Benefícios do cardio para as crianças

· 8 de fevereiro de 2019
As crianças geralmente são as que mais precisam orientar sua atividade esportiva já que, devido às suas características, elas possuem um excesso de energia que pode ser muito benéfico quando bem canalizado; assim, saiba como as atividades e os esportes afetam as crianças.

As crianças, sejam elas seus filhos, irmãos ou sobrinhos, são um raio de luz nas nossas vidas. Elas são a essência da inocência e do amor, por isso queremos sempre o melhor para elas; que elas sejam felizes e saudáveis. É por essa razão que devemos saber os benefícios do cardio para as crianças e incentivá-las a praticar esportes.

Os benefícios do cardio para as crianças

Quando as crianças praticam atividades físicas, elas desenvolvem melhor a sua inteligência e o seu metabolismo. Uma criança começa a formar sua personalidade e percepção do mundo entre os 2 e os 5 anos de idade.

Por isso, é ideal que elas comecem a fazer alguma atividade na qual usem seu corpo e sua mente, por exemplo dança, karatê, natação, entre outros.

Alguém é considerado como criança até os 12 anos de idade. Assim, por volta dos 3 ou 4 anos de idade as crianças já podem começar a fazer atividades adequadas à sua idade. E, à medida que forem crescendo, a demanda aumenta acompanhada por seu desempenho esportivo.

O cardio está presente em diferentes modalidades que uma criança pode praticar sem ficar entediada. O que é muito importante, já que as crianças devem fazer atividades que as divirtam e distraiam. O cardio para as crianças traz muitos benefícios para as suas vidas; por isso, vamos te contar quais são eles!

Crianças andando de bicicleta

Faz com que sejam mais felizes

As crianças precisam de mais atividades que as façam rir para se sentirem confortáveis consigo mesmas. Fazer cardio libera endorfina, que é uma substância que dá uma sensação de plenitude e tranquilidade ao cérebro.

Não importa se a criança frequenta aulas de Zumba Kids, flamenco, balé ou então qualquer outra modalidade na qual ela pratique exercícios aeróbicos; isso certamente vai fazer com que ela se sinta muito feliz.

Melhor condicionamento físico

Há diferentes metabolismos e diferentes tipos de crianças. Ou seja, há crianças que gostam muito de brincar e de estar em movimento o dia todo enquanto há outras que são um pouco mais calmas. Praticar um esporte que envolva cardio é perfeito para que as crianças gastem sua energia e assim se desenvolvam.

As crianças estão em constante crescimento, por isso elas devem ter o melhor estilo de vida possível. Quando uma criança se alimenta mal e é sedentária, isso leva a um maior risco de sofrer de doenças tais como a obesidade infantil, a hipertensão arterial e até mesmo a possibilidade de sofrer de diabetes.

O cardio para as crianças promove a eliminação de gordura, a oxigenação dos músculos e a melhora da capacidade respiratória. Por consequência, a atividade física não só beneficia a vida da criança, como também a impede de sofrer de uma doença associada ao estilo de vida sedentário, tanto nesse momento da sua vida quanto no futuro.

Desenvolvimento psicomotor

A psicomotricidade é a união do movimento, das emoções, do conhecimento e da interação com o ambiente. A maneira como a criança evolui e desenvolve seu sistema psicomotor depende em grande medida das atividades que ela faz. Assim, as situações às quais as crianças são expostas contribuem para todo o processo psicomotor.

Crianças em uma aula de educação física

É possível fazer cardio através de vários esportes e atividades, tais como correr, andar de bicicleta, dançar ou pular em um trampolim.

Então, através dessas atividades, a criança vai progredir e canalizar melhor a conexão entre o que ela sente, o que ela sabe e como ela se move. Este é um grande benefício para a inteligência, a personalidade e a resiliência da criança.

Segurança e interação

Ao praticar um esporte, a criança socializa e interage com outras crianças que compartilham dos mesmos interesses. Assim, ela aprende a trabalhar em equipe e a cooperar com a finalidade de atingir um objetivo.

Além disso, ela também reforça a sua autoconfiança, o que por sua vez aumenta a sua autoestima e permite que ela se sinta confortável consigo mesma.

Os esportes e as atividades complementares muitas vezes colocam a criança em uma situação na qual ela deve superar ou alcançar um objetivo.

Seja ele o de chutar uma bola, pular mais alto ou então o de girar corretamente; a criança se vê com a necessidade de fazer um esforço para alcançar esse objetivo. Assim, isso estimula a sua capacidade de encarar as coisas e, ao conseguir, ela sente a satisfação de progredir no que está fazendo.

As crianças merecem aproveitar todos esses benefícios; desta forma, elas vão ser crianças completas, felizes, e inteligentes. Além disso, tudo fica ainda melhor se o adulto responsável puder compartilhar com ela e assim a encorajar a ser melhor a cada dia. Uma criança saudável é uma criança feliz!