Quais são as regras básicas da esgrima?
A esgrima é um esporte que geralmente podemos ver em eventos de grande magnitude, tais como os Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais. A agilidade dos seus praticantes e os seus movimentos espetaculares chamam a atenção desde o início de cada competição. No entanto, do que exatamente se trata esta modalidade?
Como não é um esporte dos mais praticados, uma vez que ele nem sequer está incluído no programa esportivo das escolas, é totalmente normal que a população em geral não conheça as regras elementares da esgrima.
Para esclarecer um pouco a questão, no artigo a seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse esporte. Quem sabe isso talvez te leve a começar a praticá-lo!
Objetivo e regras básicas da esgrima
Como pode ser percebido à primeira vista, o objetivo final dos competidores de esgrima – chamados de esgrimistas – é tocar o oponente com o elemento de ataque e, ao mesmo tempo, evitar ser tocado.
Quem conseguir o contato com uma parte válida do corpo do oponente receberá um ponto. Os combates podem ser de 5 ou 15 pontos.
Um ‘jogo’ de esgrima pode receber diferentes denominações: as rodadas de treino são chamadas de ‘assalto’. Já os duelos nas competições são chamados de match e, finalmente, cada competição por equipes é chamada de ‘encontro’.
Tipos de esgrima e pontos de contato
Este esporte é dividido em três grandes modalidades: florete, espada e sabre. Sem dúvida, a principal diferença entre elas é o elemento usado como arma de ataque. No entanto, os pontos de contato válidos também variam.
- Florete: é o mais leve e mais flexível. Somente a ponta pode ser usada para tocar o oponente no tronco ou no queixo da máscara. Os membros não são permitidos.
- Espada: também vale tocar apenas com a ponta, mas o contato pode ocorrer no corpo inteiro do oponente. Ao contrário do florete, pode haver toques duplos. Nesse caso, um ponto é atribuído a cada competidor.
- Sabre: a peculiaridade dessa arma é que o oponente pode ser tocado tanto com a ponta quanto com a lateral da lâmina. As áreas válidas são o tronco, o rosto e os braços. Assim como acontece no florete, os toques duplos não são válidos.
Para determinar qual competidor tocou o outro primeiro, é usado um gilet – colete – metálico que envia sinais ao entrar em contato com a arma do competidor. Dessa forma, os pontos são computados para o competidor correspondente.
Equipamentos e movimentos da esgrima
O fundamental para a prática da esgrima é contar com um florete, sabre ou espada. Disso dependerá a classificação da modalidade praticada, além do número de participantes, sexo e idade.
Além disso, a segurança também é vital, e é por isso que cada competidor deve usar um capacete – que também cobre o rosto – e um colete de proteção.
Em relação à superfície onde as disputas são realizadas, trata-se de uma pista retangular de 14 metros de comprimento e entre 1,5 e 2 metros de largura. Por sua vez, ela é dividida no centro e por outra linha localizada dois metros para fora, que separa a linha de guarda do final da pista.
Se um esgrimista sai da pista com os dois pés pelo fundo, ele é penalizado com um ponto contra. Entretanto, se a saída for pela lateral e involuntária, a próxima ação começará um metro atrás do centro. Se um único pé sair da pista, o combate é interrompido para que os participantes retomem a sua posição.
Além disso, também não é válido dar as costas ao oponente ou usar o braço desarmado para atacar ou defender em qualquer circunstância.
Ações de defesa e de ataque
Quanto às ações que podem ser realizadas, distinguimos três ofensivas e uma defensiva:
- Ataque: o esgrimista estende o braço para causar o contato do sabre com o corpo do rival.
- Resposta: é a reação do competidor atacado logo após o ataque rival ter parado.
- Contrarresposta: trata-se de uma nova reação, nesse caso como um contra-ataque à resposta.
- Parada: são os movimentos feitos para bloquear um ataque rival.
A esgrima é uma modalidade esportiva que se originou como um treinamento para os cavaleiros aprenderem a dominar a espada. Essa atividade é chamada de esgrima histórica, para diferenciá-la da esportiva.
Em suma, este é um esporte característico do olimpismo moderno, que inclusive esteve presente desde a primeira edição desse evento em Atenas 1986. As mulheres, entretanto, começaram a competir em 1924.
Sem dúvida, é uma atividade fantástica para o corpo e também para a mente. A concentração e a capacidade de tomar decisões corretas rapidamente são essenciais. Você ainda não praticou a esgrima? Tente e você não se arrependerá!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Reglamento básico de Esgrima. Esgrima Granada. http://www.esgrimagranada.org/antigua/escuela.php
- Reglamento Internacional para las pruebas. 2004. Federación Internacional de Esgrima. http://www.esgrimagranada.org/antigua/reglamento/reglamento_tecnico.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.