Quais são os obstáculos de uma Spartan Race?

18 de abril de 2020
Se você está pensando em participar de uma edição da Spartan Race, é importante que você conheça cada um dos obstáculos que você terá que enfrentar. Vamos explicar aqui quais são os mais frequentes.

A Spartan Race é uma prova que alterna a corrida com obstáculos. É mais fácil treinar para a primeira parte, uma vez que isso consiste em correr progressivamente até atingir a distância desejada. Por outro lado, a parte dos obstáculos é a mais incerta e temida pelos participantes.

Não saber o que você vai encontrar ou a incapacidade de treinar para certos obstáculos dificulta ainda mais a superação da prova.

Para que você esteja preparado, a seguir vamos explicar quais são os obstáculos mais frequentes da Spartan Race. A altura, peso ou distância de cada um dependerá da modalidade na qual você decidir se inscrever.

1. Escalar paredes e pirâmides, algo básico na Spartan Race

Você deve ter em mente que a escalada é uma habilidade que você terá que demonstrar em qualquer prova da Spartan Race. Geralmente existem pelo menos dois obstáculos desse tipo, que são de uma das seguintes modalidades:

  • Escalar paredes: como se fosse uma parede de verdade, para escalar essas paredes é necessário ter força suficiente nos braços. O impulso é essencial para elevar o corpo e superar esse obstáculo. As paredes geralmente têm uma altura de cerca de dois metros.
  • Paredes com apoios: você também poderá encontrar paredes mais altas. Nesse caso, há apoios distribuídos pela superfície para facilitar a subida. De qualquer forma, você não deve ficar confiante demais. Certamente você estará cheio de barro e os apoios ficarão escorregadios em contato com os seus sapatos.
  • Pirâmides: sim, as pirâmides também aparecem em todos os níveis da Spartan Race. No topo, há uma corda fixada na qual você pode se pendurar para chegar ao topo. A principal dificuldade é a graxa espalhada ao longo de todo o plano inclinado. Os seus pés vão escorregar constantemente e você precisará ter braços atléticos para não cair.

2. Escalar cordas com nós

Este obstáculo é conhecido por todos. Trata-se de uma corda de vários metros que você deve escalar até chegar ao ponto mais altoPara te ajudar ao longo do caminho, a corda possui nós que facilitam a subida.

Esse é um exercício que requer um ótimo condicionamento físico, além de ter realizado anteriormente um treinamento intenso para pernas e braços.

obstáculos da Spartan Race

Imagem: Facebook Spartan Race México.

3. Provas de pontaria com lança

Muitos atletas que treinam para esta corrida se concentram na resistência e na força. Então, quando chega a hora, eles se surpreendem com as provas de pontaria.

Esse tipo de prova é perfeito para entender o que é a Spartan Race. A essência da competição é levar o corpo ao limite e exigir o seu máximo em todos os sentidos.

As provas de pontaria com lança consistem em acertar um bloco de palha a partir de uma distância considerável. Talvez você precise acertar o alvo apenas uma vez ou, ao contrário, pode ser necessário repetir a prova ao longo de vários blocos.

4. Carregar peso, outro obstáculo na Spartan Race

Os exercícios de força são algo básico que não falta em nenhuma prova. Eles podem ser de vários tipos, mas o que é certo é que eles exigirão a sua resistência e a saúde das suas costas ao limite.

É por isso que você precisa não apenas treinar, mas também  aprender a manter as costas na posição correta. Os obstáculos mais comuns envolvendo pesos são os seguintes:

  • Levar pedras de um lugar para outro: geralmente são pedras esféricas, que devem ser levadas de um ponto para outro, separados por vários metros. Além disso, o chão no qual você deve pisar pode ser instável ou estar cheio de barro.
  • Arrastar rodas: é impossível levantá-las no ar, então você terá que arrastá-las até o ponto indicado. O mais comum é que sejam rodas de trator. Para superar esse obstáculo, você terá que fazer treinos com pesos.
obstáculos da Spartan Race

Imagem: Facebook Spartan Race México.

  • Levantar peso por meio de polias: através do uso de uma polia, você deve levantar um peso até a altura indicada. Apesar de ter a ajuda da polia, a carga é tão grande que será difícil superar esse obstáculo.

5. Rastejar entre fios de arame e o barro

Talvez este seja um dos obstáculos mais simples de todo o circuito. É verdade que o barro representa uma dificuldade considerável e os fios de arame são um risco, mas, em geral, este é um desafio que não envolve muitos contratempos.

O maior problema é que, quando você terminar, você estará completamente coberto de barro, um peso que você terá que arrastar ao longo da prova.

Talvez isso possa parecer bobagem, mas quando o barro secar, você poderá estar com vários quilos a mais. Você se sentirá muito mais desajeitado e esta será uma verdadeira desvantagem.

Em suma, esses são os principais obstáculos que geralmente estão incluídos na Spartan Race. Tente ter o seu corpo preparado para essas ações tão difíceis. Caso contrário, talvez você não consiga terminar a prova!

  • Acerca de Sparta. https://www.spartanrace.es/es/about/our-story/the-spartan-code
  • Shape Scale. 1-Month Spartan Race Training Plan. https://shapescale.com/blog/wp-content/uploads/sites/5/2018/03/Spartan-Race-Training-Plan.pdf
  • Manso, j. . (2013). Planificacion del entrenamiento deportivo. Journal of Chemical Information and Modeling. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004