Cuidados que você deve ter com as dietas milagrosas

14 de agosto de 2019
As dietas milagrosas podem ser muito perigosas para o organismo. Você costuma tomar os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar por meio da nutrição?

As dietas milagrosas se caracterizam por prometer resultados rápidos, eficientes e sem esforço. Isso faz com que muitas pessoas sigam esse tipo de dieta para alcançar o objetivo de atingir o peso ideal. O que talvez não saibam é que esse tipo de planejamento de perda de peso pode ser muito prejudicial para o organismo.

É recomendável seguir as dietas milagrosas?

A seguir, apresentamos quais são os principais perigos das dietas milagrosas. Caso você deseje seguir uma dieta do gênero, é preciso ter em mente, desde o primeiro momento, que não se trata da opção mais recomendável. É por isso que, caso você decida se aventurar, não deve se prolongar por muito tempo.

Além disso, qualquer mudança na alimentação, principalmente no começo de uma dieta, deve ser sempre supervisionada por um profissional. Um especialista irá te assessorar de forma adequada para alcançar o seu peso ideal sem colocar em risco a sua saúde.

Efeito rebote

O principal problema das dietas milagrosas é o efeito rebote. Isso quer dizer que, depois de fazê-las, existe a probabilidade de recuperar o peso perdido. Além disso, na maioria dos casos, o peso que recuperado é maior do que o que se havia perdido. Dessa forma, a dieta acaba sendo o contrário daquilo que procurávamos.

Efeito rebote

Isso se deve ao fato de que o organismo funciona do mesmo modo que uma despensa. Explicando de uma forma muito simples, o que acontece é o seguinte: quando fazemos uma dieta milagrosa, estamos ingerindo uma quantidade muito pequena de nutrientes.

É por isso que o corpo tem que usar as reservas que tem armazenadas para poder continuar ativo. O resultado é o emagrecimento. Mas logo depois o efeito rebote ocorre.

Assim que a dieta milagrosa termina e volta-se à alimentação normal, o organismo lembra que viveu um período de escassez. É, então, que se prepara para uma possível nova situação com características semelhantes.

Ou seja, volta a acumular gordura e outros nutrientes para poder fazer frente a um novo déficit de calorias.

Mudanças de humor nas dietas milagrosas

Durante a realização de uma dieta milagrosa, é comum que apareçam algumas mudanças de humor. Isso é consequência da sensação de fome e do cansaço.

Essa situação ocorre devido ao fato de não estarmos proporcionando ao nosso corpo todos os nutrientes que ele necessita. Como consequência, vamos nos sentir fracos, cansados e sem energia.

Além disso, uma vez terminada a dieta, surge o efeito rebote e, ao mesmo tempo, brotam novos sentimentos, tais como a baixa autoestima ou a sensação de fracasso. A alimentação está intimamente relacionada com o humor e uma dieta milagrosa dificilmente vai fazer com que nos sintamos com ânimo.

Maus hábitos alimentares

Tal como mencionamos em um grande número de ocasiões, os hábitos são fundamentais para alcançar qualquer objetivo que visamos atingir. Os bons hábitos nos ajudam a alcançar qualquer objetivo, pois a chave é sempre manter a atitude correta ao longo do tempo.

Em contrapartida, as dietas milagrosas fazem totalmente o contrário. Os hábitos que criam não são nada saudáveis e podem gerar graves riscos para a saúde. Algumas das dietas indicam pular refeições, ingerir uma quantidade excessiva de líquidos ou geram um déficit de nutrientes.

Evitar dietas milagrosas

Déficit de nutrientes

A maioria das dietas milagrosas se concentram em um tipo de alimento ou em um grupo deles. O resto é excluído e não deve ser consumido sob nenhuma circunstância, uma vez que se deseja obter resultados rápidos.

Alguns exemplos desse tipo de dieta para perda de peso são as dietas da alcachofra ou a dieta do suco. Esses tipos de regime são verdadeiras loucuras para perder peso. É impossível atingir um resultado a longo prazo, já que provocam carências de nutrientes.

Não consumir um determinado grupo de nutrientes pode resultar em problemas como a anemia, as quedas de pressão ou tonturas.

Como conclusão, as dietas milagrosas nunca devem ser uma opção se você quiser alcançar o seu peso ideal e mantê-lo ao longo do tempo. Tal como já dissemos em outras oportunidades, não existem fórmulas mágicas tal como propõem as dietas milagrosas.

O único caminho para alcançar uma meta é a realização de uma dieta saudável e equilibrada e a prática de exercício físico de forma regular. Para ajudar, deixamos várias propostas saudáveis de jantar, com as quais você pode perder peso de forma saudável e eficaz.

  • Sánchez, F. (2015). Dietas Milagro. Ventajas e Inconvenientes. In Monografía XXXIX: Segundo curso avanzado sobre obesidad (pp. 426–472).