Conheça 6 benefícios dos exercícios matinais

26 de março de 2020
No artigo de hoje, analisaremos quais os benefícios da prática de exercícios no horário da manhã, de acordo com a ciência.

Nem sempre se trata de quando queremos treinar, mas sim de quais momentos temos disponíveis para fazê-lo. Devido às nossas obrigações estudantis ou profissionais, nem sempre podemos escolher a hora de praticar esportes. Conheça agora os benefícios dos exercícios matinais e organize sua rotina para se movimentar ao acordar.

A estruturação da rotina

É verdade que às vezes não temos escolha a não ser nos adaptar às circunstâncias. Mesmo assim, a maneira mais correta de levar uma vida saudável mental e fisicamente é fazer um planejamento diário, semanal ou mensal das nossas obrigações. Dessa maneira, conseguiremos ter maior controle sobre o que fazemos.

As obrigações ou hobbies de cada pessoa são um mundo a parte. Dito isto, nem todos têm a possibilidade de realizar sua sessão de atividade física quando quiser.

Existem pessoas que trabalham 12 horas e outras que não têm um horário de trabalho fixo, o que dificulta muito a organização pessoal.

Por que os exercícios matinais são uma boa ideia?

Vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre as questões fisiológicas e psicológicas. Você ficará impressionado com a forma como se exercitar após se levantar e tomar café, antes de qualquer trabalho ou questão pessoal, é útil para alcançar objetivos.

Os benefícios dos exercícios matinais

1. Aumenta a queima de gordura

Este aspecto tem dois lados. Se o esporte for realizado com o estômago vazio, a queima de gordura se multiplicará e a reserva de gordura poderá ser queimada. Isso promove a queima de 25% mais gordura.

Vários benefícios à saúde são trazidos pelos exercícios matinais.

No entanto, é um mecanismo que requer controle da duração e da intensidade da sessão para evitar hipoglicemia leve ou redução de eletrólitos, ou seja, desidratação.

Por outro lado, se o exercício for realizado após o café da manhã, ele ativará de maneira muito semelhante nosso metabolismo basal ao longo do dia, o que facilita a queima de gordura sem trazer nenhum risco.

2. Melhora o humor

Temos quatro substâncias químicas no cérebro que controlam o humor: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Essas substâncias químicas são reguladas ao longo do dia. O fato de ativar os níveis hormonais através do treinamento favorecerá a estabilidade emocional pelo resto do dia.

Além disso, ter uma estrutura diária de treinamento e cumpri-la é um fator intrínseco que promove a autoestima. Portanto, o humor melhora, e isso contribui para a felicidade.

3. Regulação de ciclos circadianos

Duas das principais razões para a insônia geralmente são a deitar sem estar cansado e o estresse rotineiro. Com a prática esportiva pela manhã, poderemos chegar à noite com um desejo de descansar maior.

4. Comece o dia sem ansiedade

No que diz respeito aos aborrecimentos do dia a dia, a atividade física na primeira hora evita reações estressantes nas horas subsequentes. Assim, patologias indiretas causadas pelo estresse são evitadas. É um tipo de “remédio” antes do problema, com a vantagem de não ser uma solução invasiva.

5. Controle da ingestão nutricional diária

Este é um aspecto muito importante, através do qual alcançaremos um consumo calórico correto. Após a atividade matinal, precisaremos reabastecer os nutrientes com uma dieta balanceada. Com refeições fartas nas primeiras horas do dia, nos sentiremos saciados e esses nutrientes serão o combustível para o dia.

Dessa forma, evitaremos consumir alimentos pesados nas últimas horas do dia, nas quais geralmente não há tanta atividade. Como consequência, não acumularemos tantas reservas de gordura em nosso corpo.

6. Não pulamos o treino por estarmos cansados

Depois de se acostumar com o treinamento pela manhã, você terá as baterias recarregadas logo após acordar de um sono agradável e do seu café da manhã.

Dito isso, você não terá a desculpa de que não treinará por causa do cansaço acumulado durante o dia. Ou seja, você já terá realizado desde o início do dia a tarefa mais custosa fisicamente para depois executar tarefas mais leves.

O café reduz a inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro e é um bom remédio para dores de cabeça.

Exercícios matinais: o importante é treinar

A questão principal não se baseia em que hora do dia você treina ou nos benefícios que cada momento acarreta. O foco do tema é que devemos praticar esportes diariamente.

É verdade que cada pessoa tem uma rotina diária e nem todos podem treinar nas primeiras horas do dia e aproveitar os benefícios dos exercícios matinais.

No entanto, se você conseguir dormir um pouco mais cedo e treinar antes de suas obrigações, obterá benefícios espetaculares em todos os aspectos. Pode ser uma tarefa difícil, mas a recompensa é enorme!

  • Maria Küüsmaa, Moritz Schumann, Milan Sedliak, William J. Kraemer, Robert U. Newton, Jari-Pekka Malinen, Kai Nyman, Arja Häkkinen, Keijo Häkkinen. Fisiología Aplicada, Nutrición y Metabolismo. 2016, vol. 41, No. 12 : pp. 1285-1294
    Efectos del entrenamiento combinado de fuerza y ​​resistencia de la mañana contra la noche sobre el rendimiento físico, la hipertrofia muscular y las concentraciones séricas de hormonas. https://doi.org/10.1139/apnm-2016-0271
  • David W. Hill. Diferencias entre la mañana y la tarde en respuesta al ejercicio exhaustivo de intensidad severa. Laboratorio de Fisiología Aplicada, Departamento de Kinesiología, Promoción de la Salud y Recreación, 1155 Union Circle # 310769, Universidad del Norte de Texas, Denton.