Qual quantidade de pão podemos comer?
O pão é um dos alimentos mais populares e consumidos em grande parte das casas de todo o mundo. Mas qual quantidade de pão podemos comer? Essa é uma das perguntas que a maioria das pessoas faz quando analisam sua dieta.
Embora o consumo desse alimento esteja associado ao excesso de peso, a resposta a essa questão pode variar significativamente de acordo com o tipo ou variedade de pão consumido.
Pão: está associado ao excesso de peso?
O pão é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Em muitos lugares, seu consumo está relacionado a um ganho de peso significativo. No entanto, o problema em si não é o pão, mas a quantidade consumida em cada refeição, a variedade e do que ele é acompanhado.
A informação nutricional dos alimentos é um ponto-chave para controlar o excesso de peso. Nesse sentido, existe uma grande variedade de pães que fornecem muita energia e calorias, outros deles são ideais para controlar o peso e manter uma dieta muito mais saudável.
Especialistas em nutrição aconselham comer no máximo duas porções diárias de pão, o que equivale a 250 a 500 gramas. No entanto, essa quantidade pode mudar se o pão branco tradicional for substituído por pães com baixo teor de gordura, integrais e ricos em fibras.
O pão integral é recomendado em dietas. No caso específico de pessoas que querem perder peso, a quantidade de consumo de pão recomendada pelos especialistas não deve exceder 100 gramas por dia. Além disso, o consumo de pães dietéticos é recomendado, além dos integrais.
Verdades e mitos sobre o pão
O miolo e a crosta têm as mesmas calorias
Muitas pessoas acreditam erroneamente que as migalhas de pão contêm mais calorias do que casca; por isso, em muitas ocasiões tendem a remover boa parte do mesmo.
É importante saber que o miolo tem o mesmo número de calorias que a crosta, já que ambos são feitos com os mesmos ingredientes. De fato, pode-se dizer que a crosta tem um percentual um pouco mais calórico, devido à desidratação que sofre durante o cozimento.
Pão branco versus pão integral
Uma crença generalizada é que o pão branco deixa você mais gordo do que o pão integral. No entanto, tanto o pão branco como o pão integral têm praticamente a mesma quantidade de calorias.
Apesar disso, o integral é mais recomendado, especialmente em regimes de dietas especiais, devido ao seu alto teor de fibras. Estas fibras ajudam a regular o intestino e também geram uma sensação de saciedade muito maior do que o pão branco.
Pães dietéticos
Hoje há uma grande variedade de pães e o pão dietético é um deles. Este pão, além de conter mais fibras, também têm menos calorias do que o pão branco e que os pães integrais. Portanto, é altamente recomendado para pessoas que querem perder peso ou manter o mesmo.
Pão engorda?
Como outros alimentos da dieta diária, o consumo de pão não constitui um problema para a saúde e o bem-estar do organismo. Em outras palavras, o pão não nos torna especialmente gordos, desde que seja consumido nas quantidades recomendadas para cada dia.
De fato, o pão contém baixo teor de gordura e a suas calorias são moderadas. Como estamos vendo, a regulação e não eliminação do consumo diário, assim como acontece com outros alimentos, é a chave para manter um peso estável.
Não substitua as refeições por pão
Embora o pão em si não constitua um problema para a saúde, também é verdade que nunca devemos substituir as refeições, especialmente o almoço e o jantar, por ele.
É importante lembrar que uma dieta balanceada para manter uma boa saúde corporal deve ser baseada em proteínas, vegetais, frutas, carboidratos e produtos lácteos.
O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Apesar da fama que conquistou nos últimos anos, não constitui um problema para a saúde, desde que seja consumido de forma controlada e moderada.
Devemos lembrar que hoje há uma grande variedade de pães que, além de calorias, fornecem fibras e nutrientes necessários para manter uma vida saudável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.