Antoine Griezmann: qualidade francesa no ataque
O atacante francês Antoine Griezmann é considerado um dos melhores atacantes do mundo atualmente. Apesar de ainda não ter chegado aos trinta anos, ele já foi campeão mundial com a sua seleção e já é um jogador consagrado em termos de clubes. No entanto, ainda existem objetivos a serem alcançados…
Uma das metas pendentes para este fantástico artilheiro é a UEFA Champions League. Ele jogou duas finais com o Atlético de Madrid, mas ambas terminaram em derrota diante do Real Madrid; em 2014, o resultado foi de 1-4 na prorrogação e, em 2016, a disputa de pênaltis terminou em 5-3 para os ‘merengues’.
No entanto, a sua recente transferência para o FC Barcelona, onde ele vai dividir a liderança com Lionel Messi e Luis Suarez, pode lhe trazer uma nova oportunidade de ser candidato a vencer o maior torneio continental. A seguir, veremos com quais recursos Griezmann pode contribuir para essa missão e como ele alcançou o lugar privilegiado que ele ocupa atualmente.
A história de Antoine Griezmann
Ele deu os primeiros passos no futebol na comuna de Macon, onde nasceu. A mistura de nacionalidades na sua árvore genealógica explica, em parte, as características particulares de seu comportamento: seu pai é alemão, enquanto os seus avós maternos são portugueses.
Griezmann é frequentemente visto tomando mate – uma infusão típica da Argentina e do Uruguai – e já mostrou interesse pelo futebol e pelos costumes desse continente mais de uma vez.
Sua entrada para a Real Sociedad, a primeira instituição profissional na qual ele foi aceito para treinar no time de base, aconteceu quando ele tinha 13 anos de idade. Naquele momento, um olheiro do clube basco na França o viu e decidiu levá-lo.
A tão esperada estreia profissional ocorreu em setembro de 2009, após uma pré-temporada na qual ele deslumbrou a todos com a sua capacidade. Desde então, o seu desempenho não parou de crescer; ele foi vendido ao Atlético de Madrid em julho de 2014 em troca de 30 milhões de euros. Mais tarde, em 2019, ele iria para o Barcelona por 120 milhões.
Um atacante técnico e eficiente
Talvez a característica mais importante de Antoine Griezmann seja a qualidade e a eficácia que ele tem com o pé esquerdo. O francês é capaz de fazer as definições mais sutis e, no mesmo jogo, marcar com uma bomba de longe, seja em uma cobrança de falta direta ou em qualquer oportunidade que possa surgir.
Apesar de não ser um atacante corpulento, ‘o típico camisa 9’, como geralmente se diz, Griezmann tem uma média de gols muito boa. Durante a sua passagem pelo Atlético de Madrid (2014-2019), ele marcou 131 gols em 257 jogos, o que lhe dá uma média de 0,44. Na sua seleção, esse valor é semelhante: 0,40 gols por jogo.
Além disso, em mais de uma ocasião, ele já surpreendeu com bicicletas e meia-bicicletas dignas de um acrobata para marcar verdadeiros golaços. Isso mostra claramente a sua qualidade como jogador de futebol, a sua autoconfiança e o seu instinto inato de atacante que faz com que ele encha as redes rivais com tanta frequência.
Títulos de Antoine Griezmann
Apesar da dívida que comentamos anteriormente em relação à UEFA Champions League, sem dúvida, este é um jogador muito bem-sucedido. A presença de Griezmann tornou as suas equipes muito fortes ofensivamente; esta é uma explicação – entre muitas outras – para as suas conquistas como jogador de futebol, que incluem os seguintes títulos:
- Campeonato da Segunda Divisão com o Real Sociedad em 2009-2010.
- Supercopa da Espanha com o Atlético de Madrid, em 2009; Griezmann chegou ao clube logo após o célebre campeonato vencido pelo time de Diego Simeone contra o Barcelona.
- UEFA Europa League em 2018.
- Supercopa da Europa em 2018.
- Com a seleção francesa, ele venceu a Eurocopa Sub-19 em 2010 e a Copa do Mundo na Rússia, em 2018.
Copa do Mundo, a consagração definitiva com a sua seleção
Sem dúvida, a Copa do Mundo é uma conquista que merece um parágrafo à parte na carreira de qualquer jogador de futebol. Antoine Griezmann foi uma peça fundamental do time francês que brilhou na Rússia; ele compartilhou o ataque com Olivier Giroud.
No decorrer da competição, Griezmann foi titular em todas as partidas e marcou quatro gols. Devido às suas ótimas atuações, o atacante francês foi eleito três vezes como o homem do jogo; isso ocorreu nas partidas contra Austrália, Uruguai e nada menos do que na final da Copa do Mundo contra a Croácia, partida na qual ele marcou um gol de pênalti.
Em suma, este é um atacante capaz de contribuir em todas as funções que lhe correspondem no campo: ele marca, dá assistência, participa da criação, pressiona e até mesmo colabora na recuperação. Sem dúvida, Antoine Griezmann é um homem que todos desejam ter na sua equipe, e que ainda tem muito a oferecer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sin Messi, Griezmann hizo su debut en la derrota del Barcelona frente al Chelsea. 23 de julio de 2019. La Nación. https://www.lanacion.com.ar/deportes/futbol/sin-messi-griezmann-hizo-su-debut-derrota-nid2270333
- Antoine Griezmann. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Antoine_Griezmann
- Joel del Río. Las cinco maravillas de Antoine Griezmann, ¿con cuál te quedas? Marca. https://www.marca.com/futbol/2019/08/01/5d408a27268e3e6c168b45ba.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.