Logo image
Logo image

Kobe Bryant, o adeus à lenda da NBA

4 minutos
Jogador do Lakers durante seus 20 anos na NBA, Bryant nos deu momentos históricos com suas enterradas e arremessos no último segundo do jogo.
Kobe Bryant, o adeus à lenda da NBA
Última atualização: 14 março, 2020

No último domingo de janeiro, o mundo do esporte recebeu uma daquelas notícias que ninguém quer ouvir. Um trágico acidente de avião havia causado a morte de Kobe Bryant, um dos jogadores mais importantes da NBA de todos os tempos.

Outras sete pessoas estavam no avião juntamente com o ex-jogador do Los Angeles Lakers, sua filha de 13 anos, Gianna Maria. Infelizmente, nenhum dos passageiros sobreviveu. O helicóptero em que viajavam caiu em Calabasas, no estado da Califórnia, em uma área montanhosa perto da cidade.

A partir daquela manhã trágica e após a confirmação de que Bryant havia morrido nesse evento, a mídia e as redes sociais ficaram repletas de mensagens de luto e condolências para sua família. Sem dúvida, a morte desse esplêndido e exemplar atleta emocionou a todos.

Por que Kobe Bryant será lembrado para sempre

Além de suas qualidades como pessoa – que até muitos colegas e outras estrelas do esporte destacaram nesse momento – há muitos feitos esportivos marcantes na carreira desse jogador de basquete.

Como homenagem, e para dimensionar a dolorosa perda que o mundo do esporte enfrenta, discutiremos os grandes feitos do “The Black Mamba” em sua carreira como jogador profissional.

Ídolo eterno dos Lakers

Esse ex-jogador é amado pelos fãs do LA Lakers não apenas por seu jogo, mas também por sua lealdade: foi o único time em que ele jogou em toda a carreira.

Bryant jogou 20 temporadas por essa equipe, com o qual também alcançou 15 playoffs. A equipe não conseguia se classificar para essa etapa desde 2012, embora Kobe tenha se aposentado em 2016.

Some figure

Perfil de Kobe Bryant

Os números 8 e 24 são característicos do “The Black Mamba”, e é por isso que a franquia decidiu retirá-los em uma cerimônia realizada em dezembro de 2017.

Seu estilo de jogo o fez se destacar em relação aos seus contemporâneos. Marcador implacável, ele contribuiu muito para cada vitória de seu time, geralmente com lances épicos, quase saídos de um videogame.

Ele também foi um excelente arremessador e aproveitou sua capacidade de drible para sempre encontrar um lugar para alcançar a cesta.

No entanto, sua autoconfiança costumava fazê-lo arriscar demais. Ele não apenas teve uma média considerável de perdas de bola em sua carreira (4 por jogo), mas também tem o recorde histórico de passes laterais errados na NBA.

Apesar disso, ele foi taticamente disciplinado e contribuiu muito para a parte defensiva da equipe. Não surpreende, portanto, ele ter sido eleito 9 vezes para integrar o time defensivo ideal da NBA.

Estes são os números definitivos de Kobe como jogador da NBA:

  • 5 títulos da NBA com o Lakers.
  • 33.643 pontos marcados (média de 25 por jogo; em duas temporadas, ele foi o artilheiro da NBA: 2006 e 2007).
  • 7.047 rebotes.
  • 6.306 assistências.
  • 18 participações no All-Star Game, das quais 11 ocorreram em anos consecutivos.
  • 1.346 jogos disputados.

Kobe Bryant também brilhou no Dream Team

O time de basquete dos Estados Unidos se chama Dream Team, graças à qualidade superior de seus jogadores. Isso coloca o time como favorito na grande maioria das competições internacionais. Esse apelido surgiu nos Jogos Olímpicos de 1992 e foi mantido ao longo do tempo.

Kobe participou de vários eventos e obteve ótimos resultados com sua equipe nacional. Por exemplo, ele teve o prazer de ganhar duas medalhas olímpicas com sua equipe, uma em Pequim 2008 e outra em Londres 2012. Ele também ganhou um torneio Sul-americano em 2007.

Por tudo isso, Kobe Bryant é considerado um dos jogadores de basquete mais completos da história. Para muitos, ele era o herdeiro de Michael Jordan, o que não é um elogio pequeno, considerando a importância do camisa 23 dos Chicago Bulls na história desse esporte.

Some figure

Kobe Bryant fora da quadra

Por último, mas não menos importante, não se pode esquecer o trabalho humanitário que Kobe Bryant realizou fora das quadras. Ele participou de diversos eventos beneficentes organizados pela NBA, bem como de outras instituições de caridade.

Além disso, atletas como Ronaldinho, Lionel Messi, Novak Djokovic e Lebron James — com os quais teve uma profunda amizade — apontaram sua personalidade como uma inspiração para suas carreiras esportivas.

No entanto, ele também estrelou escândalos em sua vida privada. Em 2003, ele foi acusado de abuso sexual por uma jovem, que mais tarde recebeu uma grande quantia em dinheiro para desistir da acusação. Bryant reconheceu a culpa e pediu desculpas por suas ações.

Em suma, a NBA e os esportes em geral perderam um homem com um legado que ainda estava sendo construído. Além de tudo, e como se repetiu muitas vezes nesses dias, a lenda de Kobe Bryant viverá para sempre nas mentes de todos os que amam esportes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fernández, L. 2019. El karma moderno de un histórico: 6 temporadas seguidas de los Lakers sin playoffs. NBA. https://ar.nba.com/news/nba-2019-los-angeles-lakers-sin-playoffs-lebron-6-temporadas-seguidas-historia/ug2tc94auq4o1ncdoph43yr3m
  • Marca. Enero de 2013. Kobe Bryant ya es el jugador que más tiros de campo ha fallado en la historia de la NBA. https://www.marca.com/2013/01/11/baloncesto/nba/noticias/1357890846.html
  • Estadísticas de Kobe Bryant. Ultimate NBA. http://www.ultimatenba.com/fichas/estadisticas/premios/nba/jugador/KobeBryant-217.html
  • Murió Kobe Bryant: la acusación por violación que manchó el pasado de la estrella. Enero de 2020. Clarín. https://www.clarin.com/deportes/acusacion-violacion-mancho-pasado-kobe-bryant_0_JRUT07sW.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.