Conheça os 5 tipos de corrida no atletismo
O atletismo é considerado o esporte mais antigo do mundo e o pai de muitas modalidades atuais. Dentro dessa grande família de esportes, podemos encontrar o salto, a corrida, os arremessos e as provas combinadas. Nesta oportunidade, vamos detalhar os tipos de corrida no atletismo. Não perca!
Quais são os tipos de corrida no atletismo?
Por ‘corrida’ entendemos uma competição de velocidade na qual os atletas completam uma distância no menor tempo possível ou a maior distância em um período de tempo determinado. As corridas no atletismo, que são provas muito importantes em competições como os Jogos Olímpicos, são divididas nos seguintes tipos:
1. Corridas de velocidade
Trata-se de uma corrida com uma distância predeterminada: pode ser de 60, 100, 200 ou 400 metros. A primeira ocorre em pista coberta e as demais ao ar livre.
O atleta que participa desse tipo de corrida é conhecido como velocista. Eles começam a corrida com o corpo semi-flexionado, com os pés apoiados nos blocos de largada. Esses eventos estão incluídos nos Jogos Olímpicos desde a antiguidade e também desde a primeira edição moderna.
2. Meio-fundo
Também conhecidas como de média distância, as corridas de meio-fundo consistem em correr distâncias de 800 a 3000 metros. Há uma prova intermediária de 1500 metros que, juntamente com a de 800 metros, são as únicas oficiais dos Jogos Olímpicos.
As corridas de meio-fundo exigem não apenas velocidade, mas também resistência, pois são provas muito difíceis. Os corredores de meio-fundo mais famosos da história moderna são Fermín Cacho, Noureddine Morceli, Hicham el Gerrouj e Asbel Kiprop.
Entre as mulheres, Jarmila Kratochvilova e Genzebe Dibaba detêm os recordes dos 800 e 1.500 metros, respectivamente.
3. Fundo
Sem dúvida, é um dos mais importantes tipos de corrida no atletismo, devido à sua grande intensidade e dificuldade. Estas são as distâncias mais longas: variam de 5.000 metros a 42 quilômetros.
Nos Jogos Olímpicos, são disputadas três dessas provas: os 5.000 metros, os 10.000 metros e a maratona. Também podemos encontrar a chamada meia maratona de 21 quilômetros e a corrida de cross-country.
No Hall da Fama dos melhores fundistas da história estão Paavo Nurmi, Emil Zátopek, Hicham El Gerreouj, Haile Gebrselassie, Kenenisa Bekele, Eliud Kipchoge, Tirunesh Dibaba, Almaz Ayana e Brigid Kosgei.
4. Corridas com obstáculos
Estas provas são conhecidas pelo nome de corridas com obstáculos porque, além de correr, os atletas também precisam superar um conjunto de obstáculos dispostos a cada certa distância. A corrida com obstáculos teve a sua origem na antiguidade e é uma das principais provas do atletismo nos Jogos Olímpicos modernos.
As distâncias variam de 60 a 3.000 metros, podendo haver barreiras e saltos sobre fossos. No caso das corridas com obstáculos em pista, as barreiras têm 91,4 centímetros de altura para os homens e 76,2 centímetros para as mulheres. A parte superior das barreiras é pintada de branco e vermelho.
As provas com obstáculos são: 60, 100, 110 e 400 metros com barreiras e 3000 metros com obstáculos. É muito importante que os atletas não contornem as laterais do fosso. Eles podem derrubar as barreiras durante o percurso, embora isso lhes tome mais tempo.
5. Revezamento
Finalmente, o último tipo de corrida no atletismo é a corrida de revezamento. O objetivo dessa prova é que os membros de cada equipe se revezem para realizar a mesma atividade, passando o testemunho – uma barra cilíndrica de 30 centímetros de comprimento – que determina que é a vez do próximo integrante.
Nos Jogos Olímpicos, as distâncias são de 100 e 400 metros, e cada equipe sempre tem quatro integrantes. Outros eventos oficiais, porém não olímpicos, têm 200, 800 e 1500 metros, com quatro integrantes por equipe.
Até o momento, o recorde masculino de 4 x 100 foi obtido pela seleção jamaicana nas Olimpíadas de Londres de 2012. Na mesma edição, a seleção dos Estados Unidos alcançou o melhor recorde da história no revezamento feminino.
Corridas no atletismo para todos os gostos
Conforme dissemos anteriormente, o atletismo é uma grande família de modalidades e, além dos tipos de corrida que mencionamos, também existem outras modalidades: marcha (20 e 50 quilômetros), salto (em distância, triplo, em altura e com vara), arremessos (de peso, disco, martelo e dardo) e provas combinadas (pentatlo, heptatlo e decatlo).
Tanto para quem assiste através da televisão quanto para aqueles que participam das provas, há um grande leque de opções e todas as alternativas são interessantes e exigentes. Você gostaria de testar as suas habilidades em alguma delas?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mundo Deportivo – Usain Bolt y otra hazaña en Londres: Jamaica ganó la 4×100 con récord – Agosto 2012 – https://mundod.lavoz.com.ar/atletismo/usain-bolt-y-otra-hazana-en-londres-jamaica-gano-la-4×100-con-record
- Rocha, R – 100 años de Paavo Nurmi, el primer dueño del oro – La Orquesta – Agosto 2020 – https://laorquesta.mx/100-anos-de-paavo-nurmi-el-primer-dueno-del-oro-columna-de-roberto-rocha/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.