Benefícios da corrida para a saúde mental
A corrida é uma forma de exercício que traz muitos benefícios para a saúde mental. Embora possa parecer um exercício repetitivo, na verdade ela pode contribuir bastante para o bem-estar de uma pessoa.
Muitas vezes, há uma crença equivocada de que a corrida consiste em simplesmente caminhar rápido, mas esse exercício tem algumas características especiais. Por exemplo, a nível mental, é preciso ter a capacidade de tolerar as sensações físicas desagradáveis e as dores que aparecem durante a corrida.
Este exercício não deixa ninguém indiferente: ou você ama ou você odeia. Se você tiver a sorte de amá-lo, você vai se interessar por aprender mais sobre os benefícios da corrida para a saúde mental.
A corrida te ensina a se esforçar mais do que você imagina
A corrida é um grande desafio para a pessoa, pois envolve suportar um esforço físico intenso durante um longo período de tempo. Porém, assim que a pessoa consegue suportar a dor, a percepção muda.
Este exercício ensina uma lição valiosa que pode ser aplicada em outras áreas da vida: sempre podemos fazer um esforço a mais, ainda que já tivermos nos dado por vencidos.
Além disso, a corrida tem um impacto positivo sobre a autoestima porque há o estabelecimento e a conquista de metas em curto prazo. Existem poucas coisas mais gratificantes para uma pessoa do que comprovar que ela é capaz de realizar o que a princípio parecia impossível.
É uma forma eficaz de lidar com as emoções negativas
As emoções negativas são uma parte essencial do ser humano. Embora sejam desagradáveis, não devemos tentar evitá-las. É preciso encontrar maneiras de lidar com elas e de transformar o desconforto em sentimentos mais positivos.
A corrida é uma boa maneira de se libertar da frustração e do estresse do dia a dia. Isso ocorre em parte porque, depois da corrida, o cérebro secreta endorfinas e dopamina, moléculas que induzem um estado de humor positivo.
Por outro lado, a ativação física produzida pelas emoções negativas pode ser usada como um estímulo para aumentar o desempenho.
Previne o declínio cognitivo
A corrida, assim como qualquer outro exercício cardiovascular, serve para manter a saúde dos neurônios e estimular o cérebro. Isso é especialmente benéfico para adultos e idosos, nos quais a deterioração do cérebro é mais acelerada.
A corrida tem se mostrado um tratamento preventivo eficaz contra o envelhecimento e as doenças neurodegenerativas. De acordo com um estudo publicado pela Revista Cubana de Salud Pública, o exercício cardiovascular é benéfico para a saúde cognitiva.
Além disso, o mesmo estudo também afirma que a prática regular de atividade física retarda o aparecimento dos sintomas das doenças neurodegenerativas. Dessa forma, o adulto ou idoso consegue preservar a sua autonomia durante mais tempo.
Influencia a qualidade do sono de forma positiva
Ter um sono de qualidade é muito importante para permanecer saudável. Além disso, estar descansado é um pilar fundamental para um bom desempenho no trabalho, nos estudos e no esporte.
A relação entre o exercício físico e o sono é bidirecional. Ou seja, levar um estilo de vida ativo aumenta a qualidade do sono ao mesmo tempo em que uma melhor qualidade de sono fará com que o atleta progrida mais rapidamente.
Em relação ao exposto, de acordo com uma revisão publicada pela Revista Española de Geriatría y Gerontología, o exercício físico aeróbico moderado contribui para reduzir a incidência de distúrbios do sono em idosos.
Não pense duas vezes: pratique a corrida!
A corrida é um exercício altamente viciante. Muitas pessoas começam odiando e acabam se envolvendo e participando de todas as corridas que podem. A chave para ganhar resistência é ir aos poucos, nunca além do que o corpo pode suportar.
Além de todos os benefícios da corrida para a saúde mental, a grande vantagem é que você só precisa calçar os tênis e ter força de vontade. A corrida pode ser feita em qualquer espaço e a qualquer momento. Então, pratique a corrida com o coração e as pernas te acompanharão!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Landinez Parra, N. S., Contreras Valencia, K., y Castro Villamil, Á. (2012). Proceso de envejecimiento, ejercicio y fisioterapia. Revista cubana de salud pública, 38(4), 562-580.
- Reyes, P. M., Gutiérrez, C. M., Mena, R. P., & Torres, S. J. (2020). Efectos del ejercicio físico sobre la calidad del sueño, insomnio y somnolencia diurna en personas mayores. Revisión de la literatura. Revista Española de Geriatría y Gerontología, 55(1), 42-49.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.