Fazer Pilates emagrece ou eu devo escolher outro exercício para queimar calorias?

Muitas pessoas com excesso de peso acreditam que o Pilates não vai ajudá-las a emagrecer e por isso decidem escolher máquinas de cardio ou outros esportes mais movimentados. Essa crença não poderia estar mais longe da verdade!
Fazer Pilates emagrece ou eu devo escolher outro exercício para queimar calorias?

Última atualização: 07 novembro, 2019

Acredita-se que o Pilates é um exercício relaxante que permite criar uma conexão entre corpo e mente. Por um lado isso é verdade, mas essa definição levou à crença que este esporte não ajuda a tonificar o corpo ou queimar gordura. Nada está mais longe da realidade. Sim, fazer Pilates emagrece e queima calorias, e nós explicaremos o porquê.Fazer pilates emagrece 

O Pilates realmente queima calorias?

Devido à definição que mencionamos no começo e que muitos deram a esta disciplina, é normal que ela seja confundida com a Yoga, mas um difere muito do outro.

O Pilates se concentra em trabalhar e desenvolver o núcleo do corpo e, como resultado, o corpo desenvolve força e resistência muscular. O Pilates trabalha a partir dos músculos interiores do seu corpo e isso ativa o seu metabolismo e ajuda a perder gordura mais rapidamente.

Mulheres fazendo uma aula de pilates

Os alongamentos realizados nas sessões de Pilates necessitam de esforço, definem o músculo e isso faz com que calorias sejam queimadas e portanto também as gorduras. Além disso, mais uma vantagem do Pilates é que ele é de baixo impacto, então qualquer um, mesmo se tiver uma lesão, pode praticá-lo.

Evidentemente, você deve avisar o instrutor sobre qual lesão você tem para que ele não passe exercícios focados na área lesionada, gerando a possibilidade de te machucar.

Embora os exercícios de Pilates pareçam calmos, eles consistem em movimentos estáticos, e a força exercida para manter a posição por alguns segundos queima calorias, com certeza!

Portanto, não duvide que fazer Pilates emagrece e queima sim calorias. Na verdade, é um dos melhores esportes que existe para isso.

Fazer Pilates emagrece! Mas há mais motivos para fazer Pilates

  • Reduz o estresse. Uma das principais causas da obesidade é o estresse. Ele nos leva a comer mais do que o necessário e nos faz acumular mais gordura. Como o Pilates é um exercício relaxante que também trabalha nosso interior, o estresse diminui e, com ele, nosso apetite.
  • É muito divertido. Nenhuma aula de Pilates é igual a outra. Se você já participou de outras aulas de esportes, pode ter ficado entediado porque muitos dos movimentos se repetem todos os dias. Você é capaz de saber o próximo passo que o instrutor dará antes mesmo de ele o fazer. No Pilates isso não acontece porque cada aula é diferente graças às centenas de exercícios que podem ser realizados e aos acessórios disponíveis.
  • Melhora a circulação. Trabalhar o núcleo do nosso corpo é benéfico para promover o fluxo sanguíneo.
Mulher fazendo abdominais na academia
  • Fortalece as costas. Não há nada melhor do que o Pilates para pessoas com problemas nas costas. Os alongamentos realizados nesta disciplina fortalecerão os músculos delas, que por sua vez protegerão a coluna e evitarão lesões.
  • Você terá companhia. Se você for a uma aula em uma academia, poderá se relacionar com outras pessoas com os mesmos objetivos. O Pilates não é um exercício fácil, embora existam níveis diferentes; mas o fato de que outros passaram pelo mesmo irá te ajudar a não sentir vergonha se não conseguir fazer um exercício; ajudará você a não se desanimar. Os resultados de fazer Pilates duas vezes por semana podem ser vistos a partir do primeiro mês. Não desista!
  • Você vai melhorar o equilíbrio. Muitos exercícios nesta disciplina são baseados no equilíbrio, então, com a prática, você pode melhorar este aspecto que será muito útil durante a sua vida.

Como você pode ver, o Pilates queima calorias e, além disso, traz muitos benefícios que melhoram nossa saúde e nossa qualidade de vida. Inscreva-se agora em uma aula de Pilates!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.