4 usos do óleo de coco para perder peso

Conheça os diferentes usos do óleo de coco e alcance seu peso ideal usando esse precioso produto natural.
4 usos do óleo de coco para perder peso

Última atualização: 28 setembro, 2019

Certamente você já ouviu falar do óleo de coco e de suas múltiplas propriedades. Neste artigo nos concentramos naquelas relacionadas à perda de peso.

Em primeiro lugar, analisamos se o óleo de coco é realmente tão benéfico quando se trata de emagrecer. Além disso, dizemos os diferentes usos que ele pode ter, para que você não se canse de tomá-lo sempre da mesma maneira.

Por que o coco ajuda na perda de peso?

O óleo de coco é composto de 90% de gorduras saturadas. A particularidade dessas gorduras é que, no caso do coco, elas passam do sistema digestivo diretamente para o fígado, que as utiliza como energia, promovendo os seguintes efeitos no organismo:

  • Favorece a queima de gordura: assim, consegue-se alcançar o peso desejado antecipadamente.
  • Diminui o apetitecombate a sensação de fome e evita a compulsão alimentar.
  • Reduz a gordura abdominal: essa característica é muito interessante, já que é uma das gorduras mais rebeldes quando se trata de eliminá-las.
  • Acelera o metabolismo: os alimentos são processados ​​mais rapidamente e a perda de peso é maior.

De qualquer forma, é preciso ter em mente que um alimento por si só nunca será responsável por alcançarmos nosso peso ideal. Nesse caso, o óleo de coco será de grande ajuda para a perda de peso, mas isso não será possível sem uma alimentação adequada e uma prática esportiva habitual.

Diferentes maneiras de usar o óleo de coco

Agora que você conhece todos os benefícios do óleo de coco, certamente quer começar a consumi-lo. Para que você não se canse de tomá-lo sempre da mesma maneira, propomos diferentes aplicações e receitas a seguir.

Por que o coco ajuda na perda de peso?

Você ficará surpreso ao saber que um elemento a priori tão simples quanto um óleo pode ser tomado de tantas maneiras. Confira e escolha as que melhor se adequam à sua rotina e suas preferências.

Perfeito para temperar saladas

Se há uma receita presente em todos os tipos de dietas de emagrecimento, essa é a salada. Nós as amamos porque, além de serem muito saudáveis, existem tantas maneiras de prepará-las que é impossível se cansar delas.

Embora você possa adicionar esse tempero natural a quase qualquer salada base que desejar, recomendamos que você não adicione nenhum desses ingredientes à sua salada. Se o fizer, por mais que se trate de uma salada, ela não te ajudará a perder peso.

Verduras salteadas com óleo de coco

As verduras salteadas são um acompanhamento perfeito para qualquer prato de carne ou peixe. Além disso, podem ser preparadas facilmente e são repletas de nutrientes.

Assim, uma maneira de fazê-las e se beneficiar das propriedades do coco é adicionando um pouco desse ingrediente na panela. Quando estiver quente, adicione as verduras e refogue-as. O resultado será uma porção de verduras saudáveis e com um sabor original e diferente daquelas que você normalmente consome. 

Óleo de coco com café ou chá

Uma maneira fantástica de começar o dia consumindo óleo de coco é incluí-lo no café ou no chá no café da manhã. Pode parecer um pouco estranho misturar esses dois ingredientes, mas o resultado é uma bebida quente com um sabor agradável.

Diferentes maneiras de usar o óleo de coco

Bebida de coco quente

Outra maneira de consumir óleo de coco é através de uma bebida quente. Basta colocar água para aquecer em uma panela e, quando estiver fervendo, adicionar o óleo de coco, mexer e deixar repousar. Uma vez morna, tome-a a qualquer hora do dia para saciar o apetite e não ficar com tanta fome até a próxima refeição.

Concluindo tudo explicado acima, podemos afirmar que o óleo de coco é um alimento muito interessante quando o objetivo é a perda de peso. Um conselho prudente é que você o inclua de forma progressiva no seu cardápio para se acostumar com o seu sabor.

Por fim, é preciso ter em mente que não é aconselhável ingerir uma quantidade superior a três colheres de sopa por dia. Essa é a quantidade perfeita com a qual você poderá se beneficiar ao máximo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cardoso, D. A., Moreira, A. S. B., De Oliveira, G. M. M., Luiz, R. R., & Rosa, G. (2015). A coconut extra virgin oil-rich diet increases HDL cholesterol and decreases waist circumference and body mass in coronary artery disease patients. Nutricion Hospitalaria32(5), 2144–2152. https://doi.org/10.3305/nh.2015.32.5.9642
  • Cabezas-Zábala, C. C., Hernández-Torres, B. C., & Vargas-Zarate, M. (2016). Aceites y grasas: efectos en la salud y regulación mundial. Revista de La Facultad de Medicina64(4), 761. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v64n4.53684
  • Aceite de coco Org. Los 10 beneficios científicamente probados de consumir aceite de coco. Extraído de: http://www.aceitedecoco.org/ebook/ebook_aceite.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.