Polar é realmente difícil devido às baixas temperaturas. No entanto, a chance de ver as luzes do norte durante a corrida vale todo o esforço.

Para terminar, outras das maratonas mais difíceis do mundo são: Maratona dos Heróis (Califórnia, na fronteira com o Oceano Pacífico), Maratona dos Sables (240 quilômetros no meio do Saara), Spartathlon (sai de Atenas e termina em Esparta 250 quilômetros depois) e The Rut 50k (50 quilômetros em Montana, Estados Unidos).

  • Cuevas, K. Lorena Olvera, mexicana en lograr Récord Guinness al correr cuatro ultramaratones. Televisa. Octubre de 2019. https://noticieros.televisa.com/ultimas-noticias/lorena-olvera-mexicana-record-guiness-ultramaratones/
  • El Mercurio. Las mujeres sienten menos dolor y se recuperan antes de los ultramaratones. Octubre de 2019. http://www.pordentro.pr/salud/nota/las-mujeres-sienten-menos-dolor-y-se-recuperan-antes-de-los-ultramaratones/