Por que é tão difícil perder peso depois dos 40?

· 14 de julho de 2018
Quando chegamos à idade adulta, nosso metabolismo tende a desacelerar, o que muitas vezes resulta em um aumento de peso. Mas nem tudo está perdido, ainda podemos perder peso depois dos 40

Perder peso depois dos 40 anos é um pouco mais complicado que quando estamos em estágios anteriores da vida. No entanto, seguindo algumas dicas muito simples é possível que o corpo responda positivamente às mudanças implementadas. Com um pouco de paciência e perseverança, é possível perder peso depois dos 40.

Por que é tão difícil perder peso depois dos 40?

Não é segredo para ninguém que depois dos 40 é muito mais complicado perder peso. Mas qual é a razão disso? A resposta está no metabolismo, que se torna consideravelmente mais lento com o passar dos anos.

O corpo vai mudando e em muitas ocasiões as pessoas não se dão conta disso. Quando chegamos a certas idades, erroneamente pensamos que fazendo as mesmas mudanças que fazíamos nos anos anteriores conseguiremos os mesmos resultados.

Duas mulheres mais velha fazendo exercícios no parque

Quando esta situação ocorre e percebemos que nada muda no nosso corpo mesmo mudando nossos hábitos, ou pelo menos não no mesmo ritmo que antes, a frustração geralmente aparece, e com ela o abandono dos objetivos propostos. É o momento de refletir sobre o que está acontecendo.

Embora perder peso depois dos 40 seja mais complicado, não é impossível de conseguir. De fato, com as mudanças apropriadas de acordo com a idade e a aplicação de certas dicas, é possível acelerar o metabolismo e obter os resultados desejados.

Devemos estar conscientes de que nesta fase da vida, após os 40 anos, os resultados da perda de peso tendem a ser um pouco mais lentos; portanto, um pouco mais de paciência e perseverança serão necessárias.

Fatores que complicam perder peso depois dos 40

Metabolismo lento

Como vimos, o metabolismo se torna consideravelmente mais lento ao longo dos anos. É por essa razão que muitas pessoas explicam que, aos vinte anos, assim que paravam de comer sobremesa ou pão perdiam peso rapidamente; no entanto, depois dos 40, pular a sobremesa não é mais suficiente para observar as mudanças desejadas.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é outro grande problema associado à incapacidade de perder peso com relativa facilidade. É necessário esclarecer que o hipotireoidismo pode aparecer em qualquer idade, mas em muitas ocasiões é diagnosticado após os 40 anos. Com uma dieta adequada e a medicação indicada para tratamento é possível controlar essa condição.

Estresse

Outro fator muito importante e que geralmente aparece e também aumenta com a idade é o estresse. O estresse é uma das principais causas de ganho ou perda de peso, uma vez que muitas pessoas aliviam a ansiedade comendo alimentos altamente calóricos e açucarados.

Como conseguir perder peso depois dos 40 anos?

Coma pequenas porções mais vezes ao dia

Está cientificamente comprovado que comer mais vezes ao dia ajuda a acelerar significativamente o metabolismo. Dito isso, é importante ressaltar que esses alimentos devem ser saudáveis e em pequenas porções, especialmente aqueles que são consumidos no meio da manhã e no meio da tarde.

Alguns lanches deliciosos, saudáveis e ideais para consumir nesses horários são: iogurte light, sementes, castanha de caju, amendoim sem sal, frutas, biscoitos integrais, entre outros.

Respeite os horários

Na busca pela perda de peso é muito importante respeitar os horários. Por quê? Porque permite uma dieta mais saudável, acelera o metabolismo e reduz as chances de cair em tentações.

Moça mais velha olhando um livro de receitas

Não elimine o café da manhã

Muitas pessoas acreditam erroneamente que a eliminação do café da manhã contribui para perder peso mais rapidamente. No entanto, está provado que esta afirmação é apenas um mito.

De fato, não apenas é importante tomar café da manhã, mas também tomar um café da manhã completo; em isso reside boa parte do sucesso de qualquer dieta. Um bom café da manhã que inclua todos os nutrientes necessários fará com que a pessoa se sinta com muito mais energia e menos fome durante o resto do dia.

Incorporar um exercício à rotina diária

Para ver resultados na perda de peso é aconselhável, além de ter uma dieta mais saudável, incorporar exercícios à rotina diária. Nesse sentido, o exercício a ser realizado dependerá de cada pessoa; o importante é encontrar uma atividade física que lhe agrade.

Existem muitas opções na hora de escolher esta atividade; pode ser desde caminhar em um parque meia hora todos os dias até dançar ou se matricular em uma academia.

Diga adeus aos maus hábitos

É essencial eliminar, ou pelo menos reduzir, as bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, chás e bebidas energéticas. Não sendo possível, recomenda-se consumir as opções light com menos açúcar e calorias. Também é preciso reduzir a ingestão de álcool e eliminar alguns vícios, como o cigarro.

Perder peso depois dos 40 é possível com um plano bem estruturado, bem como com muita paciência e perseverança. Ter uma dieta mais saudável, incorporar o exercício à vida diária e consultar o médico regularmente são as chaves para alcançar seus objetivos.