Como calcular e alcançar o peso ideal para cada idade
O sobrepeso é uma das patologias mais comuns no mundo desenvolvido. Isso condiciona a estética da pessoa e, além disso, aumenta o risco de desenvolver outros tipos de problemas de saúde. Por isso, é importante saber qual é o peso ideal para cada idade, para chegar o mais próximo possível desse valor.
A seguir, vamos ensiná-lo como calcular seu peso ideal e também vamos compartilhar uma série de dicas para ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Lembre-se que quando você se preocupa em reduzir os níveis de gordura corporal você favorece sua saúde, tanto a médio quanto a longo prazo. Se você tiver dúvidas sobre o assunto, você sempre pode consultar um nutricionista.
O peso ideal para cada idade
É possível calcular o peso ideal para uma pessoa com base em sua idade usando uma equação proposta pelo Dr. Lundh. A fórmula é a seguinte:
- Para homens: 6 +0,78 x (altura em centímetros – 100) + 0,17 x idade
- Para mulheres: 7 +0,71 x (altura em centímetros – 100) + 0,17 x idade
Dessa forma, obtém-se um valor concreto teórico sobre o peso total que uma pessoa deve ter. No entanto, essa equação tem muitas limitações.
A primeira delas é que não leva em consideração a composição corporal da pessoa. Um atleta pode se afastar do valor considerado ideal por ter uma alta porcentagem de massa muscular, o que não é de forma alguma algo patológico ou perigoso.
Da mesma forma, é possível que uma pessoa tenha o peso ideal, mas não tenha músculos o suficiente. Este é um fator que pode predispor a pessoa a muitas doenças. Uma baixa porcentagem de massa muscular reduz os níveis de força, o que especialistas consideram uma situação não favorável à saúde.
Inclusive, a força muscular está associada ao risco de morte durante processos como o câncer. É o que indica um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.
Cuide da sua dieta para alcançar o seu peso ideal
Se você deseja alcançar seu peso ideal, você precisa melhorar alguns aspectos relacionados à alimentação. Se você tem níveis excessivos de gordura, você pode colocar em prática certas estratégias como o jejum intermitente.
Um estudo publicado pela Crinical Nutrition ESPEN apoia esse protocolo alimentar com o objetivo de reduzir o peso e melhorar a saúde.
Além disso, é importante priorizar o consumo de frutas, vegetais e alimentos frescos em detrimento dos alimentos ultraprocessados. Estes últimos contêm açúcares simples e gorduras trans, que são responsáveis pelo aumento da inflamação sistêmica e por problemas metabólicos que podem gerar ganho de massa gorda.
Por outro lado, os alimentos frescos contêm fitonutrientes. Essas substâncias têm propriedades antioxidantes, o que significa que ajudam a combater o envelhecimento e os danos celulares.
Faça exercícios
A alimentação de fato é importante para atingir o peso ideal, mas o exercício físico também é importante. O treino de força aumenta a força muscular, aumentando assim a taxa metabólica basal e o gasto energético. Dessa forma, é muito mais fácil queimar gordura e atingir o peso ideal.
Ao mesmo tempo, o exercício físico ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças complexas, como doenças cardiovasculares, câncer e doenças metabólicas. Especialistas recomendam um trabalho regular de força muscular, assim como exercícios aeróbicos.
O peso ideal para cada idade é sinônimo de saúde
Já vimos como calcular o peso ideal para cada idade e uma série de recomendações básicas que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. Agora queremos compartilhar alguns esclarecimentos finais.
Em primeiro lugar, lembre-se de que o peso é muito mais do que apenas uma questão estética. O peso de uma pessoa está frequentemente relacionada ao seu estado de saúde. Inclusive, aumentar a quantidade de tecido adiposo e reduzir a massa muscular aumentará o risco de sofrer de doenças crônicas e inflamatórias.
O estilo e os hábitos de vida têm uma influência decisiva na saúde. Assim, você deve seguir uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente para controlar sua composição corporal e desfrutar de maior vitalidade. Seu corpo vai agradecer por isso!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García Hermoso A., Ramírez Vélez R., Peterson MD., Lobelo F., et al., Handgrip and knee extension strength as predictors of cancer mortality: a systematic review and meta analysis. Scand J Med Sci Sports, 2018. 28 (8): 1852-1858.
- Santos HO., Macedo RCO., Impact of intermittent fasting on the lipid profile: assessment associated with diet and weight loss. Clin Nutr ESPEN, 2018. 24: 14-21.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.