5 posturas de Yoga que você pode fazer em casa para dores nas costas
A Yoga é um exercício que, além de promover o relaxamento e o aprendizado de várias técnicas de respiração, é muito útil para trabalhar os músculos do corpo. Nesta oportunidade, apresentaremos algumas posturas de Yoga para dores nas costas. Com elas, você será capaz de evitar a dor e melhorar consideravelmente sua flexibilidade e postura.
Essas posturas podem ser benéficas até mesmo à nível ósseo: a mesma flexibilidade que obtemos nos músculos é aplicável aos ossos, evitando assim uma doença comum ao longo do tempo, a osteoporose. Como se isso não bastasse, a melhora do equilíbrio ajuda a evitar quedas e, consequentemente, contusões e fraturas.
Com todos esses fatores já mencionados, podemos nos concentrar no tema principal deste artigo: as melhores posturas de Yoga para dores nas costas. Graças a elas, você obterá todas essas vantagens em uma área importante do corpo para seu bem-estar físico.
5 posturas de Yoga para dores nas costas
1. Cachorro olhando para baixo
Este é um dos exercícios de Yoga mais conhecidos. Apresenta grandes benefícios para os extensores, músculos que compõem a parte inferior das costas e que atuam quando você levanta peso, entre outras situações.
Como fazê-la? Fique sentado, apoiando as nádegas nos calcanhares e com os braços estendidos o máximo possível. Nesse momento, inspire. Então, a descida começa, trazendo as mãos e o tronco para frente até tocar o chão. Ao mesmo tempo, expire suavemente.
Nesse ponto, as mãos devem estar voltadas para a frente, os dedos bem abertos e as axilas bem estendidas. Então, você se levanta para se apoiar nos joelhos e na ponta dos pés; O próximo passo é levantar o quadril, para que o suporte fique agora nos dedos dos pés.
Finalmente, levante o cóccix e, com as mãos firmes, traga a cabeça para o chão o máximo possível, aproximando-a cada vez mais do umbigo. Desta forma, o corpo será arqueado e as suas pernas, a coluna e os braços serão alongados.
2. O arco
Esta postura de Yoga para dores nas costas é uma ótima alternativa para alongar bem os músculos dorsais. Para fazê-la, deite-se de barriga para baixo e dobre os joelhos, enquanto traz os calcanhares para as costas. Os joelhos devem estar separados e a testa deve apontar para o chão.
Traga os braços de volta para os tornozelos com as mãos. Finalmente, desdobre o arco levantando as costas e o pescoço e puxando os tornozelos para cima; Mantenha essa posição por alguns segundos, concentrando-se em sua respiração.
3. O peixe
Outra excelente postura para alongar as costas. Para começar, deite-se de barriga para baixo, com as pernas juntas e as palmas das mãos sob as coxas. Quando você chegar a um estado de relaxamento, comece a elevar o tórax pouco a pouco, enquanto gentilmente traz a cabeça para trás.
O ideal é que o topo da cabeça se torne seu apoio, enquanto os ombros estão separados do chão. Fique assim o tempo que considerar apropriado, sempre respirando profundamente. Para retornar à posição original, leve o queixo para o esterno e, pouco a pouco, vá apoiando seu corpo no chão.
4. Torção da Espinha Dorsal
Pode parecer uma das posturas de Yoga mais difíceis, mas ela combate as dores nas costas e ao tentar você verá que não é tão difícil assim. Para começar com este trabalho, você deve ficar de costas, com os braços estendidos para os lados e as palmas voltadas para baixo.
Em seguida, dobre o joelho em um ângulo de 90 °, os pés não devem tocar o chão. O próximo movimento é virar o quadril para trazer o joelho até a axila. Como conseqüência as pernas estarão próximas ao chão. Você notará um alongamento relaxante nas costas, produto da pressão intravertebral que é eliminada.
Depois de permanecer nessa posição por alguns segundos, retorne à posição inicial e faça com o outro lado. Se você achar mais confortável, pode fazer esse trabalho também mantendo a outra perna esticada.
5. Cachorro olhando para cima
A última das posturas de Yoga para dores nas costas que descreveremos é muito simples. Você só precisa se deitar de barriga para baixo e, com as palmas das mãos nas laterais do peito, levantar delicadamente a cabeça, os ombros e as costas do chão.
O olhar deve se fixar à frente todo o tempo que este exercício durar, enquanto todo o corpo do abdômen para baixo está em contato com o chão.
As dores nas costas ficarão no passado se você praticar regularmente essas posturas de Yoga. Você não precisa sair e procurar um lugar para praticá-lo: apenas um tapete em casa será suficiente para colocar em prática essas técnicas simples e eficazes.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.