3 alimentos com baixo teor de carboidratos
Atualmente, sabe-se que o consumo de açúcares simples não é nada recomendável em termos de saúde. No entanto, a ingestão de carboidratos complexos também é algo que está sendo investigado, e há muita controvérsia por parte dos especialistas. Por esse motivo, saber quais são os alimentos com baixo teor de carboidratos pode ajudar a melhorar a qualidade da sua dieta.
As dietas cetogênicas vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Esse tipo de modelo alimentar se baseia na ideia de que a redução da ingestão de carboidratos pode diminuir o estresse pancreático, permitindo assim um controle glicêmico mais eficiente.
Alimentos com baixo teor de carboidratos
Os alimentos a seguir se destacam pelo seu baixo teor de carboidratos. Você pode incluí-los na dieta sem medo de causar um pico de glicose no sangue que possa ser prejudicial.
1. Oleaginosas
As oleaginosas são uma fonte de proteínas e gorduras saudáveis, especialmente as de natureza insaturada. Embora as proteínas sejam de baixo valor biológico, elas servem para complementar as necessidades desse nutriente no contexto de uma alimentação equilibrada e variada.
Além disso, esse tipo de alimento também apresenta micronutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Exemplos disso seriam o zinco e o selênio. O primeiro é essencial para o sistema imunológico. O segundo, enquanto isso, é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento.
De acordo com um estudo publicado na revista Pharmacological Research, o consumo regular de oleaginosas ajuda a prevenir o desenvolvimento de patologias neurodegenerativas. Isso ocorre por causa da concentração de compostos bioativos que elas contêm.
2. Fígado de boi
O fígado é uma carne que se destaca pelo baixo teor de carboidratos e pela alta densidade nutricional. Esse alimento possui proteínas de alto valor biológico e grande quantidade de micronutrientes essenciais.
Um exemplo desses micronutrientes é o ferro, necessário para prevenir o desenvolvimento de patologias como a anemia, que cursam com o suprimento ineficiente de oxigênio para as células.
3. Carne de frango
A carne de frango é o último dos alimentos com baixo teor de carboidratos que vamos apresentar. Essa carne tem a particularidade de apresentar um alto teor de proteínas de qualidade.
Esses nutrientes se mostraram essenciais para preservar a boa saúde da massa magra, conforme afirma um estudo publicado pela revista Nutrients. Eles são necessários tanto para aumentar os músculos quanto para prevenir o desenvolvimento de patologias que colocam a funcionalidade do indivíduo em risco, como, por exemplo, a sarcopenia.
Por outro lado, recomenda-se priorizar o consumo de carne branca ao invés da carne vermelha. Isso ocorre por causa da presença de certos compostos nos alimentos do segundo grupo que podem ser muito agressivos para o cólon.
No entanto, cabe destacar que o que é realmente perigoso é o consumo de carne vermelha processada. Esse tipo de produto apresenta nitritos na sua composição, substâncias tóxicas que podem aumentar o risco de câncer de cólon. Esse tipo de composto é adicionado para prevenir o risco microbiológico dos produtos processados com alto percentual de carne.
Inclua alimentos com baixo teor de carboidratos na sua dieta
Ainda que você não tenha desenvolvido nenhuma patologia crônica, pode ser benéfico priorizar o consumo de alimentos com baixo teor de carboidratos na sua dieta. Esses produtos têm a capacidade de fornecer proteínas e gorduras de qualidade, sem o inconveniente de causar um alto estresse a nível pancreático.
É até mesmo altamente recomendável incluir este tipo de alimento na dieta dos diabéticos. Embora até recentemente fosse aconselhado garantir a presença de açúcares complexos na dieta desse tipo de paciente, a bibliografia atual começa a afirmar o contrário.
Uma dieta com baixo teor de carboidratos pode aumentar a sensibilidade à insulina, ao mesmo tempo em que promove um melhor controle glicêmico. Dessa forma, os efeitos secundários são reduzidos.
Finalmente, as dietas com baixo teor de carboidratos parecem funcionar muito bem para os pacientes com câncer. A glicose é o principal combustível das células tumorais e, portanto, reduzir a sua ingestão pode retardar a proliferação de tumores malignos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gorji N., Moeini R., Memariani Z., Almond, hazelnut and walnut, three nuts for neuroprotection in alzheimer’s disease: a neuropharmacological review of their bioactive constituents. Pharmacol Res, 2018. 129: 115-127.
- Franzke B., Neubauer O., Cameron Smith D., Wagner KH., Dietary protein, muscle and pysical function in the very old. Nutrients, 2018.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.