Logo image
Logo image

5 hábitos para ser uma pessoa feliz

4 minutos
Ser feliz é a principal motivação na vida de muitas pessoas. Alcançar a felicidade é simples: basta ser uma pessoa constante e comprometida com a mudança.
5 hábitos para ser uma pessoa feliz
Última atualização: 30 outubro, 2020

Todos temos interesse ​​em saber quais são os hábitos necessários para ser uma pessoa feliz. A felicidade é um estado de bem-estar em todos os aspectos da vida, muito desejado por todos. Mas será que ela é algo difícil de alcançar? Como fazer para chegar lá?

De uma forma geral, todas as pessoas conhecem uma série de hábitos que influenciam positivamente na qualidade de vida e no bem-estar emocional: a prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável e equilibrada e o convívio social são alguns deles.

No entanto, cultivar a felicidade também requer uma mudança de mentalidade quanto à forma como as coisas que acontecem são percebidas e interpretadas.

Por outro lado, uma mudança positiva no estilo de vida traz benefícios para o desempenho esportivo. As pessoas que são mais felizes são mais autoconfiantes e mais motivadas para se esforçar e alcançar os objetivos relacionados ao esporte.

Dessa forma, existem muitas razões pelas quais é conveniente introduzir hábitos para ser uma pessoa feliz. A seguir, vamos falar sobre alguns deles.

1. Pratique exercícios de gratidão e perdão

O primeiro passo para ser uma pessoa feliz é estar em paz consigo mesmo e com os outros. As emoções negativas, tais como rancor e desconfiança, são um peso que dificulta adotar uma nova perspectiva.

Em primeiro lugar, mostrar gratidão é uma forma de reconhecer e lembrar tudo o que você possui, sejam objetos materiais, pessoas ou qualidades. Um exercício simples é escrever em um pedaço de papel cinco coisas que te ajudam a crescer a cada dia e colocá-lo em um lugar visível.

Por outro lado, o perdão é terapêutico e libertador. Significa que a pessoa foi capaz de curar as suas feridas e iniciar uma nova etapa sem amarras ou limitações. Não importa quantos erros tenham sido cometidos, todos merecemos perdoar e ser perdoados.

2. Reserve um tempo por dia para fazer o que você gosta

Some figure

O estresse da rotina diária impossibilita reservar um momento do dia para desfrutar dos nossos hobbies. Geralmente, é entendido que os momentos de desconexão devem ser no fim de semana, mas isso não é o suficiente.

Reservar um tempo para os hobbies não é apenas uma forma de desconexão mental, como também uma forma de se realizar e de se sentir confortável consigo mesmo.

Para ter tempo suficiente, é conveniente se organizar e estabelecer um horário para as tarefas que devem ser realizadas durante o dia. Dessa forma, busca-se evitar a perda de tempo e as horas ociosas.

3. Pratique esporte acompanhado

A prática regular de exercícios, sozinho ou acompanhado, influencia positivamente o bem-estar. No entanto, treinar com outras pessoas pode ter um valor agregado por vários motivos.

Em primeiro lugar, fazer exercício com alguém é a desculpa perfeita para se reunir com os amigos para uma atividade saudável e divertida.

Além disso, a presença de outras pessoas durante a prática de esportes pode influenciar positivamente o desempenhoOs psicólogos chamam de facilitação social o aumento no desempenho que ocorre quando um comportamento é realizado na presença de outras pessoas.

4. Aprenda a dizer não

Muitas vezes, a vontade de ajudar os outros é confundida com subordinar as próprias necessidades aos desejos e caprichos dos outros. Não há nada de errado com ajudar, de fato, é benéfico criar vínculos fortes. O problema surge quando não conseguimos estabelecer limites entre nós mesmos e as outras pessoas.

Estabelecer limites entre nós e as outras pessoas é benéfico. É uma forma de não depender dos outros e de reforçar o nosso valor como pessoas únicas e individuais. Para isso, é preciso aprender a dizer não de forma assertiva quando os desejos dos outros interferirem com os nossos.

5. Experimente novas experiências enriquecedoras

Em muitas ocasiões, a felicidade é buscada em coisas materiais como, por exemplo, dinheiro, produtos de luxo ou presentes. Esses itens podem trazer prazer momentâneo, mas não um estado duradouro de bem-estar como é a felicidade.

Some figure

Envolver-se em novas experiências é uma forma de abrir a mente e que pode ajudar a adotar uma nova perspectiva diante da vida. Fazer trabalho voluntário, aprender uma nova habilidade ou viajar sozinho são exemplos de atividades que mudam a pessoa por dentro.

Participar de atividades como essas não só ajuda a ser mais feliz, como também aumenta a sensação de autonomia e autoconfiança. Afinal, não há nada mais reconfortante do que se sentir capaz de superar os desafios propostos.

Os hábitos para ser feliz são mais simples do que você pensa

A felicidade está ao alcance de qualquer pessoa que esteja disposta a incluir esses hábitos simples em sua vida. Cultivar o bem-estar é algo mais mental do que material. Por isso, os hábitos para ser uma pessoa feliz devem estar mais focados em mudar a mente, e não tanto em modificar o ambiente.

Por fim, é importante ressaltar que ser feliz não significa estar sempre contente. As pessoas felizes também experimentam emoções negativas, e isso não é ruim.

Todas as emoções têm uma função específica e ajudam a nos adaptarmos às diferentes situações. A felicidade não é uma emoção, mas sim um estado de bem-estar e motivação para a vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ruiz, Y. (2011). La Influencia de la Facilitación Social en el Trabajo en Grupo en la Escuela. Andalucía, España: Revista Temas para la Educación.
  • Clark, Andrew Eric, Happiness, Habits and High Rank: Comparisons in Economic and Social Life (May 2012). SOEPpaper No. 452, Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=2131154 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2131154

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.