6 dicas para treinar nos primeiros dias do ciclo menstrual

11 de novembro de 2019
Muitas mulheres reconhecem que não é fácil treinar em alguns momentos do ciclo menstrual. Vamos descobrir algumas dicas para poder praticar esportes durante os primeiros dias.

A grande maioria das mulheres, devido a sintomas pré-menstruais ou aos efeitos dos primeiros dias do ciclo menstrual, não vê a prática de exercício físico como algo atraente nesse período.

Como estamos falando de algo que acontece com todas as atletas, com certeza será útil para você descobrir uma série de dicas que facilitarão a prática de exercícios físicos nesses dias complicados.

Quais desconfortos geralmente ocorrem durante esse período?

Durante o início do ciclo menstrual, e também nos dias anteriores, as mulheres sofrem alterações de humor, irritabilidade, depressão, dor nos seios, desconforto abdominal e, em muitos casos, também um cansaço intenso.

Por tudo isso, geralmente é mais fácil ficar em casa descansando do que sair para praticar a atividade que mais gostamos. Tudo isso pode desencadear uma certa frustração, pois há uma guerra interna entre o que queremos fazer e como nos sentimos fisicamente para praticar esportes.

As 6 dicas para treinar durante o ciclo menstrual

Essa frustração de que falamos anteriormente geralmente se traduz em não ser capaz de treinar nas condições que seriam realmente boas. Para mitigar isso, vamos descobrir algumas recomendações para poder treinar nos primeiro dias do ciclo menstrual:

1. Incidência de lesões

Quando as mulheres estão na fase pré-menstrual, podem estar mais propensas a certos tipos de lesão. Algumas dessas condições podem ser problemas na articulação do joelho, pois sua coordenação pode ser prejudicada.

Isso pode ser evitado trabalhando o controle motor e neuromuscular. Para isso, será interessante realizar exercícios que envolvam equilíbrio ou treinamento pliométrico. Ao mesmo tempo, o trabalho da área glútea e dos isquiotibiais se torna importante, pois ajudará a mitigar qualquer perigo de lesão.

Salto na caixa

2. Importância do exercício aeróbico nos primeiros dias do ciclo menstrual

Nessas circunstâncias, é altamente recomendável fazer exercícios aeróbicos regularmente. Esse tipo de exercício irá ajudar a diminuir os sintomas pré-menstruais e, ao mesmo tempo, a melhorar nosso humor. Tudo isso nos ajudará a descansar melhor, pois iremos deitar mais cansadas.

3. Planejamento do treinamento

Como mencionamos em outros artigos, o planejamento ou periodização do treinamento é essencial para alcançar os objetivos. Durante o ciclo menstrual não é menos importante. Será interessante programar as sessões mais importantes nos dias mais favoráveis ​​do ciclo menstrual.

4. Introdução de novas práticas esportivas

Se os sintomas menstruais e pré-menstruais são mais fortes do que o habitual, podemos optar por realizar atividades diferentes, como caminhada, natação ou Yoga. Também é possível usar o tempo do ciclo menstrual para fazer uma pequena mudança da prática física habitual, mas sem deixar o esporte de lado.

5. Atenção aos hábitos alimentares

Em muitos casos, os sintomas do ciclo pré-menstrual surgem devido a maus hábitos alimentares. Como sempre, será fundamental controlar o que ingerimos, com ênfase especial em manter os níveis de açúcar em valores normais.

Portanto, devemos incluir em nossa dieta alimentos ricos em cálcio e magnésio, assim como em vitamina B. Da mesma forma, alimentos como nozes, peixes, legumes, leite ou grãos integrais serão algumas alternativas que poderemos usar durante esses dias.

Garota comendo cereal com frutas

6. Principais dias do ciclo menstrual para treinar

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre os dias em que a ovulação ocorre. Durante esses dias e os seguintes, será o melhor momento para realizar o treino de força e exercícios de alta intensidade – HIIT.

Isso ocorre porque nesses dias os níveis de testosterona atingem seu pico máximo, e é algo que definitivamente deve ser aproveitado.

Agora que conhecemos essas dicas simples, não temos desculpa para não ter nosso tempo de exercício durante todo o ciclo menstrual. Siga estas dicas e você verá que não precisa abandonar o esporte durante esses dias. Muito ânimo!

  • Constantini N., Dubnov G., Lebrun C.M. (2005) The menstrual cycle and sport performance. Clin Sports Med. 2005 Apr;24(2):e51-82, xiii-xiv.
  • Dusek T (2001). Influence of High Intensity Training on Menstrual Cycle Disorders in Athletes.Croatian Medical Journal 42(1) 79-82.