Quais são os principais esportes de inverno?
Uma característica dos esportes de inverno é que eles precisam de gelo ou de neve para serem realizados. Dessa forma, se eles forem praticados ao ar livre, é necessário viajar de um hemisfério a outro em busca de tais condições, ou então aproveitar as pistas artificiais. Falaremos sobre esses esportes no artigo a seguir.
Quais são os esportes de inverno?
Sem dúvida, é fundamental haver neve ou gelo para poder praticar esportes de inverno. No entanto, para que não seja algo exclusivo dos meses frios, também existem pistas artificiais onde praticá-los. Esses são os esportes que mais se destacam:
1. Hóquei no gelo
Esse esporte é jogado entre dois times, cada um deles formado por seis jogadores – cinco de linha e um goleiro – e usando patins especiais. O objetivo é deslocar um disco de borracha usando um taco longo para fazer pontos no gol contrário.
Ganha, então, aquela equipe que nos 60 minutos de jogo – três tempos de 20 minutos cada – fizer mais gols. O hóquei sobre gelo foi inventado no Canadá e é bastante popular nos Estados Unidos, na Finlândia, na Suécia, na Rússia e na Europa central.
2. Patinação artística sobre gelo
Essa é, sem dúvida, uma das provas mais bonitas dos Jogos Olímpicos de Inverno. Ela consiste em interpretar uma peça musical realizando giros, saltos, acrobacias e piruetas sobre patins com lâminas de aço em uma pista de gelo. Os juízes avaliam três aspectos: técnica, atletismo e artística.
3. Esqui alpino
Trata-se de uma das modalidades do esqui e tem esse nome porque começou a ser praticado nos Alpes. O objetivo da competição é descer o mais rápido possível seguindo um percurso sinuoso marcado por balizas.
O campeonato de esqui alpino é organizado desde 1931 e, além disso, esse esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1936.
4. Bobsleigh
Outro dos esportes de inverno mais importantes nos Jogos Olímpicos, incluído dentro das modalidades de descida em trenó, junto com o skeletone o luge.
As pistas atuais nas quais acontece o bobsleigh são de concreto e refrigeradas, devem conter um labirinto com curvas consecutivas e uma reta com um percurso total de 1200 metros.
Pode-se competir em bobs de 2, de 4 ou de 6 pessoas. Os trenós são de aço – antes eram de madeira – e no começo do deslocamento os atletas devem correr ao lado do veículo para pegar velocidade, já que eles não têm motor.
5. Patinação de velocidade
Outra das provas mais divertidas dos Jogos Olímpicos de Inverno. Trata-se de uma corrida sobre uma pista de gelo alongada e circular nos extremos.
Os corredores se deslocam sobre patins com lâminas de aço. São disputadas 6 provas masculinas (500, 1000, 1500, 5000 e 10.000 metros e perseguição por equipes) e 6 provas femininas (500, 1000, 1500, 3000, 5000 e perseguição por equipes).
6. Snowboard
Um dos esportes de inverno mais radicais, praticado em todas as pistas de esqui do mundo. Contudo, diferentemente do esqui, no snowboard o deslizamento é realizado em cima de uma tábua e com o corpo virado para o lado.
As primeiras competições datam de 1970 e há diferentes modalidades: estilo livre, fora da pista, slalom paralelo, corrida e de montanha ou cross-country.
7. Salto de esqui
Esse esporte consiste em descer por uma rampa e, após pegar velocidade, iniciar um voo que permita chegar o mais longe possível.
Trata-se de uma modalidade olímpica desde a edição de 1924 e, sem dúvida, tem uma grande dificuldade técnica. Além disso, durante o “voo”, é necessário manter a harmonia e a estética do movimento, já que os juízes avaliam toda a performance do atleta.
8. Combinado nórdico
O último dos esportes de inverno dessa lista consiste em duas provas: saltos de esqui – em um trampolim – e esqui de fundo. A primeira competição foi realizada em 1892 em Oslo e é apenas masculina.
Desde 1924 é um esporte olímpico, no qual são disputadas três competições: a individual, a de equipes – quatro integrantes – e a de velocidade. Todas duram dois dias.
Por fim, outros esportes de inverno que podemos destacar são a patinação de velocidade em pista curta, a patinação sincronizada, o esqui de fundo, o esqui de velocidade, o telemark, a descida em trenó rápida e a corrida de motos na neve. Experimente!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Meyer, N. L., Manore, M. M., & Helle, C. (2011). Nutrition for winter sports. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640414.2011.574721
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.