Acordos de merchandising no esporte

26 de maio de 2020
O dinheiro que circula no esporte chega por diversos caminhos. Um deles são os produtos e acordos de merchandising. Aqui, vamos falar um pouco mais sobre esse importante recurso econômico.

merchandising no esporte é, sem dúvida, um dos mais fortes e mais bem recebidos pelo público. Obter melhores resultados de vendas dependerá de vários fatores que ultrapassam a marca em si.

Atualmente, a estratégia de marketing esportivo inclui acordos específicos que abrangem diferentes áreas da empresa, outras instituições e até mesmo os próprios promotores.

Planejamento do merchandising no esporte  

O primeiro passo para qualquer ação é o planejamento. Nessa fase, é importante analisar e entender os diversos canais de vendas e seus promotores.

Existe uma diferença entre aqueles que têm como pontos de venda (PDV) as lojas online, os outlets ou as grandes lojas comerciais. Cada PDV exige promotores capacitados que fortaleçam a imagem da marca e ofereçam um valor além daquele que os clientes já possuem.

departamento de marketing precisa trabalhar juntamente com a área de trade marketing. Essa última é a responsável por anexar-se ao calendário de ações do primeiro e fornecer informações sobre possíveis usuários dos produtos. Além disso, também é seu dever colaborar na análise realizada pela área de vendas.

Acordos corporativos para a promoção de marcas esportivas

As empresas que vendem artigos esportivos crescem mais a partir de acordos interinstitucionais. São contratos  entre clubes ou profissionais de um esporte e diferentes marcas, por meio de licenças.

Acordos de merchandising no esporte

O tipo mais comum são as licenças de produtos. Uma empresa de roupas, por exemplo, obtém a permissão de uma empresa esportiva para fabricar e vender produtos com o desenho e o logotipo do clube.

Outros tipos de acordos corporativos são as licenças compartilhadas e alternativas. Nas primeiras, as empresas de produtos elaboram o design e confeccionam elementos que fazem alusão à marca esportiva. Dessa forma, é possível encontrar relógios, capas de celular e outros tipos de mercadoria.

As licenças alternativas são uma tendência para apoiar outras indústrias com o patrocínio da marca. Por exemplo, bares temáticos aludindo a um clube ou atleta, os museus de uma instituição, etc.

Benefícios do merchandising para o esporte  

Existem várias vantagens do merchandising para o esporte quando são desenvolvidas ações planejadas e adaptadas a cada segmento.

O fortalecimento da marca é um dos principais benefícios, pois o impacto visual gera maiores laços emocionais. Os fãs de um clube ou atleta têm como objetivo ver as suas cores destacadas e itens exclusivos. 

Os recursos econômicos também são essenciais para financiar a campanha e obter uma maior rentabilidade. Para os produtos esportivos, os preços geralmente não são decisivos no momento da compra. 

Na prática, o valor que os promotores atribuem ao merchandising será um valor econômico a mais. Essas diferenças financeiras na receita geralmente são usadas para novos eventos, salários ou colaborações.

Além disso, outra vantagem é o melhor desempenho dos próprios atletas. Entrar em um evento, um estádio ou reconhecer as suas cores em anúncios convencionais  faz com que a sua autoestima e comprometimento aumentem.

Ver fãs usando roupas da equipe é uma fonte de energia extra.

Acordos de merchandising no esporte

Itens de merchandising mais vendidos no esporte  

A criatividade é uma das principais características do departamento de marketing das empresas. São esses especialistas que definem quais itens serão usados nos seus eventos a fim de promover a marca para os clientes que já foram fidelizados e também para atrair novos clientes.

Os bonés com as cores clássicas dos clubes e o logotipo da empresa são amplamente utilizados. Esses artigos apresentam a versatilidade de se adaptar a todos os tipos de público com uma recepção muito positiva. Existem diversos modelos, que abrangem desde os bebês até os adultos, com diferentes materiais.

Outros elementos são os coletes esportivos personalizáveis ​​que chamam a atenção rapidamente e enchem o local de cores. 

Casacos, óculos escuros e toalhas com logotipos são outros produtos que podem complementar o equipamento de merchandising no esporte. Eles são obtidos em lojas online ou convencionais a preços muito acessíveis nas compras por atacado.

Em resumo, planejar, segmentar e reconhecer os canais de promoção e vendas é tão importante quanto os acordos feitos entre as diferentes empresas nas ações de marketing.

  • NELSON EDUARDO GUTIERREZ MONTAÑA. MARKETING DEPORTIVO. 2008. Extraído de: https://core.ac.uk/download/pdf/34063323.pdf
  • MARKETING OPERACIONAL Y PUBLICIDAD DEPORTIVA. Extraído de: http://www.reasonwhy.es/sites/default/files/marketing%20deportivo.pdf