Benefícios da remada alta com halteres
Todo e qualquer exercício que fazemos na academia têm pelo menos um benefício específico associado a ele. No artigo a seguir, vamos falar sobre a remada alta com halteres e para que ela serve.
O que é a remada alta com halteres?
Este exercício faz parte de muitos treinos de academia, principalmente daqueles que procuram aumentar a massa muscular dos tríceps e fortalecer os ombros.
Com ele, vários músculos são exercitados, porque este é um movimento complexo, no qual a parte superior do corpo é trabalhada. Ao fazer a remada alta com halteres, você estará reforçando: deltoides, trapézio, antebraços, dorsais, braquial anterior, serrátil anterior e o músculo redondo maior.
A remada alta com halteres é feita com dois pesos, cada um deles em uma mão. As palmas das mãos devem estar viradas para dentro, isto é, na direção do tronco.
Então os joelhos são ligeiramente flexionados e o peito é levado para a frente, dobrando levemente a cintura. É muito importante não forçar a coluna: este exercício não é recomendado para pessoas com problemas nas áreas lombar, vertebral ou dorsal.
As costas devem ser mantidas o mais paralelas ao chão possível e a cabeça sempre para cima, voltada para a frente. Os halteres ficam primeiramente pendendo nas laterais do corpo.
Em seguida, os pesos são levados para cima, enquanto inspiramos o ar. Os cotovelos devem ultrapassar a linha dos ombros. Após esperar alguns segundos nessa posição, o próximo passo é ir estendendo os braços bem devagar, enquanto expiramos.
Quais são os benefícios da remada alta com halteres?
Há muitas vantagens neste exercício tão usado em treinos de academia. Para começar, ele gera fibras musculares nos peitorais e ombros; por isso é escolhido por fisiculturistas e pelas pessoas que querem aumentar e definir os seus músculos. Outros benefícios da remada alta com halteres são:
-
Permite a hipertrofia
Se o que você está procurando é ter músculos bem definidos, como os dos fisiculturistas, este exercício não pode faltar nos seus treinos. A melhor parte é que ele trabalha os membros superiores de maneira específica e independente.
-
Corrige assimetrias de movimento
Para fazer este exercício, você deve levantar e abaixar os braços ao mesmo tempo. Talvez isso possa parecer algo muito fácil, mas não é tão fácil assim. A assimetria é muito comum nas pessoas que treinam, porque todos temos um lado mais habilidoso do que o outro.
Desta forma, com a remada alta com halteres, os dois braços trabalham em uníssono e são definidos da mesma maneira. Assim, você vai corrigir qualquer assimetria que possa notar na sua musculatura.
-
Melhora o equilíbrio
Para fazer a remada alta com halteres, você tem que levar o tronco para a frente e manter a posição por alguns segundos. Como o exercício, por sua vez, requer o levantamento de halteres, o corpo deve trabalhar em equilíbrio para não cair.
Ao contrário dos exercícios com aparelhos ou barras, os que incluem dois halteres são perfeitos para movimentos equilibrados e rítmicos.
-
Permite movimentos maiores
Com a remada alta com halteres, você vai poder fortalecer as suas amplitudes de movimento, aumentar a sua força, ter mais flexibilidade e trabalhar uma área específica.
A princípio, você não vai conseguir chegar à parte inferior do seu rosto mas, com a prática, você vai perceber que pode continuar levantando os braços sem se cansar.
A amplitude de movimento dos seus braços vai ser cada vez maior, e isso também vai te ajudar na execução de outros exercícios para os membros superiores, seja com halteres, com barras ou com aparelhos.
-
Aumenta a força
Finalmente, outro dos benefícios associados à remada alta com halteres tem a ver com a capacidade de levantar cada vez mais peso. Ombros fortes são a chave e este exercício desenvolve-os de uma maneira incrível! Além disso, ele isola os músculos específicos e gera um estímulo impressionante nas fibras musculares.
Em suma, há razões suficientes para incluir a remada alta com halteres no seu cronograma de exercícios. Consulte o seu treinador se você tiver alguma dúvida e também para que ele te ajude na execução correta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- StairMaster TwistLock Mancuernas. 2011. Manual del usuario. Guía de ejercicios. Recuperado de: https://support.corehandf.com/Brands/StairMaster/Manuals/StairMaster_TwistLock_KG_Dumbbell_RevA-Spanish_010-0098.pdf
- AMICI Formación en fitness y salud. Ejercicios para el tren superior. Instructorado en musculación. Recuperado de: http://www.amicivirtual.com.ar/assets/files/musculacion/7ejercicios%20para%20miembro%20superior.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.