Esportes que estiveram em todos os Jogos Olímpicos

3 de maio de 2020
Até a Rio 2016, foram disputadas 28 edições dos Jogos Olímpicos. E existem alguns esportes que estiveram presentes em todas as edições.

Os Jogos Olímpicos modernos foram realizados pela primeira vez em 1896 e seguem acontecendo. A próxima edição, Tokyo 2020, foi adiada, mas será a de número 29. Alguns esportes estiveram presentes em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Descubra quais são eles neste artigo.

Quais esportes estiveram em todos os Jogos Olímpicos?

Desde o início dos Jogos Olímpicos modernos em Atenas em 1896, foram realizadas 28 edições da competição máxima do esporte mundial. Estes são os esportes que estiveram presentes em todas elas:

1. Atletismo

É claro que o atletismo não podia deixar de estar em primeiro lugar. O esporte olímpico por excelência, também é um dos mais antigos do mundo e já era disputado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Com uma média de 33 provas para cada edição dos Jogos Olímpicos, o atletismo abrange várias modalidades agrupadas em corridas, arremessos, saltos e provas combinadas.

Todas elas são realizadas em uma pista ou um estádio especial ao ar livre com medidas determinadas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

2. Natação

A natação também esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos, com uma média de 22 provas por edição.

As competições são regulamentadas pela Federação Internacional de Natação e podem ocorrer em uma piscina fechada — de 50 metros de comprimento por 25 de largura e 10 raias — ou em águas abertas.

Quais esportes estiveram em todos os Jogos Olímpicos?

Embora a natação esteja nos Jogos Olímpicos desde 1896, os principais estilos foram estabelecidos entre os anos 1930 e 1940. São eles: borboleta, peito, costas e crawl (livre).

3. Esgrima

O número de competições de esgrima para cada edição dos Jogos Olímpicos é menor — sete em média, embora essa média tenha sido de 10 nos últimos anos. Mas a modalidade esteve presente em todas as edições desde a primeira, realizada em 1896. A categoria feminina foi incorporada em 1924.

Alguns esportes estiverem presentes em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Descubra quais são eles neste artigo

Neste esporte, dois atletas se enfrentam protegidos por uma máscara e seu objetivo é tocar o outro com uma arma branca (pode ser um sabre, uma espada ou um florete). A tecnologia e a segurança dos materiais fazem com que acidentes na esgrima sejam praticamente inexistentes.

4. Ginástica artística

A ginástica artística também não pode faltar na lista de esportes que estiveram presentes em todos os Jogos Olímpicos, embora na edição de 1900 tenha sido apenas para exibição. Desde 1960, são realizadas 14 competições por edição, e elas são regularizadas pela Federação Internacional de Ginástica.

Até 1948, a ginástica artística e a ginástica atlética eram um “grupo”, onde os competidores também tinham que realizar provas de atletismo e salto em altura, escalar cordas e realizar exercícios de equilíbrio. A participação feminina começou em 1928.

A ginástica artística é um dos esportes que estiveram presentes em todas as edições dos Jogos Olímpicos

Atualmente, as principais modalidades são barras assimétricas, barra de equilíbrio, solo e salto para mulheres e argolas, barra fixa, cavalo com alças, barras paralelas, salto e solo para homens.

Mais esportes que estiveram muito presentes nos Jogos Olímpicos

Como eles tiveram apenas uma ausência nos Jogos Olímpicos, consideramos que os seguintes esportes também merecem destaque:

1. Ciclismo de pista

O ciclismo de pista só ficou de fora da edição Estocolmo 1912. Atualmente, são disputadas mais de 30 competições de ciclismo de pista por edição.

2. Luta

A luta só não esteve presente na edição Paris 1900. No entanto, desde a edição seguinte, tem uma média de 18 competições por edição.

3. Remo

Só não esteve presente na primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em 1896. A partir de 1900, no entanto, esteve presente em todas as edições. Desde Montreal 1976, engloba 14 competições.

Com apenas duas ausências, também se destacam o salto (ausente nas duas primeiras edições dos Jogos Olímpicos), o polo aquático (não esteve em Atenas 1896 e em Atenas 1906, sendo esporte de exibição até Atlanta 1996), o futebol (não esteve em Atenas 1896 e em Los Angeles 1932, e foi esporte de exibição até Barcelona 1992) e o tiro esportivo (ausente em Saint Louis 1904 e em Amsterdã 1928).

A história dos Jogos Olímpicos é realmente fascinante, e cada edição deixou sua marca, especialmente se tratando dos esportes que estiveram em todas elas, mesmo a modo de exibição!

  • The Olympic Games: general information. Internation Olympic Committee. https://stillmed.olympic.org/Documents/Olympic%20Charter/Olympic_Charter_through_time/1962-The_OG-general_information.pdf
  • Pop, Cristiana. (2016). 120 YEARS OF MODERN OLYMPIC GAMES AND ATHLETICS EVENTS.
  • A History of the Olympic Games. Sports Books Reviwe. https://www.sportsbookreview.com/history-olympic-games/