Beisebol e softbol: semelhanças e diferenças

13 de fevereiro de 2020
Beisebol e softbol são dois esportes muito semelhantes, mas que têm regras e aspectos diferentes. É muito importante conhecer as características de cada um para diferenciá-los.

São dois esportes diferentes, mas que têm muitas coisas em comum. No seguinte artigo, falaremos sobre quais são as semelhanças e as diferenças entre o beisebol e o softbol. Assim, você vai poder saber de qual modalidade se trata ao ver uma partida!

Beisebol: noções básicas

O baseball (em inglês) é um esporte que é disputado entre duas equipes de nove jogadores cada uma. Ele ocorre em um campo de grama com uma zona vazia conhecida como “linha de corrida”, pela qual os jogadores devem correr com a finalidade de alcançar as diferentes bases. Além disso, a forma da quadra de beisebol é de um diamante.

O objetivo do beisebol é acertar a bolinha com um taco, deslocar a bolinha através do campo e, por fim, correr pela parte de terra até dar a volta completa (tocando todas as bases). Quando o jogador chega ao home, então ele marca um ponto.

O beisebol se originou nos Estados Unidos, acredita-se que em Nova York, ainda que haja evidências de esportes similares com tacos e bolas nas antigas civilizações egípcias, persas ou gregas.

O primeiro clube organizado data de 1842 e, além de ser um dos esportes mais populares da América do Norte, ele também está presente no centro do continente (incluindo o Caribe).

Noções básicas do softbol

A sua tradução é ‘bola macia’ e trata-se de um esporte criado nos Estados Unidos no final do século XIX. O terreno de jogo é formado por um ângulo reto de duas linhas de foul e um quadrado de 18 metros de lado. Além disso, a base ou home é um pentágono.

Cada time é formado por 9 jogadores de campo, todos com nomes específicos: arremessador, receptor, primeira base, segunda base, terceira base, interbases (ou shortstop), campista esquerdo, campista direito e campista central, de acordo com a sua posição.

O jogo de softbol é constituído de sete tempos. Ganha, então, aquela equipe que pôde marcar mais pontos nesse tempo.

Beisebol e softbol: semelhanças e diferenças

Beisebol e softbol: como se diferenciam

Analisando separadamente cada esporte, podemos determinar quais são as suas diferenças. Beisebol e softbol não são iguais nos seguintes aspectos:

  • O taco é mais largo no softbol. A longitude também é diferente: 42 e 34 polegadas.
  • São aceitas jogadoras femininas para formar equipes mistas no softbol.
  • As medidas do campo de jogo são maiores no beisebol.
  • A bola é arremessada de baixo (debaixo do quadril) no softbol e de cima no beisebol (de cima de uma elevação).
  • A quantidade de tempos por partida é diferente: 7 no softbol e 9 no beisebol.
  • A distância entre as bases é de 90 pés no beisebol e de 60 pés no softbol.
  • A bola no softbol é de 12 polegadas e no beisebol de 9 polegadas.
  • O peso da bola é de 5 onças no beisebol e de 7 onças no softbol.
  • Para roubar a base, no softbol só é necessário fazer contato com ela. No beisebol, o corredor pode sair quando quiser, sem fazer contato com a base.
  • No beisebol, uma vez que um jogador sai, ele não pode reingressar. Contudo, isso não ocorre no softbol.
Beisebol e softbol: semelhanças e diferenças

Beisebol e softbol: em que se assemelham

Há muitos que dizem que o beisebol é o pai do softbol. Isso pode ser verdade, já que esse último esporte pegou várias regras do seu antecessor. Por isso, podemos ver certas semelhanças entre ambos os esportes:

  • Eles têm aval da mesma instituição (Confederação Mundial de Beisebol e Softbol).
  • Ambos os campos são formados de quatro bases e têm a mesma disposição (e forma de diamante).
  • A contagem dos pontos é igual: 3 strikes derivam em um out e 4 bolas se transformam em uma base.
  • As equipes são formadas por 9 jogadores tanto no beisebol quanto no softbol, e todos têm os mesmos nomes de acordo com a sua localização no campo.
  • Ambos foram esportes olímpicos entre as edições de Barcelona 1992 e Pequim 2008. Eles vão voltar às competições em Tóquio 2020.

Como você pôde ver, o beisebol e o softbol são dois esportes muito semelhantes, mas com diferenças que os tornam únicos. Sem dúvida, ambos são muito divertidos de praticar, e podem ser ainda mais fascinantes de assistir!

  • Fleisig, G. S., McMichael, C. S., & Andrews, J. R. (2009). Baseball. In The Encyclopaedia of Sports Medicine: An IOC Medical Commission Publication, Epidemiology of Injury in Olympic Sports. https://doi.org/10.1002/9781444316872.ch5
  • Sóftbol: un deporte bien suave. Secretaría de Deportes de México. http://conadeb.conade.gob.mx/Documentos/Publicaciones/Softbol.pdf