Quais são os benefícios do spinning para seus praticantes?

O spinning é um exercício aeróbico de alta intensidade que é praticado em bicicletas estáticas seguindo o ritmo de uma música.
Quais são os benefícios do spinning para seus praticantes?

Última atualização: 03 julho, 2018

Quem nunca teve uma bicicleta quando era criança? Nós nem sequer achávamos que o ato de pedalar era um esporte, mas certamente nos sentíamos bem depois de usar a bicicleta. O nosso antigo passatempo evoluiu e mudou de forma que a bicicleta é usada hoje para alcançar vários objetivos, inclusive na academia. Hoje vamos, então, falar dos benefícios do uso da bicicleta na academia: os benefícios do spinning.

Começamos a entender melhor esses aspectos positivos há pouco tempo, mas eles são numerosos. A bicicleta foi  introduzida no mercado como uma boa maneira de queimar gordura, desenvolver músculos, resistência e até modelar o corpo. Vejamos a seguir todos os benefícios do spinning!

O que é o spinning?

As bicicletas de spinning não tem nada a ver com as bicicletas convencionais, já que elas possuem medidor de potência, um selim ergonômico, pedais baixos e guidão alto. Este último permite alcançar altas velocidades em simulações de subida com a bicicleta de spinning.

Jonathan Goldberg foi o criador dessa modalidade em 1992 e hoje em dia o spinning também é conhecido como ciclismo indoor. Uma das vantagens pelas quais muitas pessoas escolhem o spinning é que, como é um esporte movido pelo ritmo da música, as classes são muito divertidas e o tempo passa muito rápido.

Mulheres praticando spinning

Quais são os benefícios do spinning

É ideal para o estresse

Qualquer tipo de exercício é bom para diminuir o estresse, mas o spinning em particular é ainda melhor. Precisamos de concentração tanto para suportar o ritmo desse exercício como para seguir as orientações do professor. Tudo isso vai ocupar as nossas mentes de tal forma que não iremos pensar em mais nada.

O spinning é um dos esportes aeróbicos mais intensos que existem. Sendo assim, você controlará o nervosismo e o estresse através do esforço e do suor. Isso e um banho quente vão deixar você novo em folha.

Tonifica o corpo

O spinning é um esporte ideal para tonificar completamente as pernas, incluindo o bumbum. Os músculos irão adquirir uma forma atlética, que é uma vantagem a ser destacada, pois essa é a parte do corpo que é mais difícil de ser modelada.

Mulheres praticando spinning na academia

Não importa se você praticar sentado ou levantado, já que os benefícios serão os mesmos. Após algumas semanas praticando esse esporte, você vai notar resultados surpreendentes na parte inferior do corpo. Mais firmeza, mais músculos e mais beleza.

Fortalece as costas

Um dos grandes benefícios do spinning e outros exercícios em bicicletas é que eles trabalham a lombar, o trapézio e os músculos dorsais. Isso faz com que os músculos que cercam a área cresçam e se fortaleçam, tornando as nossas costas mais fortes.

Costas fortes são sinônimo de menos acidentes, menos dores e melhora na postura. Nós adotamos uma má postura inconscientemente para nos proteger da dor que poderíamos sofrer pelas costas serem sustentadas por músculos fracos. Se você tiver costas fortes não precisará dessa “proteção” adicional.

Diga adeus à celulite

Esse inimigo tão temido pelas mulheres pode desaparecer com a prática deste esporte. O exercício ajuda a ativar a circulação, o que permite que a celulite diminua significativamente ou, até mesmo, desapareça.

Além disso, como o spinning é um tipo de exercício intenso, os resultados poderão ser notados muito antes do que você imagina.

Traz benefícios para os ossos

Os ossos ficam mais resistentes e fortes através da prática desse esporte. O tecido ósseo será submetido a um esforço extremo, o que será muito benéfico a longo prazo. Como os músculos se tornam mais fortes, a combinação de ambos evitará problemas nas articulações e outros problemas de saúde no futuro.

Trabalha quase todo o corpo

Encontrar um esporte que seja completo, ou quase isso, é uma tarefa difícil. Mas com o spinning descobrimos que não é bem assim. Você trabalha não só as pernas e o bumbum, mas também os braços que precisam fazer força para pedalar, além de definir os músculos abdominais.

Como eles são tensionados durante a aula, aos poucos, é possível que você até perceba que tem uma “barra de chocolate” no abdômen. É um esporte duro, nós sabemos, mas devido aos benefícios trazidos por ele vale a pena esse esforço, você não acha?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chavarrias M, Carlos-Vivas J, Collado-Mateo D, Pérez-Gómez J. Health Benefits of Indoor Cycling: A Systematic Review. Medicina (Kaunas). 2019 Aug 8;55(8):452.
  • Donati Zeppa S, Amatori S, Sisti D, Gervasi M, Agostini D, Piccoli G, Pazienza V, Gobbi P, Rocchi MBL, Sestili P, Stocchi V. Nine weeks of high-intensity indoor cycling training induced changes in the microbiota composition in non-athlete healthy male college students. J Int Soc Sports Nutr. 2021 Dec 18;18(1):74.
  • Huang WC, Chiu PC, Ho CH. The Sprint-Interval Exercise Using a Spinning Bike Improves Physical Fitness and Ameliorates Primary Dysmenorrhea Symptoms Through Hormone and Inflammation Modulations: A Randomized Controlled Trial. J Sports Sci Med. 2022 Dec 1;21(4):595-607.
  • Schultz SJ, Gordon SJ. Recreational cyclists: The relationship between low back pain and training characteristics. Int J Exerc Sci. 2010 Jul 15;3(3):79-85.
  • Szabo A, Gáspár Z, Kiss N, Radványi A. Effect of spinning workouts on affect. J Ment Health. 2015 Jun;24(3):145-9.
  • Valle VS, Mello DB, Fortes Mde S, Dantas EH, Mattos MA. Effect of diet and indoor cycling on body composition and serum lipid. Arq Bras Cardiol. 2010 Aug;95(2):173-8. English, Portuguese.
  • Verrusio W, Andreozzi P, Renzi A, Martinez A, Longo G, Musumeci M, Cacciafesta M. Efficacy and safety of spinning exercise in middle-aged and older adults with metabolic syndrome: randomized control trial. Ann Ist Super Sanita. 2016 Apr-Jun;52(2):295-300.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.