As melhores arenas de basquete do mundo

12 de junho de 2020
Sem dúvida, as melhores arenas de basquete do mundo estão localizadas nos Estados Unidos, a casa do basquete.

Você é fã da NBA? Você ama este esporte tão popular em todo o mundo? Se sim, não perca este artigo, no qual falaremos sobre as melhores arenas de basquete que existem.

Quais são as melhores arenas de basquete?

Embora existam belas arenas de basquete na Europa e inclusive na Ásia, a verdade é que as melhores estão nos Estados Unidos, casa desse esporte. Saiba quais são elas a seguir:

1. Barclays Center (Brooklyn Nets)

Pode não ser tão conhecida quanto outras arenas de basquete, mas entra para a lista por ser a mais moderna e tecnológica de todas. Seu design futurista, tanto externo como interno, é digno de admiração. Foi inaugurada em 2012 sobre uma antiga rede ferroviária no Brooklyn, em Nova York.

Quais são as melhores arenas de basquete?
Imagem: WSP.

Para jogos de basquete, o Barclays Center conta com capacidade para mais de 17.000 espectadores. Ele também é usado para jogos de hóquei no gelo (capacidade de quase 16.000 lugares) e para shows (para 19.000 espectadores).

2. Madison Square Garden (New York Knicks)

Todo mundo já ouviu falar do Madison Square Garden, um dos locais esportivos mais importantes do planeta. Além de ser a casa do New York Knicks, essa arena também é palco de lutas de boxe e shows.

O MSG, que você pode ver na primeira imagem deste artigo, está localizado no coração de Manhattan e foi inaugurado em 1968, em um local onde estava localizada a antiga estação de trem Pennsylvania Station.

Para jogos de basquete, o estádio conta com capacidade para quase 20.000 espectadores (um pouco menos para jogos de hóquei).

3. American Airlines Arena (Miami Heat)

Uma das muitas arenas de basquete com o nome de uma empresa. Nesse caso, de uma companhia aérea. A American Airlines Arena está localizada no centro de Miami, próximo à Baía Byscaine. Foi inaugurada em 1999 e tem capacidade para pouco mais de 19.000 espectadores.

A American Airlines Arena está localizada no centro de Miami, próximo à Baía Byscaine. Foi inaugurada em 1999 e tem capacidade para pouco mais de 19.000 espectadores

Curiosamente, essa arena é frequentemente confundida com o American Airlines Center, casa do Dallas Mavericks. Quando os dois times disputaram as finais da NBA em 2006, todos os jogos foram disputados nas arenas da American Airlines, motivo pelo qual as partidas foram apelidadas de “American Airlines Series”.

4. United Center (Chicago Bulls)

O Chicago Bulls é uma das equipes mais famosas da NBA, e seu estádio também é patrocinado por uma companhia aérea, United Airlines. É a maior arena fechada dos Estados Unidos, com quase 90.000 metros quadrados e capacidade para mais de 21.000 pessoas.

O United Center é a maior arena fechada dos Estados Unidos, com quase 90.000 metros quadrados e capacidade para mais de 21.000 pessoas
Imagem: Eater Chicago.

O United Center substituiu o antigo Chicago Stadium em 1994 e também é casa do Chicago Blackhawks, o time local de hóquei. Em um dos lados externos do United Center, você pode encontrar uma estátua em homenagem a Michael Jordan.

5. Oracle Arena (Golden State Warriors)

Esta arena está localizada em Oakland, Califórnia, e sua primeira construção foi em 1966. Nos anos 1990, a arena foi parcialmente demolida para torná-la mais moderna e deixá-la de acordo com as necessidades da NBA.

Após um investimento de 121 milhões de dólares e mais de 12 meses de obras, em 1997 o Golden State Warriors pôde retornar à sua arena para jogos oficiais.

A Oracle Arena tem capacidade de quase 20.000 espectadores para jogos de basquete

A Oracle Arena tem capacidade de quase 20.000 espectadores para jogos de basquete. Também já foram realizados nessa arena jogos de hóquei (o time local é o California Golden Seals) e shows de bandas como Nirvana, Pink Floyd, Aerosmith e U2.

6. TD Garden (Boston Celtics)

Outra das melhores arenas de basquete do mundo, localizada no bairro North End em Boston, Massachusetts. Conhecido como “The Garden”, tem capacidade de 18.000 pessoas para jogos da NBA e um pouco menos para os da NHL.

O TD Garden tem capacidade de 18.000 pessoas para jogos da NBA e um pouco menos para os da NHL.
Imagem: The Boston World.

Foi inaugurado em 1995 para substituir o lendário Boston Garden. As iniciais TD correspondem ao Toronto-Dominion Bank, o principal investidor e patrocinador da equipe.

Outras arenas que devem ser mencionadas são: Staples Center (Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers), Bankers Life Fieldhouse (Indiana Pacers), Moda Center (Portland Trail Blazers), Philips Arena (Atlanta Hawks), Little Caeasars Arena (Detroit Pistons), FedEx Forum (Memphis Grizzlies), AT&T Center (San Antonio Spurs) e Golden 1 Center (Sacramento Kings).

  • Estevez, J.  Los 5 partidos memorables de LeBron James enfrentando a San Antonio Spurs en el AT&T Center. Noviembre de 2019. NBA.com https://ar.nba.com/news/lebron-james-los-angeles-lakers-san-antonio-spurs-nba-2019-2020/dq5egqu5bojn1lks6ukukz61b
  • El Comercio. La NBA llena estadios… digitales. Marzo de 2019. https://www.elcomercio.com/deportes/nba-2kleague-esports-estadios-digitales.html