Indústria do esporte: artigos e acessórios esportivos
A indústria do esporte movimenta mais de 700 bilhões de dólares todos os anos na economia mundial. No entanto, quando se fala em indústria esportiva, trata-se de um mercado muito amplo. A seguir, vamos detalhar um pouco mais os números relacionados ao negócio de venda de itens e acessórios para a prática esportiva.
Os números da indústria do esporte nos Estados Unidos
Como era de se esperar, a maior indústria esportiva do mundo é a americana. De fato, só em 2017, a venda de artigos esportivos e acessórios movimentou mais de 60 bilhões de dólares na economia americana.
Esse valor significou um aumento de quase 3,5% em relação às vendas do ano anterior, conforme destacado por uma pesquisa realizada pela Associação da Indústria de Esportes e Fitness. Portanto, apesar de ser uma indústria bastante madura e desenvolvida, seu crescimento e diversificação seguem crescendo.
O maior crescimento e lucratividade foi observado entre os artigos esportivos da indústria têxtil e do calçado. O setor cresceu 3% em 2017 e as vendas totalizaram mais de 51 bilhões de dólares.
Vestuário e calçado
O setor de vestuário registrou o aumento mais importante na indústria do esporte em 2017. Ele cresceu 12,3% em relação a 2016 e faturou mais de 496 milhões de dólares.
Assim, o vestuário esportivo ainda é o setor mais lucrativo no segmento de artigos e acessórios esportivos. Em 2017, as vendas aumentaram 2,6%, com um faturamento de mais de 16,8 bilhões de dólares.
A venda de calçados esportivos também cresceu 2,6% em relação a 2016. O faturamento desse setor contribuiu com quase 13 bilhões de dólares para a indústria do esporte em 2017.
A venda de materiais esportivos também está em alta
Como é um negócio mais específico do que o de roupas e calçados, os materiais esportivos sempre representaram uma fração menor do faturamento anual da indústria do esporte.
Mesmo assim, em 2017, as vendas desse setor registraram um aumento muito importante de 6,1% nos Estados Unidos. Ou seja, esse setor movimentou cerca de 7,5 bilhões de dólares na economia local.
Nesse setor, as principais vendas são realizadas para esportes ao ar livre e golfe, que têm grande popularidade na sociedade americana. Os itens mais procurados pelo público foram mochilas, produtos para camping e tacos de golfe.
No entanto, deve-se notar que a venda de materiais esportivos para a prática de golfe, no total, registrou uma queda de 1% em relação a 2016. Por outro lado, os materiais para esportes ao ar livre registraram um aumento de 3,3% nas vendas em relação ao mesmo ano. Assim, superou-se a cifra de 2,5 bilhões de dólares.
Por sua vez, os esportes que menos contribuíram para a venda de materiais esportivos foram vôlei, lacrosse e boxe, com faturamentos abaixo de 100 milhões de dólares.
Quais modalidades crescem mais na indústria do esporte?
As modalidades esportivas que mais faturam na indústria esportiva podem variar um pouco de acordo com as tendências de cada ano ou com os resultados obtidos pelos atletas e seleções em cada país.
De acordo com a pesquisa SFIA, mencionada anteriormente, as modalidades esportivas cresceram, em média, 2,5% durante 2017. No entanto, em relação ao ano anterior, o basquete e o voleibol foram os esportes que apresentaram maior aumento nas vendas de itens, acessórios e materiais como bolas, cestas, roupas, sapatos, redes, etc.
Por outro lado, houve uma ligeira tendência de queda nas vendas de artigos para a prática de futebol, tênis e esportes de inverno.
Futebol e a indústria do esporte
Um caso peculiar na indústria esportiva americana é o do esporte mais popular do mundo. Logicamente, nos referimos ao futebol. Há uma relação complexa entre esse esporte e os torcedores do país. Na prática, o futebol não possui uma popularidade tão grande quanto em outros países dos continentes americanos e europeu.
No entanto, no mercado internacional, o futebol é claramente uma das modalidades que mais contribui economicamente para a indústria do esporte. A venda de artigos, roupas, calçados e materiais esportivos para o futebol excede 200 bilhões de dólares em todo o mundo.
No entanto, como não se tornou um esporte tão popular nos Estados Unidos, seus números não aparecem entre os mais relevantes no país. O faturamento cresceu nos últimos sete anos, principalmente graças ao sucesso do futebol feminino. Entretanto, em 2017, as vendas ficaram estagnadas em relação a 2016. No total, o futebol contribuiu com cerca de 420 milhões de dólares para a economia.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- El sector de la moda en Estados Unidos. 2018. Extraído de: http://www.intertex-sudoe.eu/wp-content/uploads/2017/02/Informe_Estudio-moda-USA_INTERTEX.pdf
- Ángel Barajas Alonso. El mercado de traspasos de futbolistas: un análisis internacional. Departamento de Economía Financiera y Contabilidad. Universidade de Vigo. Extraído de: http://abarajas.webs.uvigo.es/Barajas_Sanchez_Urrutia_articulo%20decision%202010.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.