12 alimentos deliciosos para fazer um lanche na dieta paleo

1 de janeiro de 2020
Com estes alimentos indicados para a dieta paleo, você vai proporcionar muitos benefícios ao organismo comendo de uma maneira natural e saudável. A ideia é consumir os produtos assim como eles são oferecidos pela natureza.

Na era pré-histórica, os seres humanos se alimentavam da caça, da pesca e da coleta. Eles aproveitavam os benefícios dos alimentos fornecidos pelo habitat ao seu redor. Isso pode ser mais difícil na hora de escolher um lanche, e por isso hoje trazemos algumas opções de lanche para quem segue a dieta paleo.

A dieta paleo ou ‘paleolítica’ organiza o seu programa alimentar com inspiração na maneira como os homens das cavernas se alimentavam.

Basicamente, os alimentos selecionados para esta dieta devem ser aqueles obtidos da maneira mais natural possível. Nesta forma de alimentação, são evitados os processados ​​e, sobretudo, os alimentos embalados.

Como os homens das cavernas: a maneira de se alimentar na dieta paleo

Seguindo algumas receitas simples, é possível evitar aditivos, produtos químicos, excesso de sal e conservantes, os quais têm maiores chances de trazer efeitos prejudiciais à saúde.

Dessa forma, é possível obter bons resultados em termos de emagrecimento, controle da pressão arterial e controle dos níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol.

Alimentos aliados da dieta paleo

Atualmente, a ingestão diária tem se concentrado no consumo de alimentos cuja preparação seja simples e rápida. O mercado gastronômico oferece uma quantidade importante de produtos que limitam o tempo de elaboração na cozinha.

Esse tipo de produto pode representar um grande benefício para as pessoas que têm uma dinâmica agitada no dia a dia. Elas ganham em variedade, conforto e economia de tempo. No entanto, elas deixam de escolher alimentos saudáveis.

Uma condição essencial para garantir uma vida longa é comer bem. Por isso, recomenda-se o consumo de frutas, carnes de animais alimentados a pasto ou que sejam produtos da caça, peixes ricos em ômega 3, oleaginosas e óleos de frutas (azeitona, noz).

Pelo contrário, deve-se evitar o consumo de cereais, trigo, cevada, açúcar refinado, laticínios e alimentos processados ​​em excesso. A seguir, veremos uma lista de 12 alimentos deliciosos para fazer um lanche com a dieta paleo.

alimentos deliciosos

12 alimentos deliciosos para fazer um lanche na dieta paleo

1. Ovos cozidos recheados

Os ovos recheados oferecem várias possibilidades de sabor. Eles podem ser recheados com salmão, abacate, tomate e outros alimentos naturais que vão deixá-los muito saborosos.

2. Carne seca assada

A carne seca pode ser temperada com orégano, alho e pimentão. Quando assada, ela retém a umidade. Cada fatia desse produto oferece importantes aportes proteicos.

3. Salada de frutas

Uma excelente alternativa para a dieta paleo é comer frutas variadas como melancia, laranja, melão e uvas, entre outras. Para fazer isso, elas devem ser colocadas em uma única vasilha para que o suco e os sabores sejam misturados. Essa é uma opção de um lanche muito nutritivo.

alimentos deliciosos para fazer um lanche com a dieta paleo

4. Palitos de vegetais

Este lanche é muito simples: consiste em cortar legumes em palitos, tais como aipo, cenoura ou brócolis cozido no vapor. Eles são ideais para comer entre as refeições.

5. Salada verde com frutas

Nesse caso, devemos misturar folhas de espinafre, alface ou rúcula com pedaços de melão ou abacaxi. A salada pode ser temperada com vinagre de maçã e um toque de suco de laranja.

6. Sanduíche de berinjela assada

Para esta receita, as berinjelas devem ser cortadas no sentido do comprimento e grelhadas dos dois lados. Em seguida, elas podem ser recheadas com tomate, alface e queijo de cabra. Como toque final, polvilhamos azeite de oliva e pimenta.

7. Espaguete de abóbora com manjericão

Para preparar este macarrão simples e delicioso, devemos cortar a abóbora em tiras bem finas. Uma vez prontas, elas devem ser cozidas no vapor, acrescentando manjericão picado com azeite de oliva e alho refogado no azeite.

 8. Peixe assado

Esta é uma maneira saudável de comer peixe, acrescentando limão com salsinha e alho picadinho. Devemos embrulhá-lo em papel alumínio para assá-lo no forno.

alimentos deliciosos para fazer um lanche com a dieta paleo

9. Tacos de alface com carne de porco ao molho

Para saborear esta refeição, a carne de porco deve ser cortada em pedaços pequenos e cozida com orégano, alho e azeite de oliva.

Em seguida, é necessário cortar os tomates em pedaços pequenos, misturá-los com cebola e coentro e temperá-los com limão. Finalmente, a carne de porco deve ser colocada sobre as folhas de alface, adicionando então os tomates temperados.

10. Abobrinha recheada

Primeiramente, a abobrinha deve ser fervida e cortada ao meio, formando duas canoas. Então, devemos preparar um molho com tomate, cebola, alho e pimentão. É necessário aproveitar a polpa da abobrinha para o molho. Finalmente, ela deve ser gratinada com queijo, adicionando alecrim para dar um sabor exótico.

11. Asas de frango crocantes com especiarias

Para apreciar um frango delicioso e nutritivo, podemos temperar as asas de frango com alecrim, gengibre, sal, pimenta e alho. Quando estiverem prontas, basta assar no forno até que fiquem douradas e crocantes.

alimentos deliciosos

12. Abacaxi grelhado com mel e canela

Para esta última receita, devemos assar fatias de abacaxi temperadas com mel e canela em pó. O abacaxi combinado com o mel são dois ingredientes poderosos que, ao mesmo tempo, estão cheios de nutrientes.

Em resumo, a inclusão desses ingredientes representa uma mudança importante nos hábitos da maioria das pessoas. Por isso, é importante conhecer os alimentos que podemos usar para fazer um lanche com a dieta paleo e, assim, adicionar mais variedade à nossa alimentação.

  • Loren Cordain. 2002. Paleodieta. Extraído de: http://files.lesionesoutdoor.webnode.es/200000203-be4e2bf485/Loren-Cordain-La-Dieta-Paleolitica.pdf
  • Las recetas de la dieta paleolítica. Extraído de: https://urano.blob.core.windows.net/share/i_avance/001000385/avance.pdf