As modalidades de canoagem mais praticadas
Os entusiastas dos esportes aquáticos podem encontrar na canoagem uma excelente maneira de se divertir, manter a forma e até competir. No artigo a seguir, mostramos as principais modalidades de canoagem.
Embora para muitos seja uma atividade que parece fora de alcance, a realidade é que esse nem sempre é o caso. Ter um curso de água como um rio, lago ou até o mar próximo já resolve quase completamente o problema.
Quanto ao equipamento, tanto o caiaque quanto a canoa, assim como os remos e o equipamento de segurança (capacete, colete salva-vidas e roupas de neoprene) são essenciais. Eles podem ser alugados em qualquer iate clube que ofereça a possibilidade de praticar esse esporte.
Por fim, só precisamos da orientação de um especialista — nunca vá remar sozinho — para aproveitar os enormes benefícios da canoagem em qualquer uma de suas modalidades.
Por que praticar esse esporte?
Além das enormes vantagens que traz para o organismo, esse esporte tem outro aspecto muito marcante: há muitas maneiras diferentes de praticá-lo. Primeiro, podemos remar individualmente, em duplas ou até em grupos.
Por outro lado, também podemos escolher diferentes tipos de barcos. Os mais comuns são os seguintes:
- Caiaque: o caiaque tem a característica distintiva de que o atleta fica sentado. São usados remos duplos nesse tipo de embarcação. De acordo com o número de tripulantes, os caiaques são classificados em K1, K2 e K4.
- Canoa: diferentemente do caiaque, os remadores ficam ajoelhados na canoa. Além disso, são utilizados remos simples. As embarcações podem ser C1, C2, C4, V1 e OC1.
- Barco inflável: é o tipo de barco usado no rafting. É útil para atravessar águas turbulentas, mantendo a estabilidade.
- Outros tipos de canoas: os barcos usados em estilo livre, o barco-dragão e a paracanoa — modalidade específica para atletas com deficiência física — são algumas das modalidades em que outros tipos de barco são usados, além do tipo convencional.
Obviamente, dentro de cada uma dessas categorias, encontraremos canoas de qualidade diferentes. Os principais fatores são peso, hidrodinâmica e durabilidade. A escolha depende, é claro, da modalidade esportiva que queremos praticar.
Por fim, outros motivos para praticar a canoagem são o impacto positivo na redução do estresse, criação de novas amizades, superação dos limites do corpo e da mente e a possibilidade de estar em contato permanente com a natureza. Você pode até treinar com um instrutor e competir na modalidade que mais te agradar!
Modalidades de canoagem mais populares
Agora que sabemos um pouco mais sobre o esporte, é hora de detalhar as modalidades mais praticadas de canoagem. Certamente alguma delas vai chamar a sua atenção para experimentar um dia!
Águas calmas ou águas bravas: modalidades de canoagem de acordo com a dificuldade
Basicamente, a diferença entre essas duas opções está na turbulência das águas, como o nome indica, e na presença ou ausência de obstáculos. Nesse último caso, pode haver pedras ou galhos caídos que dificultam a navegação.
Tanto a canoagem competitiva quanto a de lazer, em águas calmas ou bravas, exigem uma boa técnica para evitar quedas, ganhar velocidade, manter a estabilidade, desenvolver a resistência, além de evitar lesões. A modalidade olímpica é praticada em águas calmas.
Rafting, canoagem com adrenalina máxima
O rafting é uma modalidade de canoagem na qual a tripulação de um barco pneumático deve navegar rio abaixo, evitando todos os tipos de obstáculos. Além disso, a forte turbulência das águas torna o desafio ainda maior. A adrenalina é garantida!
Mais alternativas para praticar canoagem
Embora as opções acima sejam as mais conhecidas, também podemos praticar outras modalidades de canoagem. O slalom é uma prova na qual o objetivo é passar por portas numa rota em zigue-zague. Esse é um dos eventos de canoagem mais assistidos pela televisão.
Por sua vez, o polo em caiaques é um esporte coletivo que é praticado em piscinas ou em mar aberto e consiste em marcar gols no rival. É uma combinação entre handebol e polo aquático realmente muito interessante e fisicamente exigente.
Por fim, também podemos mencionar as seguintes alternativas:
- Caiaque surfe: o objetivo é surfar nas ondas e fazer acrobacias, mas em cima de um caiaque e com um remo nas mãos.
- Estilo livre: é utilizada uma embarcação especial que é menor e submerge. Isso permite realizar acrobacias e saltos espetaculares, que são pontuados.
- Maratona: são percorridas maiores distâncias e existem trechos de corridas entre 100 e 300 metros.
- Caiaque no mar: como o nome indica, é praticado no mar.
- Ascensões: ao contrário do que acontece com o rafting, essa disciplina avança contra a corrente.
Em suma, este é um esporte que oferece variações para todos os gostos. Suas preferências são importantes para escolher uma delas, mas também a capacidade que você tem para praticar a modalidade escolhida. Sempre priorize sua segurança ao praticar canoagem!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Real Federación Española de Piragüismo. 2018. Reglamento general y técnico de competiciones. https://rfep.es/wp-content/uploads/2018/09/Reglamento-General-y-T%C3%A9cnico-2018.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.