Como fazer transport? 6 coisas importantes para se ter em mente

· 13 de julho de 2018
Usar a máquina elíptica na academia pode ser realmente útil pensando no nosso objetivo de queimar gordura, já que ela nos permite controlar a velocidade tanto para um ritmo regular quanto para um exercício de intervalos intensos.

As máquinas para fazer exercícios cardiorrespiratórios estão não apenas em academias, você pode também tê-las na sua casa. As mais usadas são a esteira, a bicicleta e o transport – também chamado de elíptico. Saiba mais sobre como fazer transport a seguir.

O desenho das bicicletas é um pouco mais compacto, e muitas vezes apresenta um custo menor. Estes são motivos pelos quais esse aparelho tem ganhado a preferência dos praticantes de exercícios. O aparelho elíptico, no entanto, traz uma possibilidade de movimento mais integral para o corpo.

Um aparelho para seu gosto e suas necessidades

O aparelho elíptico permite realizar um exercício mais completo para braços e pernas, o que vai trazer um progresso maior e mais rápido quando pensamos na perda de gordura a longo prazo. Não são todos, no entanto, que se atraem ou chegam a efetivamente gostar do movimento dessa máquina, preferindo por exemplo uma bicicleta convencional onde pedalamos sentados.

Ainda que tenham sido lançados vários modelos e desenhos nos últimos anos,  o transport tende a ocupar muito espaço por não ser dobrável, como outras máquinas são. O importante é que você se empenhe em algum exercício na sua decisão ou meta de emagrecer, e nesse contexto é que o transport te ajuda, inclusive no que diz respeito à tonificação de braços e pernas.

Benefícios de fazer transport

Se você utiliza as máquinas de exercícios cardio, a escolha do aparelho elíptico faz com que você consiga trabalhar várias zonas musculares ao mesmo tempo. Glúteos, panturrilhas, braços, peitorais, costas, quadríceps e também posteriores de coxa.

Além disso, como o exercício no transport é mais integral que nas outras máquinas, você conseguirá não apenas perder gordura, como também ganhar alguma musculatura. Claro, se você seguir a técnica correta de como fazer transport e tiver uma alimentação adequada.

Visor da esteira na academia

Outro ponto positivo é que o exercício na máquina elíptica tem um baixo impacto devido à posição estável do corpo que o aparelho permite.

Como fazer transport ou se exercitar na elíptica

Há uma forma específica para de como fazer transport e começar a se exercitar, pelo menos se você está atrás de uma fórmula básica. Tenha em mente que nesse aparelho você vai exercitar várias partes do seu corpo. E por isso se você não seguir a técnica correta o risco de lesão é maior.

Por isso, você pode começar o exercício com um período curto de aquecimento suave. Algo em torno de 3 a 5 minutos. Logo, você pode passar para um intervalo de intensidade de 90% da sua capacidade durante um tempo médio de meio minuto ou um minuto.

Posteriormente, você pode aproveitar um período de descanso com uma intensidade menor, algo em torno de 60% da sua capacidade, ao longo de 1 minuto e meio ou dois minutos.

Mantenha esse treino fazendo 10 repetições dessa sequencia, e então finalmente volte a realizar um aquecimento suave, que agora é na verdade uma recuperação. Essa fase final é exatamente como a inicial, mas agora pode durar em torno de 5 minutos.

Essa rotina básica pode ser repetida ao menos 3 vezes na semana, sem esquecer de deixar um intervalo ou alguns dias para descanso, de forma que seu corpo recupere sua musculatura. Lembre-se sempre de respeitar os tempos determinados.

Benefícios de uma técnica apropriada na elíptica

O principal objetivo será queimar gordura, e é o que você vai alcançar com a técnica apropriada. Um dos erros mais comuns é pensar que quanto mais tempo sobre o aparelho maior será seu ganho de musculatura e sua perda de gordura, mas não é exatamente assim que funciona.

Mulher fazendo transport na academia

Por isso, se você quer aproveitar ao máximo os benefícios do exercício, tenha sempre em mente:

  • Você deve respeitar o tempos estabelecidos e se permitir descansar. O descanso muscular é que faz com que estes se desenvolvam. Caso contrário, o músculo sofrerá um efeito oposto e se consumirá.
  • Você pode começar com apenas 20 ou 30 minutos de exercício constante. Se seus músculos já responderem, isso te ajudará a queimar mais calorias e melhorará seu rendimento.
  • A ideia do transport é fazer uso da força dos braços, e não apenas sustentar-se neles. Assim você poderá trabalhar a musculatura dos ombros e dos braços como um todo. Claro, deve ser um movimento coordenado e controlado para que a técnica tenha validade.
  • Lembre-se de manter uma postura ereta, com equilíbrio entre a força da parte inferior e a parte superior de seu corpo durante o movimento. Se seu aparelho tiver uma tela de monitoramento, utilize-a para medir seu rendimento progressivo e verá os resultados logo.

Como saber qual o nível apropriado de intensidade para mim durante o exercício?

Uma boa maneira, e também simples, de saber reconhecer sua intensidade ideal é ver se seus pés se mantêm firmes e apoiados na plataforma enquanto você está “pedalando”. Se você está conseguindo realizar o treino assim, então você está na posição e na intensidade considerada ótima.

Por outro lado, se você sentir que seus pés estão saindo da plataforma, você pode tentar aumentar a intensidade. Deixe de preguiça! Seus músculos devem trabalhar.

Quantas calorias posso queimar em uma sessão de treinamento no transport?

Ainda que alguns não vejam uma grande vantagem de fazer transport em relação a outras máquinas, se você se exercitar com a técnica apropriada, pode perder entre 250 e 380 calorias em apenas 30 minutos.

Finalmente, a elíptica não é só uma máquina acessível, mas também uma opção muito completa para seu treinamento. Seja em casa ou na academia, você tirará muito proveito do exercício, tanto para sua saúde quanto para a estética de seu corpo. Em pouco tempo já será possível ver resultados! Agora que você já sabe como fazer transport… o que está esperando?