Como usar as máquinas de cardio da academia corretamente

· 22 de julho de 2018
Embora os exercícios cardiovasculares ou apenas cardio ajudem a queimar calorias, eles devem sempre ser combinados com pesos de forma que manteremos nossos músculos e a queima será direcionada para as calorias provenientes da gordura

Um dos erros mais comuns que cometemos quando nos exercitamos é pensar que mais é melhor. E, então, como os exercícios cardio podem ser feitos indefinidamente, acreditamos que se passarmos horas e horas fazendo os mesmos exercícios perdemos gordura. Mas não é assim que funciona. Nesse artigo ensinaremos como usar as máquinas de cardio corretamente.

O que são máquinas de cardio

São equipamentos fitness utilizados para treinamento cardiovasculares, com o objetivo de queimar gordura e tonificar várias partes do corpo. Além disso, melhoram nossa condição física à medida que promovem a circulação sanguínea.

Mulher correndo na esteira na academia

Confie em você e em suas possibilidades; com vontade e frequência, a mudança e os resultados surgirão

Embora todos os tipos de exercícios sirvam para esses mesmo propósitos, cada um geralmente se concentra em uma parte específica do corpo. Portanto, é importante conhecê-los e saber por quê, quando e como usar as máquinas de cardio.

Bicicletas

As bicicletas têm feito parte da nossa vida desde sempre. Há opções de bicicletas estáticas que podemos ter em casa ou usar na academia. São focadas em trabalhar a parte inferior do corpo, incluindo coxas e quadris. 

Por outro lado, as de spinning são muito úteis para fortalecer o tecido muscular das costas e lombar, evitando possíveis desconfortos e dores.

Transport ou elíptico

Mulher fazendo bicicleta sentada

Esta máquina surgiu há pouco tempo e é ideal para moldar glúteos e pernas, como também para aquecimento e para queimar gordura e calorias rapidamente.

Esteira

E falando da rainha das academias… Embora ocorra maior impacto nas pernas, com as esteiras é possível trabalhar várias áreas do corpo ao mesmo tempo, além de mantê-lo ativo devido à alta pressão vascular criada com as corridas.

Remo

As máquinas de remo são, geralmente, as mais esquecidas da academia, mas as mais eficazes. Além de gerar uma grande queima de calorias quando você a usa, você pode trabalhar pernas, costas, braços e abdômen ao mesmo tempo. Só por isso já vale a pena testar!

Plataformas Vibratórias

Embora tenha sido vendida há muito tempo como a máquina “mata-celulite”, ficou provado que seus efeitos positivos não têm relação com isso. É uma plataforma que faz todo o corpo vibrar, o que ativa os fluidos corporais permitindo que sua circulação flua mais suavemente.

Escadas

A máquina de subir escadas é ideal para moldar glúteos, panturrilhas e coxas. Também gera uma queima de calorias incrível e ativa nosso fluxo sanguíneo. A única desvantagem é que gera um grande impacto nos joelhos, então se você tiver problemas neles, deverá ter cuidado.

Esqui

Já não é mais necessário ter neve para esquiar graças à máquina de cardio de esqui. Com ela você exercitará todo o corpo e os resultados saltarão à vista antes mesmo do que você imagina.

Como usar as máquinas de cardio corretamente

Visor da máquina de cardio

Como dissemos anteriormente, elas são ideais para queimar calorias, mas, às vezes, esquecemos de uma verdade latente: o corpo se acostuma aos movimentos repetitivos. Portanto, não será de grande ajuda se irmos à academia todos os dias e realizarmos exercícios de cardio e nada mais, muito menos se usarmos sempre as mesmas máquinas.

Se você quiser que seu treinamento seja eficaz, deverá incluir entre 10 e 20 minutos de aquecimento no aparelho elíptico, na bicicleta ou na esteira, ou misturar dois deles. Em seguida, uma série utilizando pesos, exercícios de força e abdominais, para depois terminar fazendo 20 minutos de cardio novamente.

As máquinas de cardio foram criadas para aquecer e voltar ao ritmo normal, e esta é a melhor maneira de usá-las. Portanto, faça seu próprio treinamento ou peça aos instrutores de sua academia para ajudá-lo a fazer um.