Logo image
Logo image

Esportes que combinam dança e exercícios

4 minutos
Combinar dança e exercícios foi uma das apostas fitness há alguns anos, e o sucesso conquistado contribuiu para que surgissem novas propostas a cada ano.
Esportes que combinam dança e exercícios
Última atualização: 24 janeiro, 2021

Se você não gosta de levantar pesos ou de aulas em que é preciso usar a força, recomendamos que você experimente algumas modalidades ou esportes que combinam dança e exercícios. Treine enquanto se diverte e queima calorias!

Como combinar dança e exercícios?

Um grande grupo de pessoas não vai para as academias porque fica entediado, ou porque quer se exercitar de uma forma mais divertida. Foi assim que começaram a surgir as aulas de step, salsa ou spinning.

Se você está procurando combinar dança e exercícios para se divertir enquanto treina, fazer amigos e ter bons momentos, mas, além disso, também suar e queimar calorias, preste atenção à lista a seguir:

1. Zumba

Talvez seja a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em dança e exercícios. As aulas de Zumba são muito divertidas e permitem aprender coreografias com as músicas do momento, principalmente do reggaeton e pop latino. Vista roupas coloridas e se prepare para uma hora de diversão garantida!

A zumba, derivada da rumba, nasceu na América Latina e, por isso, as músicas escolhidas são principalmente dessa região. O sucesso da Zumba está relacionado ao entretenimento, a perder a timidez e a se divertir ou se desligar durante uma hora de aula.

2. R-fitness

É um pouco semelhante à Zumba, mas talvez um pouco mais complicado e é voltado para quem procura exercícios de alto impacto. As coreografias de R-fitness – reggaeton e fitness – são dinâmicas e podem incluir agachamentos ou polichinelos, bem como posturas típicas do reggaeton.

Some figure

3. Sh’Bam

Com este nome um pouco curioso que nos parece exótico, esta é mais uma das modalidades que combinam dança e exercícios. O Sh’Bam nasceu na Nova Zelândia e cada aula tem uma duração de 45 minutos.

Durante esse período, são tocadas 12 canções ou tracks com uma coreografia previamente estipulada. As músicas podem ser mais ou menos agitadas, mas a chave está na progressão: passa-se dos movimentos mais básicos para os mais complexos.

4. Afroaerobics

A palavra aerobics pode soar como um exercício dos anos noventa, mas, desde então, houve muitas mudanças e várias submodalidades novas foram criadas. Uma delas é o Afroaerobicsum exercício completo que combina ritmos africanos e danças europeias.

Trata-se de uma proposta muito interessante, de intensidade moderada e pensada para as pessoas que encontram a sua filosofia de vida na expressão corporal.

5. Ballet Fit

O balé é uma modalidade na qual é necessária muita disciplina, além da prática contínua. Geralmente se relaciona com horas e horas de treino desde bem cedo na vida. No entanto, graças ao Ballet Fit, mais pessoas podem realizar as suas posturas básicas enquanto se divertem com a música e treinam.

6. Body Jam

Nome mais atual e moderno, impossível. Ao pensar em Body Jam, provavelmente imaginamos um grupo de jovens dançando em um grande salão, vestindo roupas coloridas e folgadas. As aulas dessa modalidade que combina dança e exercícios têm uma duração de 30 a 55 minutos.

Cada sessão de Body Jam pode incluir diferentes estilos musicais, sempre sob a premissa de que sejam dinâmicos, rápidos e divertidos.

Some figure

7. Booty Shape Movement

Esta é uma das mais novas tendências fitness mundiais e, de acordo com os seus instrutores, é a melhor forma de obter glúteos invejáveis ​​em apenas algumas sessões. Através de coreografias e danças energéticas e dinâmicas, a ideia é que as mulheres voltem a amar as suas curvas e tenham orgulho delas.

As aulas de Booty Shape Movement são em grupo e têm uma duração de cerca de 50 minutos. Além de dançar, também são feitos afundos, agachamentos, pranchas, flexões, elevações de pernas e abdominais. O foco dos exercícios são os glúteos.

8. Jazzercise

Conforme o próprio nome indica, a modalidade é uma mistura entre a música jazz e os exercícios. Uma aula de jazzercise é 100% de cardio porque também inclui movimentos do kickboxing, do Yoga e do pilates, tanto de baixo quanto de alto impacto.

Por fim, outras modalidades que combinam dança e exercícios são: pound rockout (para trabalhar principalmente os braços), FitDance (com ritmos latinos), Total Barre (combina balé, Yoga e pilates) e Strong By Zumba. Por que não experimentar a que mais te interessa?  


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Nieto, L – Zumba, pilates y yoga, la receta contra el calor – La Región – Agosto 2020 – https://www.laregion.es/articulo/deporte-local/zumba-pilates-yoga-receta-calor/20200802225753964497.html
  • Hola – ‘Booty Shape Movement’, una nueva disciplina para trabajar los glúteos – Enero 2019 – https://www.hola.com/estar-bien/20190109135032/entrenamiento-booty-shape-gt/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.