David De Gea: um dos melhores goleiros do mundo

O goleiro espanhol se tornou, com o passar do tempo, um dos melhores goleiros do mundo e o dono absoluto do gol de um clube histórico como é o Manchester United.
David De Gea: um dos melhores goleiros do mundo

Última atualização: 30 janeiro, 2019

Criado na academia juvenil do Atlético de Madri, David De Gea brilha no Manchester United e já é considerado um dos melhores goleiros do mundo. Conheça a história de um jogador que começou a ser um herói desde jovem e que hoje procura a consagração definitiva.

Os primórdios de David De Gea

Com apenas 19 anos de idade, David De Gea estreou no Atlético de Madri no final de setembro de 2009. Foi nada menos do que na Liga dos Campeões, quando visitou o Porto. O jogo terminou com uma derrota difícil, mas nada que o tenha parado.

Alguns dias depois, ele começou a ganhar o amor de seu público. Na vitória por 2-1 sobre o Zaragoza em casa, ele salvou um pênalti: o engraçado é que ele mesmo tinha cometido. O que teria acontecido se ele não tivesse defendido? Sua história teria mudado em algo?

Em maio de 2010, ele jogou na final da UEFA Europa League, que seu time venceu contra o Fulham. No entanto, ele não teve a mesma sorte na final da Copa del Rey contra o Sevilla; seu clube, com ele no gol, perdeu por 2-0.

Naquela época, era óbvio que ele tinha muito material para ter sucesso. E confirmou isso constantemente: em agosto, defendeu uma penalidade de Diego Milito para ganhar a Supercopa da Europa para a Inter de Milão.

O pulo de um gigante

Com um pouco mais de cinquenta jogos no seu time, o Manchester United conquistou os serviços de David De Gea em 2011-12. Ele se tornou, assim, o goleiro mais caro da história da Premier League: custou 20 milhões de euros.

David de Gea chutando a bola

Embora na primeira temporada ele tenha alternado no gol com o dinamarquês Anders Lindegaard, desde a temporada 2012-13 ele se estabeleceu como guardião das três barras.

Esses anos foram um pouco irregulares para o Manchester. Por um lado, ele ganhou o Premier em 2012-13 e também o Community Shield, que ele já havia alcançado um ano antes.

Mas na Europa a equipe não estava indo tão bem. De fato, ele sofreu constante desapontamento jogando internacionalmente até a consagração na Liga Europa 2016-17. O goleiro, claro, foi fundamental para essa conquista.

David De Gea, em todo caso, nunca abandonou seu desempenho ascendente. Hoje ele é considerado um dos melhores goleiros do planeta, junto com Manuel Neuer, André Ter Stegen, Gianluigi Buffon e Keylor Navas, entre outros.

Essas boas atuações permitiram que ele estivesse na mira dos gigantes europeus. Em 2015, sua transferência para o Real Madrid chegou a ser arranjada entre os clubes nas últimas horas do mercado de transferências; mas a documentação chegou fora do prazo e a assinatura foi cancelada.

Qualidades de David De Gea

Se já dissemos que ele é considerado um dos melhores goleiros do mundo, parece redundante dizer que De Gea preenche uma grande parte dos requisitos de um número ‘1’. Estas são algumas das suas características:

  • Voador: não são poucas as proteções nas quais é visto indo de uma trave para a outra pelo ar. Se você está procurando por defesas espetaculares, aquelas que servem para pendurar posters dos goleiros, em De Gea você encontrará, sem dúvida, um bom protagonista.
  • Reflexos: há também muitas ações de De Gea nas quais o tempo de reação é praticamente nulo. Com os pés ou as mãos, o espanhol sempre encontra o décimo de segundo necessário para reagir e evitar uma comemoração do rival com seus reflexos. Na final da Supercopa da Europa 2017 há muitos exemplos desses dois primeiros pontos.
  • Salvador: uma característica distintiva dos grandes goleiros é que eles aparecem nos momentos certos, quando são mais necessários. De Gea não só faz isso, mas às vezes dá a sensação de que ele vence os jogos sozinho. Aconteceu nos tempos ruins do United e também agora, com o time mais harmonioso. Exagerado? Que nada. Em um confronto contra o Arsenal ele brilhou com14 intervenções! Não há melhor prova.
David de Gea em jogo

As 5 melhores defesas de David De Gea

  1. A Lacazette / Sánchez: no clássico contra o Arsenal, ele quebrou o recorde de defesas em um jogo da Premier League; David De Gea teve uma reação dupla impressionante. Primeiro, com a mão direita antes de um remate rasteiro de Alexandre Lacazette. Então, no rebote – com o pé e reflexos puros – ele frustrou a ocasião antes da iminente conversão de Alexis Sánchez.
  2. A Marcos Asensio: na final contra o Real Madrid, em agosto de 2017. Embora o chute tenha sido pouco focado, a intervenção de De Gea foi fabulosa.
  3. Para Jesé Rodríguez: outra defesa na velocidade da luz. Em setembro, no Premier, Jesé venceu um centro da esquerda, na linha da pequena área. O goleiro, colocado a menos de cinco metros, fez uma defesa salvadora quando os torcedores já gritavam o gol. Infernal.
  4. Para Diogo Gonçalves: contra o Benfica, David De Gea mostrou os seus superpoderes. Com uma esticada monumental à sua esquerda, ele desviou um chute forte ao trocar de mãos que foram direto para a trave mais distante.
  5. Para Joel Matip: outra reação extraordinária. O jogador do Liverpool conectou um centro à esquerda e, quando tudo pareceu indicar que seria um gol, De Gea e seu pé esquerdo apareceram – quase na linha de fundo – para decidir o contrário.

O horizonte parece promissor para o goleiro de 27 anos, que defendeu o gol espanhol na Copa do Mundo de 2018. Seu time buscou vingança após a decepção do Brasil 2014.

Além disso, se não for em Manchester, será em outro lugar, mas ele terá a oportunidade de competir seriamente por grandes conquistas na Europa. Seus companheiros podem ter certeza de algo: o gol estará bem guardado.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.