Os melhores destinos para praticar esportes de inverno
Se você está pensando em tirar alguns dias de férias quando o frio chegar, não perca o artigo a seguir. Vamos te contar quais são os melhores destinos para praticar esportes de inverno.
Destino para praticar esportes de inverno
Cada vez mais pessoas estão optando por tirar férias fora do verão, seja como uma segunda opção no ano ou como uma maneira de evitar multidões. Seja qual for o seu caso, se você tem interesse nos esportes de inverno, vamos te contar quais são os melhores destinos para praticá-los:
1. Grandvalira (Andorra)
Trata-se de uma das estações de esqui mais bonitas do mundo, localizada nos Pireneus, que vai desde o centro de Andorra até a fronteira com a França. Grandvalira – foto principal – é escolhida para a prática do esqui alpino, já que o seu domínio esquiável é de 210 quilômetros.
A estação tem seis acessos diferentes, seguindo o curso do rio Valira Oriental: Pas de la casa, Grayu Roig, El Peretol, Soldeu, El Tarter, Canillo e Encamp. Além do esqui, Grandvalira também permite a prática de motoneve, raquete de neve, snowboard, mushing e esqui noturno.
2. Patinoire de Liége (Bélgica)
Você gostaria de patinar no gelo? Então, você não pode deixar de visitar esta cidade belga. Nesse país, o inverno se faz presente com todas as letras, mas isso não é um impedimento para a diversão. Os lagos ficam congelados e os moradores calçam os patins.
Inclusive, é possível apreciar um belo mercado de Natal em Liège, com pistas de gelo artificiais. Sem dúvida, outra opção é visitar a segunda maior pista do país, fundada em 2012, com 1.800 metros quadrados de extensão e arquibancada para assistir a jogos de hóquei no gelo.
3. Spitsbergen (Noruega)
Que tal viajar para a Noruega em pleno janeiro? Aqui, você poderá desfrutar de um dos esportes de inverno mais característicos: as corridas de trenós puxados por cães.
Mas, se quiser ir mais devagar, isso também é possível, pois há passeios em família entre as florestas de bétulas do vale de Altadalen. Os cães que puxam os trenós são da raça Husky do Alasca, mais robustos que os siberianos.
Spitsbergen é uma ilha dentro do Círculo Polar Ártico, razão pela qual o sol brilha 24 horas por dia durante o mês de junho. Seu nome significa ‘picos escarpados’ e ela foi descoberta em 1596.
4. Pradaschier (Suíça)
A descida de trenó é outro esporte de inverno que está na moda. Esta não é apenas uma brincadeira de criança, mas sim um esporte olímpico (nas modalidades bobsleigh, skeleton e luge, nos Jogos de Inverno).
E embora você possa pensar o contrário, este não é um esporte caro. Você só precisará alugar o equipamento e o trenó, além de ir até uma pista habilitada, como Pradaschier. Esta é a pista de trenó mais longa da Europa e sua descida dura sete minutos, com três quilômetros de extensão e 31 curvas.
5. Parque Nacional de Yosemite (Estados Unidos)
Os esportes de inverno não são apenas aqueles praticados em uma pista de esqui. Também existem alguns que podem ser praticados em qualquer época do ano, mas que ganham um ‘tempero especial’ durante os meses frios.
Este é o caso das travessias a pé pelo Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, que a cada ano chama a atenção de centenas de atletas. Durante o passeio, é possível ver vales profundos, cachoeiras, pradarias e árvores gigantes.
6. Zermatt (Suíça)
Outro destino suíço para os esportes de inverno é Zermatt, mais precisamente na estação de Matterhorn. Aqui, entre outros esportes, é possível praticar o curling, um esporte de precisão em equipe.
Cada time é composto por quatro participantes, que lançam pedras de granito de 20 quilos em uma pista e então as movimentam usando uma vassoura.
O curling é um esporte para todas as idades e é muito divertido para as férias com as crianças. Em Zermatt, existem 16 pistas para praticá-lo, com aluguel de equipamentos e materiais.
Outros destinos para praticar esportes de inverno são: Aspen (Estados Unidos), Chamomix (França), Alpes (França), Baqueria Beret (Espanha), Niseko (Japão), Portillo (Chile), Wanaka (Nova Zelândia), Mont Tremblant (Canadá), Wilder Kaiser (Áustria) e Holzhau (Alemanha). Escolha o seu favorito para a próxima viagem!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- María, F. Deportes de invierno para practicar en 2019. OK Diario. Diciembre 2019. https://okdiario.com/salud/deportes-invierno-2-4950005
- XINSHUA Español. Funcionarios: Cada vez más chinos se involucran en deportes de invierno. Diciembre 2019. http://spanish.xinhuanet.com/2019-12/14/c_138629547.htm
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.