O curling: um esporte olímpico pouco conhecido
O curling é um esporte jogado no gelo e que geralmente é visto durante os Jogos Olímpicos de Inverno. No artigo a seguir, veremos os aspectos básicos dessa modalidade, que exige muita concentração, habilidade e estratégia.
À primeira vista, podemos perceber que o curling é um esporte muito semelhante ao boliche, no qual o objetivo é derrubar pinos usando uma bola, ou à petanca, cujo objetivo é lançar bolas de metal para aproximá-las o máximo possível de uma bola de madeira lançada anteriormente na superfície de jogo.
Também não podemos negar que este é um esporte que não vemos com frequência, por isso se torna particularmente interessante saber em que ele consiste. Conheça tudo a seu respeito nas linhas a seguir!
Regras básicas do curling
Em resumo, o objetivo final do curling é fazer com que pedras de granito que deslizam sobre uma superfície de gelo cheguem o mais próximo possível da área de destino, chamada de house; ela fica no outro extremo do corredor, do lado contrário ao local de lançamento, e é composta por vários círculos concêntricos.
O aspecto ‘curioso’ desse esporte está na ação dos varredores. Eles são os outros membros da equipe – em cada jogada, há um lançador e três varredores – que são encarregados de varrer a superfície do gelo, sem tocar na pedra, para acelerar ou retardar o seu movimento; eles podem até mesmo alterar a sua direção por meio desse método.
Em relação à pontuação, o sistema é bastante simples. A pedra que ficar mais próxima da zona central do alvo soma um ponto; se a próxima pedra que ficar mais perto for do mesmo time, ela soma dois pontos, e assim sucessivamente até que a próxima pedra seja do rival ou até que não haja mais pedras dentro da área de pontuação.
No total, cada equipe tem quatro lançamentos disponíveis em cada end (período); uma partida pode durar entre 8 e 10 ends, com a possibilidade de outros serem adicionados em caso de empate. No final de todos os ends, quem tiver somado mais pontos é declarado o vencedor do jogo.
Funções dos jogadores
Quanto às funções de cada atleta, há quatro papéis durante um jogo de curling:
- Lead: lança as duas primeiras pedras e varre as outras seis.
- Second: o segundo lança a terceira e a quarta e varre as outras.
- Third: também chamado de mate ou vice skip, lança a quinta e a sexta e varre as outras.
- Skip: geralmente é o melhor lançador, pois executa os dois últimos lançamentos. É ele quem decide e executa a estratégia final do time para definir cada end.
Tipos de lançamento no curling
De acordo com o seu papel na equipe, um lançador deve se especializar nos diferentes lançamentos do curling:
- Draw: é feito para aproximar a pedra da house.
- Take out: o objetivo é remover uma pedra da área de pontuação.
- Guard: sua função é proteger uma pedra bem colocada.
- Tap back: executado para mover as pedras para uma posição melhor.
De acordo com as táticas implementadas pela equipe, também é possível apelar para outros lançamentos mais específicos, tais como peel, double take out, run through, hit and roll, etc.
Além disso, a equipe que não está lançando é a única que pode varrer após uma pedra passar da tee line; isto é, a área mais próxima da house. O objetivo, é claro, é fazer com que ela continue deslizando e, assim, saia da zona de pontuação.
Onde praticá-lo e qual é o equipamento necessário?
Um dos aspectos que tornam o curling um esporte pouco acessível é o fato de que ele é praticado em uma pista de gelo com 45,5 metros de comprimento e 4,75 de largura. No entanto, geralmente existem locais onde é possível encontrar não apenas as pistas, mas também os outros materiais necessários para a sua prática.
Por outro lado, as pedras utilizadas são de granito, pesam 20 kg e têm uma circunferência máxima de 91,44 cm. Todas elas vêm da mesma pedreira na Escócia, têm um cabo na parte superior e são mais ásperas na parte inferior, que entra em contato com o gelo.
Quanto ao equipamento para cada atleta, é necessário ter uma vassoura ou escova, luvas – para se proteger do frio e conseguir segurar melhor os equipamentos – e calçados especiais. Nesse sentido, existem os deslizantes, usados pelo lançador para se impulsionar no momento de soltar a pedra, e os que não são deslizantes, usados pelos varredores.
Por fim, é válido esclarecer que o curling é uma modalidade que pode ser praticada em equipes masculinas, femininas ou mistas. Em situações recreativas, a sua principal vantagem é a de que ele pode ser jogado por pessoas de todas as idades e condições físicas. Ele permite até mesmo a participação de pessoas com deficiência, de modo que este é um esporte totalmente inclusivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Discover Curling. World Curling Federation. https://www.curling.ca/wp-content/blogs.dir/58/files/2015/04/Discover-Curling-Manual-1.pdf
- Curling. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Curling
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.