Quais são os países que têm a pior dieta?

8 de abril de 2019
Veremos os países com as dietas menos saudáveis do mundo e os problemas que isso gera para sua população

Hoje viajaremos para os 3 países com a pior dieta do mundo. Tanto os Estados Unidos quanto a Costa Rica e o Egito se destacam mundialmente devido às altas taxas de obesidade. Sem dúvidas, essa é uma consequência direta da má alimentação.

Embora esses três países tenham receitas saudáveis ​​em suas tradições, parece que ultimamente os pratos  ricos em gordura vêm conquistando mais espaço.

O campeão dos países com a pior dieta: Estados Unidos

Estados Unidos e a obesidade

O fato de os Estados Unidos estarem na lista dos países com a pior dieta não surpreende ninguém. Isso porque a saúde precária dos americanos se deve principalmente a dois fatores: a dieta insana e a vida sedentária.

Nesse sentido, as consequências desses hábitos são a obesidade superior a 35% entre adultos e altas taxas de hipertensão e colesterol. 

De modo geral, a dieta da maioria dos americanos é baseada no fast food e no consumo de bebidas açucaradas. Ou seja, os americanos não consomem alimentos frescos, como vegetais ou frutas, tão frequentemente. 

Assim, para os americanos a comida rápida não é apenas uma maneira de comer, ela tornou-se uma cultura. Isso significa que comer comida de rua ou ir regularmente em restaurantes de fast food conhecidos em todo o mundo é a regra.

A consequência disso é que frequentar estes espaços tornou-se uma forma de entretenimento e de passar o tempo livre com a família. Ademais eles são perfeitos para aqueles dias em que você está com pressa ou está trabalhando e não tem tempo para cozinhar.

O sucesso dos fast foods se deve principalmente a dois fatores. O primeiro é a facilidade de comer fast food. Isso porque eles estão em qualquer rua e em qualquer esquina. Além disso, a maioria desses estabelecimentos possui serviço delivery. 

O segundo fator é o valor desses alimentos. Aliado ao fato de estar pronto para consumir, comprar um hambúrguer, cachorro-quente ou qualquer produto similar é muito mais barato do que ir a um supermercado comprar comida saudável. 

Se, ainda por cima, acompanhamos essas bombas calóricas com bebidas adoçadas artificialmente o resultado é uma das piores dietas globais e todos os problemas de saúde que estão associados a isso.

Egito

O Egito é o país mais obeso da África.

O Egito é o país mais obeso da África. Sem dúvidas é impressionante o fato de termos, no mesmo continente, os casos mais graves de desnutrição e, ao mesmo tempo, um dos países mais obesos do mundo.

O Egito tem uma taxa de obesidade altíssima. Nesse sentido, as razões pelas quais o Egito ganhou um lugar na lista de países com a pior dieta são as seguintes:

  • Dependência do açúcar. Em primeiro lugar, o consumo de açúcar neste país é tão alto que alguns especialistas chegaram a descrevê-lo como um vício. Além disso, grande parte da quantidade de açúcar que consomem é tomada com seus famosos chás. E cada um deles pode ter três ou quatro colheres de açúcar. Se multiplicarmos pelas várias xícaras que bebem por dia, o resultado é um alto consumo de açúcar. Por outro lado, a gastronomia local tem numerosas sobremesas, tais como Maskina ou Masbousa.
  • Frituras. Em uma pesquisa realizada há vários anos, a maioria dos egípcios declarou que não comia frutas ou verduras diariamente. Entretanto, o consumo de frituras é muito comum no país; tanto que se acredita que foi onde elas nasceram. Isso porque a maioria de suas receitas são fritas; o que aumenta seu conteúdo calórico e, claro, o nível de colesterol dos egípcios.

Costa Rica

Para fechar a lista de países com a pior dieta, viajamos para a Costa Rica. Embora seja verdade que a taxa de obesidade não é tão preocupante como nos países supracitados, ela aumentou quatro vezes nos últimos 40 anos.

Atualmente é de 26%. O aumento da obesidade na população da Costa Rica é baseado em mudanças na dieta e no aumento do consumo de alimentos não saudáveis.

Nesse sentido, alguns dos alimentos muito comuns e pouco saudáveis que os costarriquenhos habitualmente consomem são os seguintes:

  • Gorduras. As gorduras estão muito presentes na culinária da Costa Rica.
  • Empanadas. Elas são uma das receitas mais comuns na Costa Rica. Nesse caso, elas têm a forma de uma meia lua e podem ter diferentes tipos de recheio. Entretanto, o principal problema com esta receita aparentemente saudável é que ela é frita; e é por isso que ela é rica em gordura.
  • Frutas açucaradas. Nos últimos anos, o consumo de frutas e vegetais vem mudando devido às gorduras e outros alimentos pouco saudáveis. Embora as frutas sejam consumidas, a maior parte delas é tropical e, portanto, contém altos níveis de açúcar.