O que é lipólise basal e para que serve?

· 31 de outubro de 2018
De modo geral, o processo metabólico pelo qual os lipídios do corpo são convertidos para produzir glicerol e ácidos graxos é chamado de lipólise basal. Desse modo, esse processo visa cobrir as necessidades de energia do corpo.

A lipólise basal também é conhecida como o conjunto de reações bioquímicas inverso à sintetização de ácidos graxos. Ao contrário desta sintetização, a lipólise basal permite eliminar as gorduras.

Lipólise e ácidos graxos

Em primeiro lugar, a transformação da lipólise basal é estimulada pelos diferentes hormônios catabólicos, como a epinefrina, a noradrenalina, o glucagon, o hormônio do crescimento e o cortisol.

Nesse sentido, é importante saber o que é a lipólise basal, para aprender o que está relacionado com o funcionamento do organismo. Trata-se de entender o processo pelo qual nosso corpo gasta a energia de suas reservas de gordura. Sem dúvidas, esta informação é útil para pessoas que querem perder peso e eliminar gordura mais rapidamente.

Moça gorda segurando uma balança

Além de tudo, o ciclo da lipólise basal é fundamental para a oxidação de triglicerídeos que fornecem o dobro da energia metabólica, por meio dos processos aeróbicos. Em outras palavras, é a chave para obter energia e o funcionamento correto do organismo.

Qual é a função dos lipídios?

Os lipídios são moléculas orgânicas encontradas em nosso corpo. Nesse sentido, fazem parte desse complexo processo pelo qual o organismo funciona. Eles são essenciais, porque armazenam e nos dão energia.

De modo geral os lipídios comumente são conhecidos como gorduras, e há diferentes tipos. Dentre elas, as mais conhecidas são os triglicerídeos e o colesterol, mas há diferenças entre ambos.

Por um lado, os triglicerídeos são um tipo de gordura e são os mais importantes, uma vez que são transportados pelo corpo com o propósito essencial de fornecer energia. Além disso, podem ser armazenados como gordura de reserva, para quando nosso organismo precisar usá-los.

Tipos de colesterol

O colesterol é um lipídio que está localizado em diferentes tecidos do corpo e no plasma sanguíneo. Por isso, é fundamental para o funcionamento correto do organismo e para a criação de membranas plasmáticas que regulam as substâncias nas células.

Homem preocupada em consulta médica

Existem dois tipos de colesterol: LDL e o colesterol HDL. O primeiro é conhecido como colesterol ruim, porque em níveis altos pode prejudicar a saúde. Isso porque ele se localiza nas artérias aumentando a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

O colesterol HDL é conhecido como colesterol bom, uma vez que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. É um tipo de gordura saudável que ajuda a combater o colesterol LDL, impedindo que ele se acumule nas artérias.

Em suma, o colesterol é essencial e imprescindível para o bom funcionamento do organismo; é essencial para a atividade neuronal e a formação de células.

Por essa razão é muito importante conhecer os mecanismos de funcionamento do organismo para regular nossos hábitos. Também é positivo que as pessoas estejam conscientes dos cuidados importantes para sua saúde.

Por tudo isso, é essencial estabelecer hábitos alimentares saudáveis, fazer exercícios semanais e evitar ter um estilo de vida sedentário.

Por que conhecer o limite da lipólise basal?

Conhecer o limite da lipólise serve para conhecer as capacidades físicas e energéticas de cada um. Por exemplo, será útil se você quiser calcular qual é a intensidade do exercício físico que uma pessoa deve realizar de acordo com suas características pessoais.

Por outro lado, se o exercício físico é realizado e cobra o dobro de esforço do corpo, sua consequência será fazer com que o atleta tenha um grande gasto de energia, mas não consiga perder peso. Por isso, para reduzir o peso ou tonificar os músculos na prática esportiva, você deve conhecer o limite da lipólise.

De modo geral, o limite de lipólise basal refere-se à perda da maior quantidade de gordura, de acordo com a frequência cardíaca da pessoa. Ou seja, quanto mais tempo e esforço são gastos na atividade física, mais gordura o corpo pode queimar.

Como vemos, é importante poder controlar a frequência cardíaca para poder queimar gorduras rapidamente. O conhecimento do limite de lipólise permitirá regular o esforço  segundo as suas aptidões esportivas.

É importante ir a um profissional de nutrição e esportes no caso de querer emagrecer ou fazer uma dieta mais saudável. Desta forma o médico poderá pedir os exames apropriados para serem feitos, fornecer orientações e, além disso, o limite de lipólise será medido para atingir o objetivo da maneira correta.