Quais são os times da NBA com mais títulos?

24 de janeiro de 2020
Os times da NBA com mais títulos superam amplamente os demais da liga. E, além disso, eles são rivais entre si!

A liga das estrelas tem, como todas as competições, os seus maiores vencedores da história. Você gostaria de saber quais são os times da NBA com mais títulos? Neste artigo, vamos falar sobre eles.

Times da NBA com mais títulos

Você vai se surpreender com esta lista dos times da NBA com mais títulos na história da melhor liga de basquete do mundo. Aliás, alguns nem são tão famosos!

1. Celtics de Boston

Até o momento, esse time de cor verde, branca e preta é o maior campeão da NBA, com 17 títulos na sua conta. Com sede em Boston, Massachusetts, os Celtics fazem parte da Divisão do Atlântico da Conferência Leste.

De clara tradição irlandesa, por isso o verde como predominante em sua vestimenta, os Celtics de Boston foram fundados em 1946 e os seus anos dourados foram entre 1957 e 1969, quando venceram 11 campeonatos, 8 consecutivos.

Para completar os seus 17 títulos, eles levaram dois nos anos setenta e três nos anos oitenta. Finalmente, após 22 anos de seca, em 2008 eles ganharam  o, até agora, seu último campeonato, contra os Lakers de Los Angeles.

Quais são os times da NBA com mais títulos

Imagem: NBA.com

Além disso, vale a pena destacar um jogador estrela dos Celtics de Boston, que foi o pivô Bill Russell, vencedor de 11 títulos – 9 como jogador e 2 como jogador-treinador –, o mais laureado da história da NBA.

2. Lakers de Los Angeles

É uma das equipes da NBA com mais títulos – 16 no total –, mas também uma das mais famosas no mundo inteiro. Os Lakers, com as suas cores amarela e púrpura, pertencem à Divisão do Pacífico da Conferência Oeste, e um dos seus principais rivais é, como não poderia ser de outra forma, os Celtics de Boston.

Os Lakers de Los Angeles jogam as suas partidas no Staples Center dessa cidade da costa oeste, e eles conseguiram o seu primeiro título da NBA em 1949. Logo, eles venceriam quatro campeonatos nos anos cinquenta, um nos anos setenta, cinco nos anos oitenta e, por fim, o resto uma vez começado o novo milênio.

Quais são os times da NBA com mais títulos

Finalmente, alguns fatos de destaque dos Lakers é que eles têm o recorde de maior quantidade de partidas consecutivas vencidas (33) e, além disso, 17 dos seus jogadores foram eleitos para estar no Basketball Hall of Fame, entre eles Magic Johnson, Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e Kareem Abdul-Jabbar.

3. Bulls de Chicago

Há uma grande brecha entre os Celtics e os Lakers e o resto dos times da NBA com mais títulos. Os Bulls (“touros” em inglês) contam com seis títulos, todos eles vencidos nos anos noventa e graças, em parte, ao maravilhoso Michael Jordan.

Michael Jordan, do Bulls

Imagem: MSN.com

Os Bulls – conhecidos pelas suas cores vermelha, preta e branca – têm a sua sede na cidade de Chicago, Illinois, e foram fundados em 1966. Desde 1994, o seu estádio é o United Center, com capacidade para quase 22.000 espectadores.

4. Warriors de Golden State

É um dos maiores vencedores dos últimos anos. No total, a equipe que mudou três vezes de nome – Warriors da Filadélfia, Warriors de San Francisco e, finalmente, Warriors de Golden State – tem seis títulos da NBA.

Golden State, time da NBA

Imagem: NBA.com

Os “guerreiros”, com a sua camiseta azul-escuro e amarela e a imagem da ponte Golden Gate no seu escudo, pertencem à Divisão do Pacífico da Conferência Oeste e venceram os seus campeonatos nos anos 1947, 1956, 1975, 2015, 2017 e 2018.

5. Spurs de San Antonio

A equipe do Texas – Spurs quer dizer “esporas”, típico dos caubóis da região – é a quinta equipe da NBA com mais títulos, com 5 estrelas na sua conta, todas elas com Tim Duncan como um dos cinco titulares.

Os Spurs de San Antonio foram fundados em 1967, mas então tinham outro nome: Chaparrals de Dallas. Posteriormente, em 1970, passaram a ser os Chaparrals de Texas e, por fim, em 1973, mudaram para o nome que conhecemos hoje.

Jogo da NBA

Imagem: NBA.com

Os títulos conquistados por esse time da Divisão Sudoeste da Conferência Oeste foram obtidos em 1999, 2003, 2005, 2007, 2013 e, finalmente, 2014. Além de Duncan, outros jogadores importantes dos Spurs são Tony Parker, Emanuel Ginóbili, David Robinson e George Gervin, todos eles já aposentados.

Para completar a lista dos times da NBA com mais títulos, devemos destacar os Pistons de Detroit, os Heat de Miami e os 76ers da Filadélfia, com três campeonatos cada um. Finalmente, com dois troféus, estão os Rockets de Houston e os Knicks de Nova York.

  • Gil, A. Boston Celtics: un líder NBA con recuerdos del pasado y reflejos del presente. Noviembre de 2019. Gigantes. https://www.gigantes.com/nba/boston-celtics-un-lider-nba-con-recuerdos-del-pasado-y-reflejos-del-presente/
  • Ruiz, S. Los Angeles Lakers, por encima de las expectativas. Solo Basquet. Diciembre de 2019. https://www.solobasket.com/nba/los-angeles-lakers-por-encima-de-las-expectativas