Ali-Foreman, a melhor luta de boxe da história

A luta Ali-Foreman foi realizada faz mais de 40 anos atrás, mas continua na memória dos fãs do boxe.
Ali-Foreman, a melhor luta de boxe da história

Última atualização: 08 abril, 2020

Batizada como The Rumble In The Jungle – “o rugido na selva” – e protagonizada por dois dos melhores boxeadores do mundo, a luta Ali-Foreman é a mais importante da história desse esporte. Vamos falar mais sobre ela no seguinte artigo.

Ali vs. Foreman

Nascido Cassius Clay Jr. e logo convertido ao islamismo, Muhammad Ali, boxeador de Louisville de 1,91 metro de altura e 98 quilos de peso, era um dos mais conhecidos da época, tanto dentro quanto fora do ringue.

Após três anos sem licença para lutar boxe devido à sua negação em servir o exército na Guerra do Vietnã, Ali se preparou para essa luta como se ela fosse a última da sua carreira.

Do outro lado do quadrilátero, um Foreman – oriundo de Houston – com também 191 centímetros de altura e 100 quilos de peso. George era, então, jovem, mas já era campeão dos pesos pesados aos 25 anos.

Embora ele também seja de origem afro-americana, todo o público local era contra ele. Uma outra curiosidade é que Foreman teve que adiar a luta seis semanas, devido a um corte em um olho.

Durante dias e dias não se falava de outra coisa: Ali-Foreman, Foreman-Ali… Trata-se de um duelo que já tem mais de 40 anos e continua presente na memória e nos corações dos fãs do esporte.

Para além do estritamente esportivo, essa luta aconteceu no contexto de um grande marco político, cultural e social. Aliás, tudo o que estava por trás dela pode ser visto no documentário chamado When we were kings, que ganhou um Oscar em 1996.

Ali-Foreman, a melhor luta de boxe da história

Imagem: La Vanguardia.

Ali-Foreman, a luta do século

Esse histórico combate de 15 rodadas que foi realizado em 30 de outubro de 1974 no Estádio 20 de Maio de Kinshasa, Zaire – hoje Congo – é considerado como o mais importante do boxe.

Nessa luta se enfrentaram ninguém mais ninguém menos do que Muhammad Ali, The Greatest, e George Foreman, Big George, o campeão dos pesos pesados. Eram os dois boxeadores do momento, por assim dizer.

Ela foi batizada como The Rumble In The Jungle, e é por esse motivo que agora, nas lutas de boxe, escutamos o apresentador falar a típica frase “Let’s get ready to rumble” (Preparem-se para rugir), depois que o famoso Michael Buffer disse isso em 1984.

Além disso, o evento Ali-Foreman foi patrocinado pelo presidente (ditador) do país, Mobutu Sese Seko, e promovida por um jovem Don King.

Detalhes da luta

O combate começou às quatro da madrugada, já que foi paga uma generosa quantia de dinheiro para que ele fosse ajustado ao horário dos Estados Unidos, e não ao local.

O mais curioso é que a agência zairense de televisão não comprou os direitos de televisionar o evento, portanto, a luta Ali-Foreman não pôde ser vista no próprio país onde ela estava acontecendo!

Debaixo de um calor tropical sufocante e úmido, em uma atmosfera um tanto irrespirável, Ali e Foreman subiram ao ringue para lutar assalto após assalto.

No oitavo, o oriundo de Louisville fez com que o seu oponente beijasse a lona. Este foi o primeiro nocaute da carreira de Big George e, sem dúvida, deixou uma grande marca no seu caráter.

Ali-Foreman, a melhor luta de boxe da história

Imagem: AS USA.

Cinquenta minutos depois que o árbitro iniciou a luta, Ali levantava os braços e vencia o combate. Certamente, essa vitória não passaria despercebida pelo próprio boxeador nem pelos fãs do esporte.

The Rumble In The Jungle foi vista ao vivo por 120.000 espectadores, e por milhões em todo o mundo, que gritavam por Ali. Foi o momento de maior esplendor desse boxeador e que permitiu que ele continuasse a sua carreira ao mesmo tempo em que lutava pelos direitos dos afro-americanos na sua terra natal.

Um ano mais tarde, o campeão sairia dos Estados Unidos uma vez mais para disputar outra luta, dessa vez contra Joe Frazier nas Filipinas. Essa luta ficou conhecida como The Thrilla in Manila (algo como “O suspense em Manila”, em alusão à capital filipina). Ali foi protagonista de noites épicas para o boxe!

Imagem da capa cortesia de YouTube @ElTerribleProductions.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.