As melhores cidades para andar de bicicleta
Esta pode ser uma boa maneira de fazer exercício enquanto estamos de férias ou uma forma de economizar dinheiro com o transporte. Sem dúvida, você vai se divertir muito nessas cidades para andar de bicicleta. Vamos dizer quais são elas a seguir.
6 das melhores cidades para andar de bicicleta
Menos poluição, menos despesas, menos sedentarismo, menos engarrafamentos… usar a bicicleta é uma excelente opção, tanto na nossa própria cidade quanto em um passeio ou nas férias. Se você está planejando uma viagem, mas não sabe como se deslocar no seu destino, vamos te contar quais são os melhores lugares para visitar sobre duas rodas:
1. Amsterdã (Holanda)
É uma das cidades mais ‘bikefriendly‘ do mundo: 50% dos habitantes locais usam esse meio de transporte para ir ao trabalho, estudar ou fazer compras. E, sem dúvida, os turistas também aproveitam as faixas exclusivas e as bicicletas sem publicidade para se sentirem como se também fossem holandeses.
Você certamente já viu fotos de Amsterdã cheias de bicicletas estacionadas em suas pontes e ruas principais, mas a bicicleta também é uma excelente ideia para ir um pouco mais longe. Recomendamos que você siga o caminho de Naarden com o seu castelo Muiderslot, a sua cidade murada e o seu belo lago; outra opção é a fantástica estrada dos moinhos e campos de tulipas.
2. Copenhague (Dinamarca)
Outra das melhores cidades para andar de bicicleta… não foi à toa que ela foi escolhida como a favorita dos ciclistas em 2015. As estradas, ruas e trilhas estão preparadas para as bicicletas; somente na capital, as faixas exclusivas têm cerca de 400 quilômetros de extensão.
Embora possa parecer que a bicicleta seja um meio de transporte para os dias quentes, 80% dos habitantes locais também a utilizam durante o rigoroso inverno da Dinamarca. Como turista, você pode escolher entre as várias empresas que as alugam por dia, por semana ou por ano, e que incluem GPS e uma tela touch… Impossível se perder!
3. Estrasburgo (França)
Pouco a pouco, os franceses estão tomando gosto por se locomoverem de um lado para o outro de bicicleta. Estrasburgo é a sua principal cidade nesse sentido, uma vez que mais de 15% da população a utiliza ao invés dos carros ou ônibus.
A capital da Alsácia tem uma zona livre de veículos a motor onde você pode andar e estacionar sem problemas. O centro histórico, a Praça da República, o porto e o Parque de Orangerie são as principais atrações turísticas que são acessíveis de bicicleta.
Nos arredores da cidade, recomendamos a estrada franco-alemã, com 85 quilômetros de extensão nos dois lados do rio Reno.
4. Malmo (Suécia)
Não sabemos bem por que muitas cidades para andar de bicicleta estão no norte da Europa; talvez seja porque lá as pessoas optam por se exercitar mesmo no inverno. A capital sueca foi escolhida como a favorita dos ciclistas em muitas ocasiões.
Possui 500 quilômetros de faixas exclusivas, sem declives. E isso não é tudo, já que nas ruas onde não há ciclovias, os semáforos têm um sensor para que elas tenham prioridade.
No escritório de turismo local, você poderá encontrar onde alugar bicicletas, quais visitas guiadas podem ser feitas com esse transporte ou quais são os percursos mais adequados.
5. Antuérpia (Bélgica)
Outra das melhores cidades para andar de bicicleta não só por causa das suas belas paisagens no coração da área conhecida como Flandres, como também pela rede completa de circuitos que podem ser feitos com este meio de transporte.
Bicicletas de todos os tipos podem ser alugadas em quase 100 locais diferentes em toda a Antuérpia, seja por hora, por dia ou por semana. A prefeitura organiza passeios guiados de bicicleta para conhecer a catedral, o museu MAS , o porto ou a Estação Central, entre outras atrações.
Além disso, se quisermos ter férias com mais aventura, podemos aproveitar uma rede de alojamentos chamada Vrienden op de Fiets que abriga apenas ciclistas em diferentes partes do país.
6. Liubliana (Eslovênia)
Agora vamos para o Leste Europeu para falar sobre esta magnífica cidade para andar de bicicleta. A capital eslovena tem muitas atrações turísticas e a maioria delas pode ser visitada de bicicleta.
Podemos optar por tours organizados pela secretaria de turismo ou podemos sair do circuito turístico convencional e conhecer lugares frequentados apenas pelos habitantes locais.
Para finalizar, outras das melhores cidades para andar de bicicleta são: Dublin (Irlanda), Viena (Áustria), Berlim (Alemanha) e Barcelona (Espanha). Atreva-se a apreciá-las a partir de um ponto de vista diferente e único, sobre duas rodas!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Benefits of Biking. City of Chicago. https://www.chicago.gov/city/en/depts/cdot/supp_info/bicycling_-_benefitsofbiking.html
- MartinKoning; AlisonConway. 2016. The good impacts of biking for goods: Lessons from Paris city. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213624X16300414
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.