Você conhece o treino das 100 repetições?
Quando começamos no mundo do exercício, ou até quando já estamos nele há algum tempo, é sempre bom inovar nos treinos. O ideal é fazer treinos que sejam efetivos e agradáveis, mas ao mesmo tempo alcançar novas metas e ultrapassar barreiras no treinamento. Uma opção para essa meta é o treino das 100 repetições.
À medida que o corpo adquire mais habilidades, precisamos de treinos mais exigentes. Daí vem o treino das 100 repetições. Um treino que parece ser difícil, mas que traz resultados excelentes. Se você gosta de desafios e quer mostrar que tem capacidade de superá-los, o treino das 100 repetições será um excelente começo para desafiar seu corpo. Siga lendo!
O treino das 100 repetições
O treino das 100 repetições tornou-se popular nos anos oitenta graças aos fisiculturista Rory Leidelmeyer. Sim, é um número bem grande de repetições. Por isso é importante não fazer esse treino por mais de duas semanas seguidas, para evitar uma possível sobrecarga de treinamento nos músculos.
Fazer o treino das 100 repetições dará a seus músculos crescimento e força. Se você nunca fez tantas repetições de um mesmo exercício, pode dividi-las em segmentos. O importante é chegar A 100 repetições, além de ter em mente os seguintes pontos:
- Não faça o treino das 100 repetições para todos os músculos em um mesmo dia. Esse treino é bem exigente para os músculos, por isso, o recomendável é escolher dois grupos de músculos para trabalhar por dia. Por exemplo: abdômen e peitoral, ou glúteos e bíceps.
- Não se cobre demais se não completar o treino de primeira. É importante traçar uma linha entre o esforço e o risco de lesionar algum músculo. Isso quer dizer que se você se sentir muito cansado, mas ao mesmo tempo com capacidade para terminar o treino, tudo está bem. Mas se você sentir que seus músculos não conseguem mais seguir, é melhor parar.
Músculos à obra
Há diferentes maneiras de fazer o treino das 100 repetições. Você pode testá-las e ficar com a que mais gostar, ou alterná-las. O que muda é o ritmo de execução, porque ao fim chegaremos nas 100 repetições do exercício.
Se possível, complemente esse treino com outros que envolvam a parte aeróbica. Você pode fazer uma sessão de HIIT ou zumba, e depois fazer o treino das 100 repetições. Isso é bom porque, através do aeróbico, o corpo aquece o suficiente e os músculos têm um desempenho melhor durante o treino.
Há três maneiras de fazer esse treino:
- 50 repetições de manhã ou de tarde e 50 repetições de tarde ou de noite (após cerca de seis horas das primeiras 50).
- 25 repetições a cada meia hora até chegar a 100.
- 10 repetições por hora até chegar a 100.
Concentre-se nos músculos
Bom, você deve estar perguntando… 100 repetições do que? Simples, uma vez escolhido o grupo de músculos que você quer trabalhar, realize exercícios que concentrem a energia nessas áreas. Por exemplo, se você escolheu glúteos e bíceps, faça agachamento e flexões. O importante é que você faça exercícios que contraiam os músculo que você deseja treinar.
Aqui estão algumas sugestões de exercícios que você pode fazer, dependendo dos músculos que quiser estimular:
- Peito e triceps: flexões e tríceps no banco.
- Adutores e glúteos: agachamentos sumô ou agachamentos com salto.
- Abdômen: abdominais tesoura e oblíquos
Quando realizamos treinos exigentes, é preciso tomar cuidado com o corpo. Quanto mais nos desgastamos, mais precisaremos descansar para que os músculos se recuperem devidamente.
Você também precisa cuidar da alimentação. Consuma proteínas e alimentos que deem energia. Se você também quer aumentar o tamanho de seus músculos, pode complementar a alimentação com suplementos.
Lembre-se de não exigir demais de si mesmo. Vá devagar. Fazer 100 repetições pode parecer um pouco difícil, mas vale a pena ver nosso corpo melhorando, tanto esteticamente quanto no que diz respeito à saúde. Dê 100% de sua energia!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.