Quem foram todos os presidentes da FIFA
Desde a sua criação em 1904, houve nove presidentes da FIFA, a maior autoridade do futebol internacional. Além disso, houve presidentes interinos por diversos motivos. Vamos falar sobre todos eles no artigo a seguir.
Lista de Presidentes da FIFA
A Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA, na sua sigla em francês – foi criada em maio de 1904 e tem a sua sede em Zurique, na Suíça. As suas tarefas vão desde a criação e a modificação das regras desse esporte até a organização de diferentes campeonatos em várias categorias. Além disso, ela também agrupa as seis confederações de futebol.
A sua diretoria é composta por um presidente, seis vice-presidentes – um para cada confederação –, um secretário-geral e quase 30 membros do conselho. Ao longo da história, houve nove presidentes da FIFA, de forma oficial. Vamos listá-los a seguir:
1. Robert Guérin (1904-1906)
Nascido na França em 1876, foi jornalista no Le Matin e secretário do comitê de futebol. Além disso, Guérin foi o treinador da seleção francesa nos primeiros anos do século passado e também atuou como árbitro. Se tudo isso não bastasse, o primeiro presidente da FIFA foi o fundador do Tour de France.
2. Daniel Burley Woolfall (1906-1918)
Foi diretor da Associação Inglesa de Futebol e propôs o estabelecimento de um regulamento geral para o mundo todo. Como segundo presidente da FIFA, ele estabeleceu as regras do jogo, de acordo com o modelo inglês, e tudo o que fosse relacionado a jogos internacionais.
Imagem: FIFA.
Além disso, ele foi fundamental para a organização das Olimpíadas de Londres em 1908 e incorporou os primeiros membros não europeus da FIFA, incluindo Argentina, Chile, Estados Unidos e África do Sul. O seu trabalho foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial.
3. Jules Rimet (1920, 1921-1954)
O terceiro dos presidentes da FIFA – primeiro ele foi interino – é, até agora, o que ocupou o cargo durante mais tempo: 33 anos consecutivos. Nascido na França, trabalhou como advogado, árbitro e dirigente esportivo; ele também foi presidente da Federação Francesa de Futebol e do Red Star Football Club.
Jules Rimet (à esquerda) entregando o troféu que leva o seu nome. Imagem: FIFA.
Durante o seu mandato, ele criou nada menos do que a Copa do Mundo com os sistemas de rotação do país anfitrião, de eliminatórias e de periodicidade de quatro anos. Isso ajudou, em parte, a popularizar o futebol.
4. Rodolphe Seeldrayers (1954-1955)
Este belga nascido em Dusseldorf foi dirigente de futebol no seu país e trabalhou ativamente para a associação oficial de esportes da Bélgica. O seu mandato foi muito curto, pois ele faleceu um ano depois de assumir o cargo.
5. Arthur Drewry (1955-1961)
Após alguns meses como presidente interino, o britânico Drewry se tornou o quinto presidente da FIFA. Ele também teve o cargo mais alto da Liga de Futebol (FA) e da equipe Grimsby Town.
Imagem: FIFA.
6. Stanley Rous (1961-1974)
Outro inglês entre os presidentes da FIFA. Ele foi um importante árbitro e líder britânico que, depois de servir na Primeira Guerra Mundial, passou a ser professor de educação física em uma escola para meninos. Ele também jogou como goleiro.
Imagem: Museu da FIFA.
Durante os seus anos como presidente da FIFA, ele introduziu as transmissões televisivas da Copa do Mundo para obter uma maior receita para a federação. Ele implementou a publicidade nas partidas (começando na Inglaterra em 1966) e promoveu a participação da África do Sul em torneios oficiais.
7. João Havelange (1974-1998)
Outro dos presidentes longevos da FIFA, uma vez que ele foi a autoridade máxima durante 24 anos. Nascido no Brasil, mas filho de imigrantes belgas, Havelange se formou como advogado e teve uma grande carreira como esportista na natação e no polo aquático (ele até mesmo participou de duas Olimpíadas).
Imagem: FIFA.
Além disso, ele foi presidente do Fluminense, da Confederação Brasileira de Esportes e, finalmente, da FIFA. Durante o seu mandato, ele adotou uma conduta mais comercial e empresarial do que os seus antecessores, além de promover a oferta publicitária e ajudar a profissionalizar o futebol no mundo inteiro.
8. Joseph Blatter (1998-2015)
O suíço é um dos presidentes mais famosos da FIFA, talvez por ser um dos últimos, ou talvez por causa do escândalo de corrupção que provocou a sua suspensão do cargo. Blatter foi Chefe de Relações Públicas da Suíça, secretário da Federação de Hóquei e organizador de dois Jogos Olímpicos (ele é membro do COI desde 1999).
Imagem: FIFA.
Ele foi reeleito quatro vezes como presidente da FIFA e, juntamente com Michel Platini, foi suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol devido ao escândalo de corrupção ocorrido na FIFA.
9. Gianni Infantino (2016-presente)
O nono dos presidentes da FIFA é um advogado ítalo-suíço que anteriormente foi secretário da UEFA (entre 2009 e 2016). A profissão de Infantino o levou a se dedicar aos aspectos jurídicos desta organização e o seu bom desempenho lhe rendeu um lugar na cúpula do futebol.
Finalmente, além dos presidentes nomeados oficialmente, não podemos deixar de fora os interinos: Cornelis Hirschmann (1918-1920), Ernst Thommen (1961) e Issa Hayatou (2015-2016). Em suma, esta é uma entidade com uma grande história e crescimento, e que ainda tem muito a percorrer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- History of FIFA – Foundation. Sitio oficial de la FIFA. https://www.fifa.com/about-fifa/who-we-are/history/index.html
- El Nacional – El presidente de la FIFA se compromete a combatir el racismo – Febrero 2020 – https://www.elnacional.cat/es/deportes/gianni-infantino-fifa-racismo_466485_102.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.