Memória muscular: é verdade que os músculos têm memória?

· 7 de julho de 2018
Quando alguém treina há um bom tempo e para de treinar, mesmo que por um longo período, ao voltar novamente seus músculos entram em forma de novo de forma mais rápida

Alguma vez já te disseram que os músculos têm memória e você quer saber se essa afirmação é verdadeira? Se você saiu da academia e ainda não pensa em voltar, os músculos terem memória poderia ser a motivação definitiva para você fazer isso? Falaremos sobre esse assunto a seguir.

Porque se diz que os músculos têm memória

A rápida adaptação dos músculos após retornar ao treinamento é uma das principais razões pelas quais se diz que os músculos têm memória. Já foi comprovado que é muito mais fácil exercitar um músculo que já foi treinado, mesmo que isso tenha acontecido há muito tempo, do que fazê-lo com um músculo que sempre foi sedentário.

Imagem do tecido muscular na altura do ombro, peitoral e braço

Um estudo realizado na Universidade de Oslo explica que os exercícios que o músculo já realizou são guardados na memória muscular do corpo. É como se os músculos tivessem núcleos para armazenar a informação que talvez você mesmo nem se lembre de forma consciente.

Na verdade, as fibras musculares são formadas por células que têm alguns núcleos, cada uma capaz de armazenar muita informação, como por exemplo os exercícios que foram feitos antes e a reação que os músculos tiveram a eles, sendo capazes de copiá-los, mas desta vez de forma mais rápida.

Além disso, o treinamento promove o surgimento de novas fibras musculares que também aumentam com o exercício. Não importa há quanto tempo tenhamos parado de treinar, essas fibras não desaparecerão. Por isso, mesmo após passados 20 anos, quando se retorna ao exercício as fibras recuperam volume rapidamente.

Essa é a razão pela qual se diz que os músculos têm memória. Ainda que, na realidade, poderia-se dizer que se trata mais propriamente de uma manutenção de fibras.

E se pararmos de treinar?

É claro que isso não significa que se pararmos de treinar os músculos eles permanecerão da mesma forma por muito tempo. Quando os exercitamos, as fibras musculares aumentam de volume e o surgimento de mais fibras acontece.

É por isso que o volume aumenta em nosso corpo. Mas, ao pararmos de treinar, essas novas fibras atrofiam e perdem sua espessura. Não falamos de não treinar por dois ou três meses, mas sim por mais tempo, porque da mesma forma que é difícil ganhar massa magra, também leva tempo para perdê-la. Não tenha medo de tirar um mês de férias do treinamento, pelo contrário, você deve fazer isso.

Mulher malhada com halteres exercitando braços

Então sim, os músculos têm memória, da mesma forma que aprendemos a andar de bicicleta quando crianças e mesmo adultos, ainda que não façamos isso há anos, não nos esquecemos.

Porque é preciso exercitar seus músculos

É verdade que as academias estão cheias de rapazes e moças que só querem ter um corpo todo feito de massa muscular. Isso é tão respeitável quanto qualquer outra opção. Mas a verdade é que treinar os músculos vai além de uma simples mudança física.

Os músculos treinados são um órgão endócrino: ele servirá como metabolizadores do corpo que processarão energia através das gorduras e carboidratos. Desta forma, eles atuam contra o diabetes, na coagulação do sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Embora nem todo mundo tenha tempo de ir à academia, há muitas coisas que você pode fazer para exercitar seus músculos. Você quer que seus músculos tenham memória? Pois bem, comece a treiná-los hoje mesmo.

Mulher se exercitando subindo escadas correndo

  • Baixe um aplicativo de exercícios. Na Internet existem centenas de aplicativos que sugerem rotinas de exercícios que você pode fazer em casa em apenas dez minutos. Isso não terá resultados de um dia para o outro, mas sim de longo prazo.
  • Esqueça o elevador e o carro. Suba as escadas e caminhe, mesmo que você não tenha dez minutos por dia para fazer um treino, certamente você pode criar esses hábitos.
  •  Se você passa muito tempo sentado, talvez pelo seu trabalho, levante-se a cada duas horas e mova as pernas, mesmo que seja no mesmo lugar em que você está parado.
  • Dance, pule ou corra. Com certeza há uma atividade que você gosta e que permite que você exercite seus músculos. Faça isso sempre que tiver a oportunidade.

Qualquer esforço que você faça para se exercitar será melhor que nada. E além disso, mesmo que você passe anos sem fazer nenhum exercício, pelo menos seu músculo criou alguma memória e a próxima vez será mais fácil!